Como agir e se adaptar no novo emprego?

Começar um novo emprego é um pouco como o primeiro dia em uma nova escola. Você não sabe quem é quem, onde vai sentar e precisa de muitas orientações para saber o que fazer. Mas é claro, você não quer parecer perdido como um estudante. Então, tem que fazer seu melhor para se adaptar e agir de acordo logo.
Se você tem um novo emprego, parabéns! Foi para você que fizemos esse post, com dicas valiosas para se dar bem em seu novo trabalho, se adaptando, conhecendo seus colegas e dando o seu melhor em sua nova função. Confira!
Faça sua lição de casa
Não chegue no primeiro dia despreparado. Faça uma boa pesquisa prévia para saber as regras de vestuário da empresa, onde fica o departamento em que você vai trabalhar, quais serão suas funções principais, etc. Estar preparado é importante para não se sentir tão perdido e seus novos colegas vão ficar felizes de saber que você já mostra interesse na empresa.
Chegue um pouco adiantado no primeiro dia
Chegar atrasado, todos sabem, é uma grande falta de respeito – especialmente no primeiro dia. Você deve chegar no horário certo para mostrar seu compromisso com o trabalho. Mas chegar um pouco mais cedo pode ser ainda melhor, porque você pode arrumar sua mesa, conhecer alguns colegas e adiantar processos antes de trabalhar de fato.
Não se esqueça da parte administrativa
As burocracias podem ser cansativas, mas são necessárias. Visite o RH, fale com seu coordenador, saiba o que vai precisar agora e mais tarde. Preencha os documentos necessários e os entregues. Pergunte o que é necessário para fazer o plano de saúde e outros benefícios que precisam de adiantamento. Resolver tudo isso no primeiro dia vai deixar tempo livre para depois.
Tenha iniciativa
O maior erro que um novo profissional pode cometer é deixar tudo nas mãos da empresa. Sua integração também depende de você! Por isso, não espere um guia para carregá-lo pela mão, mostrando todos os setores da empresa. Caminhe por ela, faça perguntas e se apresente para novas pessoas. Tendo iniciativa, você vai se dar melhor!
Conheça seus colegas
Conhecer seus colegas é o método mais rápido para se adaptar ao novo ambiente. Apresente-se, pergunte o nome de todos e descubra o que cada um faz. É claro que não é aconselhável entrar em detalhes pessoais muito cedo, mas você deve saber ao menos quem é de qual departamento para saber quem pode ajudá-lo mais a se adaptar.
Arrume sua área de trabalho
Tanto a virtual quanto a física vão precisar de uma geral! Pergunte aos seus colegas sobre as mesas e os armários compartilhados, para saber quais equipamentos precisam ser divididos. Pergunte sobre escalas de horários, usuário e senha do computador, local para guardar seu almoço. Ser organizado vai ajudá-lo muito nos primeiros dias!
Ouça mais e fale menos
Você ainda é novo na empresa, então não aja como se soubesse de tudo. Converse com os colegas, mas ouça mais e fale menos. Prestar atenção vai ajudá-lo a entender o clima da empresa. Você vai saber o que é mais ou menos apropriado – o que pode ou não pode ser feito – se prestar atenção.

Categoria: PrasaberProfissões

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR