Carreiras que você pode seguir com a Geografia


Conheça as carreiras que você pode seguir com a Geografia

Muitas pessoas pensam – muitas vezes, porque não ligaram muito para as aulas da escola – que a Geografia estuda apenas mapas, relevos e vegetações. Mas é muito mais do que isso. Geógrafos estudam a relação do ser humano com o meio em que vive em diversas áreas: como a população lida com a saúde, com o lixo ou com o deslocamento.

Por isso, ele pode fazer relatórios e planejar maneiras de, por exemplo, reduzir o problema dos engarrafamentos ou descartar o lixo corretamente.

A Geografia pode levar o profissional a vários caminhos. Listamos abaixo algumas carreiras que você pode seguir depois de formado e explicamos um pouco sobre a atuação dos profissionais. Confira!

Profissões tradicionais

Essas profissões são seguidas pelas pessoas formadas em Geografia desde que o curso surgiu, há muito tempo. São profissões tradicionais que estão sempre em alta, porque ainda precisamos delas e sempre vamos precisar!

  • Ensino: quem é formado em licenciatura em Geografia pode ser professor. Trabalhar em escolas, cursos pré-vestibular, como professor particular ou mesmo professor universitário, se continuar sua carreira acadêmica. Se você gosta de ensinar, essa pode ser a profissão ideal!
  • Geopolítica: os profissionais atuam em empresas e órgãos públicos, pesquisando e aconselhando sobre o ambiente, a população e as relações da empresa com outras organizações. O profissional da geopolítica pode lidar com assuntos internacionais ou regionais.
  • Ecoturismo: o profissional de ecoturismo atua construindo roteiros de turismo ecológico, conversando com moradores locais para fechar parcerias, treinando guias turísticos, ensinando como preservar a natureza e mesmo acompanhando grupos em passeios e escaladas, caso seja um aventureiro.
  • Planejamento agrícola: os profissionais que fazem planejamento agrícola estudam questões de relevo e solo para planejar e projetar plantações e criações. Além disso, eles estudam as necessidades de cada população para saber o que deve ser plantado.
  • Planejamento urbano: os urbanistas trabalham planejando e, com a ajuda dos arquitetos e engenheiros, planejando as cidades. Eles consideram os locais, relevos, vegetações e todos os fatores ambientais para decidir como e onde serão construídas as estradas, vias e habitações.

Geografia e tecnologia

As próximas profissões não são tão tradicionais: elas foram possibilitadas pelo surgimento de novas tecnologias! Se você adora o mundo tecnológico, pode dar uma chance a elas!

  • Cartografia digital: com a ajuda de satélites e outros equipamentos de mapeamento, o profissional cria mapas precisos de vários locais. É essa tecnologia que permite a existência do Google Maps e do GPS hoje em dia!
  • Sensoriamento remoto: um pouco parecida com a profissão acima, o sensoriamento remoto atua explorando com satélites e outros equipamentos lugares em que o ser humano não pode chegar. E o profissional de Geografia analisa e relata tudo o que foi possível descobrir!
  • Geoprocessamento: esse profissional atua de maneira parecida com o de sensoriamento remoto e auxilia no planejamento urbano mapeando lotes e áreas com equipamentos de precisão, calculando e processando altitude e latitude, tamanho e profundidade dos terrenos.

Viu como Geografia é mais do que mapas, relevos e vegetações? Existem muitas áreas em que o profissional pode atuar e você pode se encontrar em qualquer uma delas!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.