Colocando em prática o que se aprende na faculdade

Por useradmin

Colocando em prática o que se aprende na faculdade

A faculdade é um ambiente onde se aprende várias coisas. Nos primeiros semestres, é impossível não ficar deslumbrado com todo o conhecimento passado ali. São muitos assuntos novos para descobrir! Mas infelizmente, essa empolgação inicial passa e muitos alunos, se não a maioria, se pergunta se toda a teoria aprendida em sala de aula pode mesmo ser colocada em prática.

Para aproveitar melhor o que você aprende na faculdade, você deve colocar em prática o que se aprende na faculdade! Não sabe como fazer isso? Nós damos algumas sugestões!

Participe de um projeto de iniciação científica
É possível, ainda nas dependências da faculdade, começar a colocar seu conhecimento na ativa. Participe de projetos de pesquisa! Eles acontecem em várias áreas e você pode ajudar de várias maneiras. Participando desses projetos, você pode conduzir entrevistas, cuidar de experimentos em laboratórios, trabalhar com textos, estudar grupos de pessoas e, como resultado, apresentar muitos trabalhos em congressos por todo o país. É uma adição incrível a sua vida acadêmica e uma oportunidade de aprender mais!

Seja monitor de alguma disciplina
Ser monitor de uma disciplina significa ajudar os alunos a compreender a matéria quando eles têm dificuldades. Você pode ser monitor na própria faculdade, em disciplinas que já cursou, ou em escolas que sejam ligadas à faculdade, dando aulas de reforço para crianças e adolescentes com dificuldades. Além de revisar o que você já aprendeu e estudar matérias mais antigas, você ainda pode descobrir um amor por lecionar!

Trabalhe como freelancer
Freelancer é o profissional que não tem vínculo empregatício fixo com uma empresa. Muitas organizações preferem contratar apenas profissionais freelancer para trabalhos que são esporádicos ou terceirizados e não exigem formação acadêmica. Por isso, se você está em alguma área que possibilita esse tipo de trabalho, dê uma chance! Muitos redatores, tradutores, designers e programadores trabalham como freelancers, mesmo depois que terminam a faculdade – e são muito bem sucedidos! Você pode ganhar experiência começando uma carreira.

Procure um estágio
Por último, procurar um estágio é uma ótima pedida para quem quer colocar em prática o que aprende na faculdade. Você vai ser inserido no mercado de trabalho, aprender as funções básicas de sua área, conviver com profissionais mais experientes e descobrir se essa é a profissão que você quer seguir. Procure pelo seu estágio o quanto antes para ter a oportunidade de aprender sempre mais! Existem estágios pagos e voluntários. Se você não precisa começar a ganhar um salário agora, o estágio voluntário é uma ótima opção.

Aprender a colocar em prática o que só foi visto na teoria não só é uma maneira de aprender mais e melhor; é também uma maneira de começar sua vida profissional! Qualquer um desses caminhos vai levar ao conhecimento e à experiência. Por isso, nada de ficar parado esperando compreender tudo sentado na sala de aula.

Procure pelo caminho que preferir, seja no mural de bolsas da faculdade ou nos classificados, estude e trabalhe bastante!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.