Como aliviar a pressão do estudante?

A vida de um estudante – esteja você na escola, prestando vestibular ou já na universidade – pode ser bem estressante. Provas, trabalhos, avaliações, bolsas de iniciação científica e outras responsabilidades vão se somando e podem levar os alunos a ficarem nervosos, estressados, ansiosos ou mesmo deprimidos. Não é incomum ver estudantes passando por maus momentos, especialmente quando são mais cobrados, como perto de provas finais ou da apresentação de um trabalho de conclusão de curso.
Para aliviar a pressão, é necessário cuidar de sua saúde mental. Estresse, medo, culpa ou ansiedade não só vão prejudicar seus estudos, mas podem levá-lo a doenças e problemas graves. Aqui estão algumas dicas de como cuidar de sua saúde mental nessas situações:
1 – Busque ajuda com quem está próximo
Você passa grande parte do tempo na faculdade ou no curso preparatório para o vestibular. Então, seu maior suporte deve vir daí! Converse com seus professores e colegas. Compartilhe seus medos e anseios, conte o que o preocupa. Muitos colegas devem passar pelo mesmo e muitos professores já devem ter visto outros estudantes assim. Eles vão poder ajudar! Não se isole.
2 – Busque ajuda na internet
Se procurar ajuda com as pessoas próximas não parece uma boa opção ou se você é muito tímido para se abrir assim com alguém, busque ajuda online. A internet oferece muitos grupos de suporte – em fóruns ou mesmo em grupos de redes sociais – para quem sofre com problemas mentais. É um bom lugar para desabafar e falar de seus problemas. E pode ser em anônimo, então você não precisa se preocupar com a exposição pessoal!
3 – Separe um tempo para você
Ter um tempo diário para fazer aquilo que você gosta é essencial para manter a saúde mental. E é você que decide o que vai fazer com esse tempo: algumas pessoas preferem praticar esportes. Outras gostam de ler e escrever. Fazer atividades manuais – pintar, desenhar, costurar – é outra maneira de relaxar e se divertir. E, é claro, você também pode só assistir televisão e se desligar dos problemas do mundo. Faça o que tiver vontade!
4 – Cuide de sua saúde
A saúde mental e a saúde do corpo andam de mãos dadas. Para cuidar de sua saúde mental, cuide do corpo todo. Como frutas e verduras, beba bastante água, durma o suficiente e pratique exercícios físicos. Isso vai ajudá-lo a se manter fisicamente forte mesmo quando sua mente não estiver tão resistente. A última coisa que você quer em um momento de estresse e ansiedade é ficar doente!
5 – Não hesite em procurar um profissional
Problemas que parecem pequenos – aquele nervosismo antes de uma grande prova ou a preocupação com a quantidade de trabalhos – podem se transformar em problemas graves se não forem levados a sério. Se você sentir que precisa da ajuda de um profissional, não hesite: terapeutas, psicólogos e psiquiatras estão aí para ajudar quem está com problemas de saúde mental. Não adie a decisão de encontrar um especialista que possa ajudá-lo.
Lembre-se de que ninguém é feliz o tempo todo, mas que o excesso de nervosismo, estresse, medo, culpa ou ansiedade é um indicativo de que você deve prestar atenção em sua saúde mental. Os estudos são muito importantes, mas não tão importantes quanto seu bem-estar!

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