Como conciliar pós-graduação e trabalho?

Foi-se o tempo em que a graduação bastava para conquistar uma boa vaga de emprego. Cada vez mais recrutadores dão preferência para quem possui uma pós-graduação voltada para a área da vaga que está sendo oferecida. Quando pensam em começá-la, porém, muitos profissionais se deparam com uma preocupação: como conciliar pós-graduação e trabalho?
Uma das coisas mais importantes é sempre ter em mente os benefícios que esta oferece para o seu desenvolvimento profissional. A pós-graduação é uma excelente oportunidade para especializar-se na sua área com ênfase na prática profissional e atualizar seus conhecimentos. Confira algumas dicas para conciliar as duas atividades e administrar melhor o seu tempo:
1. Organize seu tempo
Organização é fundamental para quem deseja conciliar o trabalho com uma pós-graduação. Para tal, é importante encontrar formas eficientes de administrar o seu tempo, levando em consideração também os momentos de lazer. A melhor forma para planejar o seu tempo depende de você: agendas, calendários e listas de tarefas, por exemplo, são ótimas alternativas. Cada vez mais o mercado apresenta aplicativos para estas funções, permitindo ao profissional organizar suas atividades a partir do seu smartphone, acessando-as e modificando-as onde quer que esteja.
2. Mantenha a calma
Os momentos de estresse podem ser desmotivantes para os profissionais que desejam conciliar o trabalho com um curso de pós-graduação. Assim, é interessante evitar comparações com os colegas que só trabalham ou estudam e manter em mente os benefícios que esta trará para o seu desenvolvimento profissional e para concorrer a vagas de emprego melhores no futuro. Lembre-se de que encarar as situações com mau-humor não ajuda em nada e acaba gerando brigas com amigos e familiares.
3. Converse com seu chefe
É comum que as empresas incentivem a formação continuada de seus colaboradores. Assim, conversar com o seu chefe e expor suas limitações é uma ótima forma de agir com transparência e buscar flexibilização. Aliás, conversar é sempre uma ótima saída para encontrar soluções que permitam conciliar as duas atividades.
4. Coloque seus conhecimentos em prática
Uma das vantagens de realizar uma pós-graduação em conjunto com a atividade profissional é a possibilidade de aplicar os conhecimentos obtidos em aula. A atualização profissional proporcionada pelos cursos de pós-graduação permite que o profissional se especialize na sua área e se aprofunde nos conteúdos que ela engloba. Portanto, aproveite essa oportunidade para colocar em prática seus novos conhecimentos, surpreender seus colegas e encantar o mercado de trabalho.
5. Conquiste uma rede de relacionamentos
A pós-graduação permite ao profissional ampliar sua rede de contatos profissionais, conhecer pessoas da sua área, trocar experiências e até mesmo conseguir novas colocações. Portanto, aproveite o ambiente da faculdade, deixando suas preocupações do trabalho no escritório e procurando conversar com professores e alunos sobre assuntos variados.

Categoria: PrasaberProfissões