Como aprender a aprender?

Por useradmin

Como aprender a aprender?

Seja em escolas, faculdades ou mesmo no ambiente de trabalho, vemos muitas pessoas que têm dificuldades para aprender. Às vezes estudamos muito, mas a matéria não entra na cabeça. O chefe explica de novo sua tarefa, mas você não consegue compreender mesmo assim. A prova de recuperação não é mais fácil do que a primeira prova, mesmo que você tenha tido mais tempo para revisar.

O problema é que em nenhum momento somos ensinados a aprender. Não sabemos como estudar, como nos concentrar, quais técnicas usar para lembrar aquele conceito, como aplicar a matéria no dia-a-dia ou como decorar os passo-a-passo das tarefas. Por isso, vamos dar dicas para você aprender a aprender – seja a matéria da faculdade ou uma nova função no trabalho!

Mude sua concepção de aprendizado

Se sua concepção de aprendizado é decorar o que os outros dizem ou o que está escrito nos livros, pense de novo: aprender significa mudar de atitude diante de uma nova informação. Se você não consegue aplicar o conhecimento, você ainda não o aprendeu!

Aprenda de jeitos novos

O aprendizado pode estar em qualquer lugar, não só na sala de aula ou na empresa. Você pode aprender matemática com seu pai, consertando o carro, ou com sua mãe, fazendo o orçamento doméstico. Você pode aprender história com as histórias do seu avô ou assistindo a um filme. Muitas pessoas aprenderam inglês jogando videogame. O aprendizado está em todos os lugares!

Tente também ensinar

Ensinar é uma forma muito efetiva de aprender, porque você precisa realmente entender do assunto para ensiná-lo. Quando se propor a ensinar para alguém, você vai se esforçar mais para compreender o que precisa ser ensinado. Além disso, a troca de conhecimentos entre professor e aluno ensina muito!

Descubra quando você é mais produtivo

Apesar de as aulas da escola serem normalmente pela manhã, muitas pessoas aprendem melhor à noite ou à tarde. Você precisa descobrir quando produz melhor! O melhor jeito de fazer isso é testando. Acorde mais cedo um dia para estudar e, no outro, estude tarde da noite. Você vai perceber quando seu cérebro responde melhor.

Utilize técnicas de concentração

Se a sua dificuldade é se concentrar, existem muitas técnicas que podem ser usadas. Praticar meditação é uma ótima maneira de se focar melhor, tanto nos estudos quanto no trabalho. Você pode também usar a técnica Pomodoro, que consiste em programar pausas no tempo certo para produzir mais e melhor.

Peça ajuda

Muitas pessoas se envergonham de pedir ajuda, mas esse é um excelente método para aprender melhor. Quando você aprende com alguém ao lado, se sente mais motivado e consegue absorver melhor o assunto. Além disso, discutir o assunto com alguém pode levar a novas descobertas!

Aprender a estudar – ou aprender a aprender – é algo que você sempre vai precisar. Mesmo quando passar da faculdade ou da fase de treinamento da empresa, não se engane: o aprendizado não para por aí! O mundo sempre oferece mais e mais oportunidades de aprender e, se você for esperto, não vai desperdiçá-las.

Compartilhar
Categoria: Pra Saber

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.