Como administrar o tempo


Saiba como administrar o tempo e conseguir realizar todas as tarefas do dia a dia.

O gerenciamento de tempo é um dos principais desafios da vida moderna. Mesmo diante de uma série de inovações tecnológicas, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para fazer tudo o que desejam e precisam. Isso fica ainda mais complicado quando é necessário conciliar trabalho e estudos. Fato é que sem saber como administrar o tempo, mesmo com disposição, fica muito difícil ter sucesso.

Se você se preocupa com esse assunto e está em busca de soluções para o seu dia a dia, confira algumas dicas e saiba o que fazer.

1. Defina as suas prioridades

Se você é o tipo de pessoa que não reserva alguns minutos para pensar no que vai fazer, então experimente adotar essa prática daqui em diante.

Planejar ações significa determinar metas e criar prioridades. Quando você consegue fazer isso, passa a pautar o seu dia a dia de forma a extrair dele o mais importante.

Dessa forma, tudo o que é desnecessário fica por último na sua lista do que fazer. A ideia aqui é se preparar para atacar primeiro as tarefas mais urgentes, depois as menos urgentes e deixar por último aquelas que não podem comprometer você ou a sua atividade.

Se você está estudando para o vestibular, por exemplo, planeje suas ações com foco nas matérias que possuem maior peso no exame. Organizando sua agenda, você consegue se preparar para tirar notas maiores e assim garantir a aprovação.

Se o problema estiver em como administrar o tempo no trabalho, considere tirar as primeiras horas da segunda-feira para se organizar para o restante da semana. Assim você pode passar suas prioridades para a parte da manhã e deixar o restante para o fim do dia.

2. Procure ser mais disciplinado

Se quer chegar a algum lugar, trabalhe para fazer da disciplina a sua aliada. A não ser que você tenha muita sorte, sem disciplina, dificilmente conseguirá progredir naquilo que faz.

A Abraham Lincoln é atribuída a seguinte frase: “O autorrespeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo”. Não é por acaso que Lincoln é considerado um dos nomes mais importantes da história da política dos Estados Unidos, sendo um dos principais responsáveis pelo fim da escravidão e por impedir que o país se dividisse em dois. Ele é um exemplo de como saber lidar com a própria mente ajuda uma pessoa a ir além.

Em relação à disciplina, comece a praticá-la. É importante saber que imprevistos acontecem. Você pode estar com tudo preparado para estudar ao longo de um período inteiro e de repente se ver obrigado a resolver qualquer outro problema. Não deixe isso atrapalhar você. Com um mínimo de organização é possível se preparar para imprevistos e estar sempre um passo a frente.

A dica aqui é criar um horário a mais para que você adiante as tarefas ou use para repor as que, por algum motivo, não consiga cumprir durante a semana.
Mantendo essa disciplina, com o passar do tempo você fará desse horário extra um diferencial para conseguir resultados melhores naquilo que faz. Além disso, a disciplina acostuma você a repetir as atividades com menos desgaste.

3. Trabalhe com horários determinados

É importante mensurar o tempo disponível. Somente assim você consegue encaixar suas atividades com algum critério ao longo do dia.

Parece difícil? Pois pense que esse é um passo importante para colocar as atividades em ordem. Se você trabalha e estuda, conte a quantidade de horas que tem disponíveis e divida pela quantidade de matérias a serem estudadas. O resultado será o tempo que você tem para cada uma delas.

Fazendo esse cálculo é possível priorizar as matérias mais importantes, colocando-as nos horários em que você se sente mais descansado e concentrado para estudar.

Imagine que você tenha o sonho de cursar Engenharia. Sabendo que as matérias com maior peso nas faculdades que oferecem esse curso costumam ser Matemática, Física e Química, você pode dar preferência para essas matérias.

4. Tenha um método para seguir

Você pode usar metodologias que costumam dar certo para outras pessoas. Essa dica é especialmente interessante para quem trabalha e estuda e não sabe como administrar o tempo.

Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Seu funcionamento é muito simples, pois consiste em dividir as tarefas em blocos de 25 minutos (ou um pomodoro), um período de tempo onde a sua concentração está no auge. Descanse até 5 minutos entre os pomodoros e a cada 4 pomodoros, pare entre 15 e 30 minutos e então recomece o processo. Em um ciclo de 4 pomodoros você estuda 100 minutos, ou seja, 1 hora e 40 minutos com o máximo do seu foco.

Outro método conhecido é o Don’t Breake The Chain (não quebre a corrente, em inglês), no qual você não pode quebrar a corrente desenhada no calendário. Trata-se de algo muito simples. A cada dia que você atinge suas metas, marque um “X” bem grande no calendário e tente não quebrar essa sequência. Com o tempo, você verá uma corrente se formar. É uma estratégia eficiente para quem precisa de disciplina no dia a dia.

O método GTD (Getting Things Done) é ideal para quem precisa diminuir a sobrecarga de tarefas, aumentando o controle sobre suas ações. Para colocá-lo em prática, considere 5 etapas: captura, esclarecimento, organização, engajamento e reflexão.

Cada uma dessas etapas tem um objetivo específico que, quando atingido, permite conduzir você para a etapa adiante de maneira mais eficiente. Assim, na fase de captura, por exemplo, você registra tudo o que precisa fazer para que na fase seguinte, a de esclarecimento, possa analisar com critérios o que mais importa. E assim segue, fase por fase até que você conclua o processo e entenda se ele deu certo ou não.

O Kanban também é um método conhecido e eficiente, no qual você cria listas e dentro delas agrupa tarefas. Assim, basta criar colunas com títulos como “em andamento”, “a começar” e “concluída” para posicionar suas tarefas de acordo com o seu progresso.

Enfim, opções não faltam. Procure encontrar a que melhor pode ajudar você e comece a administrar melhor o seu tempo.

5. Acostume-se a reavaliar suas ações

Não conviva com o erro. Ele até pode acontecer, afinal de contas, é algo que faz parte da vida de qualquer pessoa. Entretanto, é preciso ter critérios para evitar que o excesso de erros prejudique a sua produtividade. Errar é humano, mas você deve agir como uma máquina na hora de identificar o que tem prejudicado o seu progresso. Como fazer isso? Por meio da reavaliação constante.

O ideal é que você tenha como acompanhar o seu desempenho naquilo que faz de maneira a interferir o mais rápido possível assim que os problemas começarem a aparecer.

Um estudante que semanalmente confere se está conseguindo atingir a nota de corte do Enem nos exercícios que faz, tem maior facilidade para corrigir o percurso caso cometa erros do que alguém que não faz esse acompanhamento.

O segredo é mensurar aquilo que faz para estar sempre de acordo com as exigências. Imagine que esse estudante precisa acertar 80% da prova de Química no exame. Ele pode estabelecer essa meta em todas as atividades que fizer ao longo do ano. Assim, sempre que tiver um índice de acerto abaixo dessa meta, ele sabe que precisa procurar ajuda ou rever sua preparação.

Seu foco é profissional? Então estabeleça critérios que tenham a ver com a realidade do seu emprego. Isso pode ser a conclusão de uma quantidade de tarefas prioritárias em um prazo determinado, por exemplo. Uma vez estabelecido o processo, crie datas para reavaliá-los, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou como preferir, mas não deixe de acompanhar o seu progresso.

6. Saiba como administrar o tempo com mais energia

Até as máquinas não funcionam tão bem sem um tempo para manutenção. Seu corpo é assim também. Se você não descansar o mínimo necessário, não terá a energia que precisa para ter sucesso em provas e outras tarefas. Por isso, descanse. Durma ao menos 8 horas por dia e tente não acumular muitas tarefas para fazer no fim de semana. Nesses dias, aproveite para dormir algumas horas a mais e relaxar. Você perceberá os benefícios disso para a sua concentração e memória.

Atividades físicas também podem ser úteis. Exercícios aeróbicos ajudam a liberar endorfina, um hormônio que costuma estar associado à melhora na qualidade de vida das pessoas. Esportes como corrida e natação, quando praticados com frequência, tendem a trazer bem-estar para a rotina de quem se exercita.

Outra dica diz respeito à alimentação: uma dieta equilibrada também é recomendada. Quando você come muito ou quando come alimentos pesados, como carne vermelha e massa, seu corpo naturalmente precisa de mais tempo para digerir, o que pode comprometer a sua produtividade ao longo do dia. Pensando em ganhar tempo e melhorar seu desempenho, valorize alimentos leves, como vegetais e frutas.

Enfim, é preciso saber como administrar o tempo para fazer dele um aliado. As dicas aqui apresentadas podem ajudar você a repensar sua maneira de ver o mundo e se organizar. Procure pensar em cada uma delas e em como elas podem ser úteis para a sua vida. Isso pode fazer a diferença daqui para a frente.

Quer saber mais sobre como administrar o tempo? Então confira também alguns aplicativos para produtividade.

Compartilhar
Categoria: Pra Saber
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.