Como a internet pode ser uma aliada em trabalhos e pesquisas?

Houve um tempo em que fazer uma pesquisa para um trabalho da escola ou da faculdade era um processo difícil: o aluno tinha que ir até a biblioteca, procurar os livros de que precisava, pesquisar a matérias em cada um, retirá-los, levá-los para casa e depois devolver tudo. Isso, é claro, não acontece mais. Hoje, podemos ter todas as informações de que precisamos com apenas alguns cliques graças à internet.
Como a internet pode ser uma aliada em trabalhos e pesquisas?
Mas fazer pesquisas na internet também não é tão simples: como saber se a informação é confiável? O que fazer quando dois sites dão duas informações diferentes? Por que você pesquisa, mas não consegue encontrar o que quer? É preciso saber pesquisar! Essas são algumas dicas para ajudá-lo a usar a internet a seu favor na hora de fazer seus trabalhos.
Faça sua busca nos lugares certos
Quando se pesquisa por qualquer coisa na internet, aparecem vários sites, de vários tipos diferentes. Como saber se eles são confiáveis? A primeira dica é pesquisar em sites .org ou .gov, que são certificados e têm a obrigação de transmitir informações comprovadas. Além disso, procure pelos profissionais: se sua pesquisa é sobre um problema de pele, sites de hospitais ou de clínicas de dermatologia são uma boa fonte de pesquisa. Não confie muito em páginas pessoais.
Saiba o que pesquisar
As ferramentas de busca são programadas para encontrar o que aparece com maior frequência e, por isso, aquilo que você está procurando pode não estar na primeira página. A dica é ser bastante específico com o que você quer. Esqueça artigos e preposições quando eles não forem realmente essenciais – você pode pesquisar por “bandeira Brasil” quando quiser achar a bandeira do Brasil. Caso não encontre na primeira busca, pense em outras palavras-chave que possam ajudá-lo.
Cuidado com o plágio
Ainda que o conteúdo esteja quase sempre disponível de graça na internet, ele ainda for escrito por outra pessoa e copiá-lo em seu trabalho é plágio. Se quiser usar um trecho do que encontrou, coloque como citação e sempre deixe os sites que usou, com as datas de acesso, nas referências do trabalho. Além disso, use as informações que encontrou em sua pesquisa com ética e não distorça as palavras dos autores. Use seu bom-senso.
Tente não se distrair tanto
Um dos problemas de pesquisar algo na internet é que podemos nos distrair facilmente. Em um momento você está no Google e, um minuto depois, já abriu uma página de rede social. Lembre-se de que essa pesquisa é importante e vai contar em sua nota final. Tenha força de vontade! Se não for possível, existem extensões para todos os navegadores que bloqueiam sites específicos por quanto tempo você precisar. Use a tecnologia a seu favor!
Mesmo tendo muitas informações – que podem distrair, divertir e ensinar –, é possível fazer uma pesquisa focada e correta na internet. É só saber onde procurar! Agora que você já tem essas dicas, está pronto para entregar uma pesquisa muito bem feita no seu próximo trabalho!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.