Ciências Humanas só formam professores?

Os cursos de Ciências Humanas vêm sendo carregados de mitos e estereótipos ao longo dos anos: que os alunos ainda vivem nos anos 1970, que todos são engajados politicamente, que não são muito sérios e, em fim, que aqueles que têm um diploma em um desses cursos estão fadados a serem professores.

Se você está pensando em fazer um curso na área de Ciências Humanas e quer ser professor, isso é ótimo! Existe essa opção! Mas ela é só uma opção; tem outras profissões que você pode seguir. Veja abaixo:

Licenciatura e bacharelado: qual é a diferença?
Muitos cursos de várias áreas – não só das Ciências Humanas -, se dividem entre licenciatura e bacharelado: Matemática, Letras, Educação Física, História, Filosofia, etc. Na hora de fazer a inscrição para o vestibular, você pode se perguntar qual é a diferença entre esses dois tipos de formação. A diferença principal é que os cursos ditos de licenciatura têm disciplinas da área da educação, além das disciplinas comuns do curso. Se você fizer Licenciatura em História, vai estudar Idade Média, História Contemporânea e Povos Antigos, mas também vai estudar Didática, Políticas de Ensino e Filosofia da Educação. Ou seja, as licenciaturas são cursos que formam professores.

Mas se você não quiser um curso voltado para o ensino porque não quer ser professor, faça um curso de Bacharelado. Infelizmente, não são todas as universidades que oferecem Bacharelados em cursos que são tradicionalmente Licenciaturas – aquelas matérias ensinadas nas escolas. Porém, se você puder fazer, vai estudar mais a fundo a matéria em si, talvez alguns métodos de pesquisa e mesmo habilidades profissionais específicas que não são ensinadas nas Licenciaturas.

Quais são as áreas de atuação?
É claro que as áreas de atuação e o mercado de trabalho vão depender de qual é o curso que você vai fazer. No geral, órgãos públicos e centros de pesquisas procuram muitos profissionais das áreas das Ciências Humanas para trabalhar com arquivos históricos, por exemplo. Profissionais formados em Geografia podem ajudar a planejar cidades, trabalhando também em órgãos públicos. Com uma especialização, podem fazer mapas e ajudar na infraestrutura do trânsito nas cidades.

Sendo formado em Sociologia, Filosofia ou Antropologia, você pode atuar em museus, empresas e entidades que precisem fazer análise de público ou de população. Também é possível trabalhar com políticas públicas se você for formado nesses cursos, ajudando governantes a criar uma sociedade melhor. Profissionais formados no curso de Letras podem ser tradutores, com a especialização certa, e podem trabalhar com textos escritos e traduções simultâneas também.

Ou seja, sendo ou não formado em um curso de Licenciatura de uma das Ciências Humanas, você não precisa necessariamente ser professor. E a nossa dica é, desde já: se você não quer ser professor, não seja! É melhor deixar essa carreira para aqueles que são apaixonados por ela. Procure outros lugares em que você pode aplicar seus conhecimentos; temos certeza de que tudo que você aprendeu pode ser útil e contribuir muito com a sociedade!

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR