Começando a escolher um curso

Escolher um curso na universidade é um momento decisivo na vida de qualquer pessoa e, para não errar, é bom pensar duas vezes. Claro que sempre há a possibilidade de trocar de faculdade depois, mas o ideal é encurtar o caminho para o emprego dos sonhos, não é?

Agora, vamos por partes. Não dá para escolher um curso só porque você viu na TV que era legal. É preciso pensar em todas as possibilidades: como é o mercado de trabalho da área? Quais são as disciplinas do curso? O que precisa saber? Como é o trabalho? Quanto tempo tem de se dedicar aos estudos? Dá para trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Há cursos que tornam quase impossível o estudante trabalhar enquanto se forma, como Medicina que, além de ter uma carga horária elevada, exige muita dedicação. Tem de levar em conta todas as variantes.

Se você não faz a menor ideia de por onde começar a escolher um curso para a faculdade, comece com:

Processo eliminatório

Do que você não gosta?

Faça uma lista com coisas com as quais não quer nem chegar perto de trabalhar. Não suporta ver sangue? Ou não se dá lá muito bem com expressões numéricas de três páginas? Ponha no papel qualquer elemento que você não quer encarar no dia a dia.

Quais matérias você menos gostava na escola? Pode ser um bom começo. Mas não elimine elementos só porque não é bom neles. Se gosta, vá em frente. Universidade é para aprender mesmo!

Do que você gosta?

Agora é hora de fazer uma outra lista: das coisas de que você gosta. Saber as suas preferências é muito importante para escolher um curso. Pense nas matérias da faculdade e na maneira como serão ministradas as aulas. Por exemplo, na faculdade de História as aulas são majoritariamente teóricas, o que inclui ler muito e interpretar textos. Assim como Direito ou Economia. Já cursos como Design, Fotografia, Artes Plásticas e Arquitetura são mais práticos. Se você gosta de ler muito e quer algo mais teórico, procure cursos de Ciências Sociais, Humanas ou Jurídicas.

Para ajudar na tarefa de descobrir seus gostos, é legal dar uma olhada em filmes, livros ou séries que mostrem como funcionam certas profissões. Vale qualquer coisa, de “Law and Order” até “A Teoria de Tudo”.

Então, juntou? Sabe tudo o que quer evitar na sua carreira e o que quer aproximar? Veja o que sobrou e vá para o próximo passo!

Pense no futuro

Em que você quer trabalhar? E, talvez mais importante, onde você quer trabalhar? Lance um olhar mais atento sobre as diferentes profissões. Como funciona o dia a dia de cada uma delas? Afinal, escolher um curso também é sobre escolher um futuro.

Um dos erros mais comuns é entrar em um curso sem pensar no depois da formatura. Onde você deseja passar seus dias? Em um escritório confortável? Na rua, em busca de aventuras? Conversando com pessoas interessantes? Em casa de pijama? Também há essa possibilidade! Tudo pode ser feito, basta você escolher com sabedoria.

E aí? Já começou a escolher um curso? Conte para a gente!

Categoria: Cursos