Cartão de Confirmação Enem 2020: o que é e para que serve? Cartão de Confirmação Enem 2020: o que é e para que serve?

Cartão de Confirmação Enem 2020: o que é e para que serve?

Após a finalização da sua inscrição no Enem 2020 e a comprovação do pagamento da taxa, você deverá receber o cartão de confirmação que garante a sua participação nesta edição do exame. Quer saber mais detalhes sobre a importância desse documento? Vem com a gente que vamos explicar!

O que é o cartão de inscrição do Enem 2020?

O cartão de confirmação do Enem é o documento que comprova a inscrição no exame e contém informações pessoais, como nome, CPF e número de inscrição do Enem, entre outras informações importantes que você deverá ter à mão na hora da prova.

O acesso ao cartão de confirmação só é permitido quando o candidato já realizou a inscrição e pagou a taxa de inscrição – ou já recebeu a confirmação do pedido de isenção.

Cartão de inscrição e boletim individual são a mesma coisa?

Não. Ao contrário do cartão de inscrição, o boletim individual é divulgado após o exame e traz o desempenho do estudante nas cinco provas realizadas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Redação. O boletim não disponibiliza a nota do Enem final, apenas as visões em cada uma das áreas de conhecimento.

Para que serve o cartão de confirmação da inscrição do Enem?

Além de comprovar que o candidato está devidamente inscrito no exame, o cartão de confirmação agrupa todas as informações importantes para a realização da prova. Ainda que não seja obrigatório estar com ele em mãos no dia, já que os fiscais conseguem verificar a sua presença somente com o RG e CPF, este documento pode ser útil caso o aluno tenha problemas como aplicação errada da língua estrangeira escolhida ou com a solicitação de atendimento para necessidades especiais, ou até mesmo necessitem da reaplicação da prova. Com o cartão em mãos, fica muito mais fácil resolver essas questões no local do exame.

Quais informações contém no cartão de inscrição do ENEM?

O cartão de inscrição do Enem conta com todas as informações úteis pra você. Olha só.

  • Nome completo do participante
  • Número da inscrição
  • Número do CPF
  • Língua estrangeira
  • Datas e horários das provas
  • Horário e abertura e fechamento dos portões
  • Local de realização do exame
  • Número da sala de prova
  • Endereço do local de prova
  • Cidade de realização do exame

Informações do aluno

As informações pessoais do aluno que são necessárias para o exame estão presentes no documento, como nome completo, número de inscrição e número do CPF.

Instruções da prova

No cartão de confirmação, o aluno poderá ter em mãos todas as instruções necessárias para o dia da aplicação da prova, como a língua estrangeira escolhida na inscrição, datas e horários das provas, horário de abertura e fechamento dos portões, local do exame, com o nome e endereço da escola/universidade e número da sala de prova. Além disso, o cartão apresenta orientações importantes como itens permitidos e proibidos e outras recomendações.

Atendimento especial

Caso tenha sido solicitada, no momento da inscrição, atendimento especializado para pessoas com deficiência física e outras condições como déficit de atenção, discalculia, dislexia e deficiência intelectual, essa informação estará presente no documento. Atendimento específico para grávidas, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar também estarão disponíveis.

Informações do cartão de inscrição do Enem

Onde conseguir o cartão de inscrição do Enem 2020?

Para acessar o cartão de confirmação, você deverá acessar a Página do Participante do Enem com seu login e senha. O documento ficará disponível em algumas semanas antes da data da prova. Também é possível encontrar o cartão no aplicativo oficial do Enem em seu smartphone.

O MEC encaminha os cartões para os participantes?

Desde 2015 o Ministério da Educação não envia o cartão de confirmação pelo correio para o endereço dos participantes. O candidato deverá fazer imprimir o documento ou acessá-lo em seu smartphone por meio do aplicativo oficial do Enem.

Quando obter o cartão de inscrição do Enem 2020?

O cartão de inscrição é disponibilizado algumas semanas antes do exame e o MEC costuma divulgar na grande imprensa e no site oficial do Enem quando o aluno poderá acessar o documento.

Por que o cartão de confirmação do Enem não fica disponível logo após a inscrição?

Após o período de inscrição, é necessário encaminhar cada participante do Enem a um local de prova que seja o mais próximo possível da sua residência ou cidade onde mora. São milhões de candidatos e, por esse motivo, o processo costuma levar alguns meses.

Cuidados com o seu cartão de inscrição

Você já deve ter percebido que o cartão de confirmação é um documento bem importante, certo? Por isso, algumas dúvidas podem ter surgido. Continue acompanhando, vamos te ajudar com elas!

É necessário imprimir e levar no dia da prova?

Não é necessário levar o cartão de confirmação do Enem no dia do exame. Ao chegar em seu local de prova sem seu cartão, você deverá apresentar seu RG e CPF e poderá fazer a prova sem nenhum problema. Entretanto, em seu cartão estão todas as informações importantes que você deve ter à mão para não passar nenhum sufoco nesse dia tão esperado. Ter o cartão com você pode agilizar a resolução de problemas e erros em relação ao local de prova, à língua estrangeira que você escolheu no momento do cadastro ou ao atendimento especial caso você precise. É uma garantia a mais para que tudo de certo e você possa fazer o Enem com calma e ter um bom desempenho.

O que fazer em caso de perda do cartão de inscrição?

O seu cartão sempre estará disponível pela internet, na Página do Participante. Caso você perca o seu cartão, poderá imprimi-lo novamente.

Onde posso ver mais informações sobre o cartão de confirmação do Enem?

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) você pode encontrar informações atualizadas sobre o cartão de inscrição ou qualquer outra etapa do Enem 2020.

Como usar a nota do Enem?

Se você já fez a sua inscrição, agora é o momento de estudar para a prova e descobrir quais faculdades que aceitam a nota do Enem para já começar a se planejar com os processos seletivos. Muitas faculdades aceitam a nota do Enem como único critério de aprovação, enquanto outras agregam o resultado do exame a nota obtida em seu vestibular. Listamos algumas delas pra você!

Universidades Públicas


  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Universidade de Brasília (UNB)

Universidades Privadas


 

Fique ligado nas notícias divulgadas pelo Inep e para não perder nenhuma data importante! E enquanto o exame não chega, continue acompanhando os conteúdos que que disponibilizamos aqui no blog, que podem ser bem úteis para te ajudar a se preparar. Conta com a gente! 🙂

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.