CEEJA – Guia completo para você voltar a estudar CEEJA – Guia completo para você voltar a estudar

CEEJA – Guia completo para você voltar a estudar

O que é CEEJA

O Centro Estadual de Jovens e Adultos (CEEJA), é conhecido pelas instituições educacionais que dão suporte na obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental e médio para pessoas que tem mais de 18 anos, não conseguiram terminar a educação básica no tempo correto e tem dificuldade de conciliar os estudos com seu dia a dia.

Como funciona o CEEJA

O CEEJA é um tipo de ensino destinado a jovens e adultos que querem concluir o ensino básico. Existem vários centros do CEEJA espalhados pelo Brasil com cursos de Ensino Fundamental, sendo a idade mínima de 15 anos e Ensino Médio para idade mínima de 18 anos.

As unidades de educação que oferecem suporte para o CEEJA, geralmente realizam um atendimento individual para o aluno, podendo ter uma adaptação melhor nos seus estudos, já que muitos alunos precisam conciliar com suas tarefas do dia e escolhem estudar no período noturno.

Os cursos do CEEJA são presencias, mas são flexíveis. No início do curso, o aluno recebe todo material didático necessário, com plano de estudos elaborado pelos professores. O plano de estudo pode ser adaptado dependendo da necessidade do aluno, mas também tem a possibilidade de comparecer à secretaria da escola e alterar e tirar dúvidas do curso quando for preciso.

Os detalhes do curso dependem de cada Centro Estadual de Educação, todos atendem os mesmos objetivos, mas não oferecem uma educação padrão de todos os Centros de Educação.

Ao final do curso, o aluno realizará uma prova presencialmente e se for obtido um resultado positivo, o aluno recebe seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Ele poderá usar o certificado para comprovar que terminou o ensino regular.

Os cursos do CEEJA podem ser escolhidos entre presencial ou à distância, confira as diferenças de cada um abaixo:

Quem pode fazer o CEEJA

Pode participar qualquer pessoa que não conseguiu terminar a educação básica no tempo adequado, mas lembrando que para o Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos e para o Ensino Médio o aluno deve ter no mínimo 18 anos.

Para realizar a matrícula, o aluno deve procurar um Centro Estadual de Educação de sua escolha e comparecer presencialmente para efetuar sua inscrição. Os documentos necessários variam de acordo com cada Centro Estadual escolhido, mas os documentos padrão são:

  • RG (Original e uma cópia).
  • CPF (Original e uma cópia).
  • 3 fotos (3×4).
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição.
  • Carteira de reservista.
  • Comprovante de residência.
  • Histórico escolar original da última instituição de ensino que frequentou.
  • Certidão de nascimento ou casamento (Original e uma cópia).
  • Histórico escolar original do ensino fundamental, caso a matrícula seja para o Ensino Médio.

Diferença entre CEEJA e Supletivo

O CEEJA e o Supletivo (EJA), tem formas diferentes de estudos, mas com o mesmo benefício para o aluno em conseguir a certificação do ensino fundamental e médio.

No Supletivo o aluno deve comparecer presencialmente e diariamente nas aulas que consiste em um plano de estudo de 6 meses, com conteúdo referente aos anos e séries do ensino fundamental e médio.

No CEEJA o aluno tem um ensino individual e flexível, estudando as matérias de acordo com sua disponibilidade do seu dia a dia. Após a finalização do estudo e com a realização da prova de certificação, o estudante poderá realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para dar entrada no ensino superior.

Quem faz CEEJA pode fazer o Enem?

Sim, após terminar o Ensino Médio o aluno pode realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) normalmente, possibilitando a entrada em diversas faculdades. O certificado do CEEJA é válido em todo país.

Quem faz CEEJA pode fazer o Prouni?

Além do aluno ter o direito de realizar o Enem, ele também pode utilizar sua nota no Prouni para conseguir bolsas integrais ou parciais em faculdades privadas do país. Lembrando que é importante o aluno ter Ensino Médio completo para validar sua participação.

Quem faz CEEJA pode fazer concurso público?

Sim, o aluno pode realizar concursos públicos. O candidato só deve ficar atento para os requisitos do concurso público em relação ao nível de educação exigida: nível fundamental ou médio.

Quem faz CEEJA pode fazer faculdade?

Sim, após terminar os estudos do CEEJA o aluno está certificado para escolher o curso que deseja em alguma instituição de ensino do país. E lembrando que o aluno pode contar com o PRAVALER para investir na educação superior. Quer saber mais sobre os cursos e faculdades parceiras? Clique aqui.

Quem faz CEEJA tem direito a carteira de estudante?

Sim, todos os alunos do Ensino Fundamental ou Médio tem o direito de solicitar a carteira de estudante.

Quem faz CEEJA pode fazer jovem aprendiz?

Sim, os alunos do CEEJA podem fazer o programa de Jovem Aprendiz, desde que respeite os critérios de idade e escolaridade mínima para a contratação.

Vantagens e benefícios

São inúmeras vantagens que o CEEJA oferece, confira:

  • O CEEJA é totalmente gratuito.
  • Todo o material e plano de estudo é disponibilizado gratuitamente pela instituição de ensino.
  • O plano de estudo é individual e flexível, conforme as necessidades do candidato.
  • É uma maneira rápida de conseguir o certificado de conclusão do ensino regular, pois depende somente da dedicação e esforço do aluno.
  • O certificado do CEEJA é válido igualmente a um certificado de conclusão do ensino regular no tempo certo.

O certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio proporciona muitos benefícios para sua carreira, confira:

  • O salário pode ser até três vezes maior para quem tem o certificado do Ensino Médio.
  • Possibilidade de iniciar um curso técnico profissionalizante.
  • Prestar concursos públicos.
  • Começar um curso superior, além do Enem o candidato pode prestar qualquer vestibular em faculdades particulares para concorrer a vagas.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens do CEEJA que destacamos é para o aluno que tem dificuldade em se concentrar em estudos com uma modalidade flexível e que não contará com suporte de professores diariamente.
Nesse caso, é melhor o estudante procurar uma alternativa, existe o EJA que oferece cursos com certificação do Ensino Fundamental ou Médio e funciona com aulas diárias e presença obrigatória. Confira o Guia completo do EJA em nosso site.

Considerações finais

O CEEJA pode ser uma ótima opção para quem está atrasado ou deixou de lado os estudos por algum motivo pessoal e pretende terminar o ensino regular e precisa conciliar o estudo com a rotina corrida do dia a dia.

Por ser uma opção de curso presencial, ele não deixa de se tornar flexível, podendo o aluno apenas comparecer algumas vezes na sala de aula ou para a realização da prova final. Depende do esforço de estudo do aluno, em quanto tempo ele pretende terminar o curso, quanto mais houver dedicação, mais rápido ele conseguirá concluir seus estudos e obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

É importante lembrar que o interessado deve procurar uma instituição de ensino estadual para se informar sobre a modalidade do CEEJA, com o certificado de conclusão do ensino regular o candidato tem mais oportunidades de trabalho e consequentemente um futuro melhor!

Agora que você já sabe tudo sobre o CEEJA, confira nosso Teste Vocacional para saber qual carreira combina com sua personalidade.

Categoria: CEEJAPrasaber
Tags:

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.