Coisas que você precisa saber desde o início da sua carreira

Todo mundo espera conquistar uma carreira de sucesso, não é? Para isso, é preciso estar preparado para trilhar um caminho longo. Ter um diploma universitário é o primeiro passo, mas existem muitos outros. É preciso, por exemplo, construir um bom currículo com experiências relevantes, buscar qualificações específicas na área em que você deseja atuar e contribuir com o bom clima organizacional nas empresas em que você for contratado.
Muitas profissionais só têm acesso a algumas dicas depois de anos de experiência profissional, mas elas teriam sido muito úteis no começo de suas carreiras. Pensando nisso, listamos três coisas que você precisa saber desde o início da sua carreira. Confira:
1 – As suas experiências anteriores contam muito para sua carreira
As suas experiências anteriores contam muito para os seus futuros empregadores – o que costuma ser um problema para jovens profissionais. Afinal, se você precisa de uma primeira experiência para ser contratado no primeiro emprego, como vai ser contratado para ter a primeira experiência? O segredo é definir o quanto antes qual é a carreira que você pretende seguir. Com base nessa informação, é possível começar a preparar o seu currículo o quanto antes para conquistar os seus objetivos.
Ainda durante a faculdade, procure por estágios relacionados à área em que você pretende atuar. Não perca tempo com atividades que não adicionem nada à sua futura carreira: mantenha o foco no objetivo que deseja atingir. Também é importante saber que talvez o seu primeiro emprego não pague o salário dos seus sonhos, mas ele pode oferecer a tal primeira experiência necessária para conquistar a vaga que você almeja.
2 – O mercado valoriza quem tem boas qualificações profissionais
Independente da carreira que você escolher, uma coisa é certa: buscar constantemente novos aprendizados é um fator que conta muito para o seu sucesso profissional. Acrescentar novos idiomas, mais conhecimentos em informática e certificações diferentes são exemplos de ações que fortalecem o seu currículo.
Mais uma vez, vale destacar que é essencial ter os seus objetivos bem definidos para saber quais são as qualificações mais indicadas no seu caso. Também é fundamental manter os seus conhecimentos atualizados: fique de olho nas tendências da sua área para garantir que você – e a sua carreira – não ficarão para trás.
3 – Tolerância e respeito são fundamentais
É muito provável que, ao longo da sua carreira, você precise trabalhar com personalidades diferentes da sua. Algumas pessoas levam anos para aprender isso, mas quanto mais você se esforça para conviver pacificamente com estas pessoas, melhor. Isso ajuda a garantir um bom clima organizacional – algo que, muitas vezes, é visto de forma positiva pelos seus chefes e colegas de trabalho. Ou seja, além de ser algo que contribui para tornar a sua rotina de trabalho mais agradável, também garante melhores referências quando você pensar em trocar de emprego. Portanto, desde o início da sua carreira, procure praticar a tolerância e respeitar opiniões diferentes das suas.

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.