Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Carteira de Estudante: saiba para que serve e como fazer! Carteira de Estudante: saiba para que serve e como fazer!

Carteira de Estudante: saiba para que serve e como fazer!

A carteira de estudante, também chamada popularmente de carteirinha, é o documento que concede o desconto de meia entrada para os alunos de todo o Brasil, sendo um direito de todos os estudantes. Com ela, quem está matriculado em diferentes níveis de escolaridade pode ir em eventos de entretenimento, como shows e sessões de cinema, pagando a metade do valor.

Não tem quem não goste de ficar sem a carteira de estudante, não é? Ela é um grande benefício financeiro para os estudantes brasileiros e não é nada complicado de conseguir a sua. Quer saber como? Continue com a gente e vamos explicar tudo para você.

Para que serve a Carteira de Estudante?

O primeiro ponto para entender para que serve a Carteira de Estudante é saber que esse documento mostra que o aluno em questão está devidamente matriculado em uma instituição de ensino, independentemente de qual seja o nível escolar e sendo válido para cursos presenciais ou de ensino à distância.

Veja também: Como economizar dinheiro sendo estudante?

Esse é um importante benefício para que os estudantes possam viver experiências que tenham impacto em suas vidas, mas sem gastar muito para isso. Afinal, a vida de estudante que já é puxada por si só por conta do aumento volume de matérias para estudar e provas para fazer, não poderia ficar sem essa facilidade, não é?

Além disso, é válida em todo o território nacional, de forma que você possa fazer uso desse documento em qualquer região, estado e cidade. É só ter a Carteira do Estudante em mãos para economizar 50% em todos os ingressos que você comprar e que tiverem a possibilidade de meia entrada.

Quer saber sobre quais são as principais vantagens desse documento? Veja abaixo e se surpreenda.

Quais os benefícios da Carteira de Estudante?

Em primeiro lugar, iremos falar sobre quais os benefícios da Carteira de Estudante. O principal deles é proporcionar que os estudantes de todo o território nacional tenham acesso ao entretenimento e à cultura pagando metade do valor cobrado nos ingressos.

Veja a seguir outros benefícios da Carteira de Estudante.

Diversão sem pagar caro

O benefício mais atrativo da Carteira de Estudante é possibilitar a diversão no tempo livre sem a necessidade de pagar o valor inteiro dos ingressos, os quais muitas vezes apresentam altos valores. Assim, os alunos de diferentes idades conseguem participar de eventos educativos e culturais de seu interesse com economia.

O documento do estudante, outro jeito de chamar essa carteira estudantil, é válido para entrar pagando 50% do valor total em peças de teatro, shows de música, sessões de cinema, jogos de futebol, eventos educativos e muitos outros acontecimentos que sejam pagos.

Há como conseguir descontos em outros serviços e estabelecimentos comerciais, como em livrarias, mas isso é algo que pode variar entre quais são as empresas parceiras desse benefício.

A Carteira de Estudante também pode ser utilizada para conseguir desconto nas passagens de trem, metrô e ônibus em diversos municípios brasileiros. No entanto, existem regras específicas para isso. Portanto, busque se informar na sua cidade como utilizar esse benefício.

É válida para todos os estudantes

Uma segunda vantagem, a qual também é considerada como uma facilidade da Carteira de Estudante, é que todos os alunos devidamente matriculados em alguma instituição de ensino podem conseguir a sua ao apresentarem os documentos pedidos que comprovem a sua matrícula.

Isso vale para quem é estudante do ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, e ainda de cursos superiores de graduação ou pós-graduação, como especialização, mestrado ou doutorado.

Gratuidade para os jovens de baixa renda

Para os estudantes de baixa renda, a Carteira de Estudante é gratuita. É possível conseguir esse documento sem pagar nada apenas quando já estiver inscrito no ID Jovem e desde que seja um jovem de 15 a 29 anos com renda familiar mensal de até dois salários-mínimos, e que esteja inscrito no Cadastro Único do governo federal.

Quer mais notícia boa? Em seguida você vai ver como não é difícil solicitar a sua Carteira de Estudante.

Como tirar a Carteira de Estudante?

Se você está procurando informações sobre como tirar a Carteira de Estudante, acabou de encontrar. Você sabia que é possível fazer a sua carteirinha sem precisar sair de casa e tudo pela internet? É isso mesmo, em apenas algumas etapas, você solicita o seu documento e tem a possibilidade de recebê-lo no seu endereço.

Passo 1: Comece fazendo a solicitação da sua Carteira de Estudante no site oficial da UNE (União Nacional dos Estudantes). É nesse momento em que você vai informar os seus dados pessoais, como comprovar que você está matriculado em alguma instituição de ensino e informar o número do seu RG ou da sua CNH.

Passo 2: Em seguida, para dar continuidade ao processo de como solicitar a Carteira de Estudante é necessário fazer o pagamento do valor da taxa de emissão e do frete para envio. Atualmente, apenas a carteirinha custa R$ 35 e o preço do frete será informado conforme a sua localização.

Passo 3: Agora, você precisará enviar as fotos dos seus documentos e uma foto 3×4 sua, a qual estará presente no documento para identificação nos lugares em que você utilizá-la futuramente.

Passo 4: Pronto! Por fim, é só esperar a entrega da sua Carteira de Estudante no endereço cadastrado e em breve você poderá pagar a tão desejada meia entrada nos eventos que você quiser.

Uma informação essencial é que a validade da Carteira de Estudante é de um ano a partir da data impressa no documento. Dessa forma, quando esse período acabar, será preciso fazer a solicitação de renovação, e só será possível caso você ainda tenha os documentos que comprovem ser um estudante matriculado.

Carteirinha para estudante da graduação

Os estudantes de graduação que desejam ter uma carteirinha de meia entrada podem solicitar a sua. Se você está matriculado no ensino superior em instituições privadas ou públicas e procura onde fazer Carteira de Estudante, saiba que basta seguir o mesmo processo descrito acima.

Carteirinha para estudante da pós-graduação

A Carteira de Estudante de pós-graduação é um direito de todos os alunos deste nível de escolaridade de acordo com a Lei Federal 12.933. Isso se tornou válido em 2013 e desde então os estudantes de especialização, MBA, mestrado ou doutorado podem usar esse benefício.

Para solicitar a sua carteirinha como estudante de cursos de pós-graduação, siga o passo a passo acima e logo poderá utilizá-la.

A Carteira de Estudante é gratuita?

A Carteira de Estudante é gratuita em certas situações, como na comprovação de ser um jovem de baixa renda e cadastrado nos programas do governo federal. Portanto, para ter acesso à carteirinha gratuita, o jovem precisa estar inscrito no CadÚnico, ou seja, deve ser beneficiário de algum programa social do governo federal e possuir o ID Jovem, que está disponível por meio de um aplicativo, nas versões IOs e Android.

O ID Jovem (Identidade Jovem) é o documento que possibilita aos estudante de baixa renda terem vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Os jovens também podem utilizá-la para comprar ingressos com desconto.

Se você possui ID Jovem você pode fazer a Carteira de Estudante gratuitamente. Para isso basta fazer o cadastro no site do Documento do Estudante, não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita.

Carteirinha de Estudante digital – ID Estudantil

O governo federal tinha apostado na tecnologia com o objetivo de diminuir a burocracia e havia criado a carteira de estudante digital. Ela estava disponível como um aplicativo disponibilizado nas lojas Apple Store, para iOS, e Google Play, para Android.

Porém, em 2020 foi encerrada a vigência da Medida Provisória Nº 895 e nos dias atuais não é mais possível emitir a ID Estudantil. Os estudantes que já tinham essa alternativa da carteirinha ainda podem utilizá-la em eventos diversos.

Qual é a melhor Carteira de Estudante?

Os estudantes brasileiros podem encontrar diferentes alternativas de documentos que garantem a meia entrada. Se você está procurando qual é a melhor Carteira de Estudante, é necessário entender que isso pode ser escolhido de acordo com as suas necessidades e com o valor que você deseja pagar para solicitar a sua.

Por exemplo, tem a disponibilizada pela UNE, que é o Documento Nacional do Estudante, e tem a Carteira Mundial do Estudante, da ISIC, que é válida internacionalmente e aceita em diversos países. Procure todas as informações certinhas e faça a sua! Assim, você pode aproveitar a experiência de diversos eventos pagando metade do valor do ingresso.

E lembre-se que é preciso estar matriculado como estudante. Por isso, não deixe que as mensalidades sejam um empecilho para você ser um aluno do nível superior. Conte com o Pravaler para encontrar o financiamento estudantil para a graduação dos seus sonhos e, em seguida, já solicite a sua Carteira de Estudante.

Aqui você estuda pagando a menor parcela possível todos os meses, sem precisar da nota do Enem e sem parcelas que se acumulam. Temos mais de 500 instituições como as nossas parceiras e que vão oferecer um ensino superior de qualidade para você no curso que você deseja.

Ao fazer a sua simulação online em nosso site, você já fica sabendo qual é o valor da sua parcela. Em alguns cliques você envia a sua proposta para nós, passa por uma análise de crédito junto com a nossa equipe, e logo pode começar a estudar. Tudo é 100% online e sem burocracia para que você não adie mais o seu sonho de estudar. Vem com a gente!

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter