Como aproveitar as férias para se desenvolver profissionalmente?

As férias são um momento para relaxar, se divertir e se distrair, sem pensar no trabalho ou nos estudos. Mas se você quiser, pode também usar esse período para se aperfeiçoar e se desenvolver profissionalmente para ser um profissional cada vez melhor! Afinal, as férias são o seu momento especial – seja para dormir até tarde, viajar ou se dedicar à sua profissão!
Esses são alguns modos de investir em sua carreira durante as férias, sem se sobrecarregar:
Invista no e-learning
A internet é um ótimo meio para aprender várias habilidades: você pode procurar por videoaulas, apostilas, slides e textos que expliquem como se faz absolutamente qualquer coisa. Procure por algo que vai ajudá-lo em sua carreira. Existem cursos de como falar em público, como trabalhar seu marketing pessoal, como fazer boas apresentações, como usar softwares ou falar novos idiomas. Tudo de graça, em casa, no horário que você quiser. Perfeito para as férias!
Atualize seu currículo
Muitas vezes, profissionais que têm um emprego acabam se esquecendo de seu currículo porque não o usam mais. Mas você nunca sabe quando vai precisar! Aproveite que tem algum tempo livre para arrumar seu currículo, atualizar seu endereço e telefone, colocar suas novas experiências profissionais, etc.
Organize-se
No dia-a-dia, acabamos acumulando muitos papéis, guardando objetos importantes no lugar errado, acumulando notas e recibos no fundo da bolsa. Aproveite as férias para fazer uma limpeza geral! Jogue fora o que não vai ser mais necessário, planeje soluções melhores para guardar sua papelada e se certifique de não perder documentos importantes. Organização é um passo essencial para ser mais produtivo em sua rotina de trabalho.
Investigue novas possibilidades
Você tem bastante tempo livre agora. Por isso, é hora de explorar suas possibilidades! Procure grupos nas redes sociais que tratem da sua profissão ou do curso que você estuda para descobrir como anda o mercado de trabalho. Pesquise sobre sua profissão nos sites de busca. Talvez você consiga um trabalho como freelancer, faça bons contatos, descubra um novo programa ou encontre uma oportunidade imperdível.
Participe de atividades voluntárias
Férias são um bom momento para encontrar tempo para trabalhos voluntários! Trabalhos voluntários podem ou não ter a ver com sua carreira, mas de qualquer modo, vão acrescentar muito em seu currículo! Fazer o bem para o próximo traz experiência e bem-estar – para você mesmo e para os outros.
Dedique-se aos seus hobbies
Afinal, são suas férias! Se você ama escrever, tocar violão, pintar, desenhar ou praticar esportes, mas não pode fazer isso quando está trabalhando, essa é a hora! Cultivar um hobbie vai ajudá-lo a manter seu equilíbrio. Por isso, não tenha medo de relaxar!
Mas o principal é: não se esqueça de ficar tranquilo durante suas férias. Não precisa se dedicar completamente ao seu trabalho, porque não é a hora. Essa é a hora de ficar mais relaxado, curtir seu tempo com a família e com os amigos, descansar e recarregar sua bateria para voltar com tudo ao trabalho no fim das férias!

Categoria: PRASABERProfissões

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.