Comece a pensar em sua carreira ainda na faculdade

Durante a faculdade, a grande preocupação dos estudantes costuma ser com os estudos. É hora de aprender, revisar matérias, passar em provas e conhecer novos conteúdos. O planejamento da carreira fica para depois, quando o diploma já estiver na mão. Porém, de acordo com especialistas, isso está errado: o melhor momento para começar a se preparar e pensar sua carreira é durante a faculdade.
Saiba quais são as vantagens desse planejamento desde cedo e como a faculdade pode ajudá-lo em seu futuro profissional!
Planejamento de carreira
O ideal é que a imersão no mercado profissional já comece dentro da universidade, independentemente da profissão escolhida. Isso vai ajudar o aluno a criar uma visão do mundo organizacional, facilitando a tomada de decisões quando ele já estiver no mercado de trabalho e o introduzindo aos conflitos enfrentados pelo profissional.
Além disso, começar essa apresentação ao mercado de trabalho ainda na faculdade ajuda o aluno a estar mais preparado quando tiver que enfrentar um mundo mais competitivo. Desenvolvendo uma gestão de carreira durante a vida acadêmica, o estudante fica mais maduro e tem mais certeza de qual rumo seguir.
O papel da universidade
O papel da faculdade é dar ao aluno a chance de pensar em seu futuro profissional. Não basta estimulá-lo com palavras: é essencial que professores de todas as matérias, desde o primeiro semestre, apresentem casos reais do mercado de trabalho, dando a liberdade para que os alunos apresentem novas soluções e deem suas opiniões. Quanto mais o aluno souber da realidade do dia-a-dia dos profissionais, mais ele vai saber lidar quando for a vez dele.
Também é papel da universidade oferecer oportunidades para os alunos vivenciarem de fato o mercado de trabalho. Isso pode acontecer com bolsas acadêmicas, de pesquisa ou de monitoria, onde ele vai poder ajudar colegas ou fazer descobertas que vão impulsionar sua área acadêmica; ou através de estágios, que devem começar o mais cedo possível, para que o aluno possa experimentar mais de uma área, se quiser.
O início do networking
Outra vantagem de começar a pensar em seu futuro profissional ainda na universidade é ter a oportunidade de começar sua rede de contatos profissionais. Ainda na faculdade, você vai ter contato direto com professores, palestrantes e colaboradores que podem ajudá-lo a encontrar um emprego depois. É hora de investir em seu marketing pessoal! E, claro, você vai ter seus colegas, seus primeiros contatos profissionais, com quem vai desenvolver um bom relacionamento que pode gerar frutos no futuro.
Por todos esses motivos, é importante não pensar na universidade apenas como um momento de estudo. Ela também é o momento de conhecer novas pessoas, de se envolver com pesquisas, de começar a trabalhar e de se inserir no mercado de trabalho como for possível. Mas é claro, não descuide de seus estudos! Você tem muito o que aprender antes de se tornar um grande profissional, e esse é o momento para fazer isso!

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.