Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

6 dicas para conseguir o primeiro emprego depois de formado

Muitos estudantes ingressam nos cursos superiores com o sonho de se formar, realizar uma série de estágios, ampliar o conhecimento e conseguir uma posição de destaque no mercado de trabalho. Pelo menos esse é o cenário ideal para quem se dedica entre quatro e cinco anos aos estudos da área escolhida.

Mas a verdade é que a busca pelo primeiro emprego pode ser complicada e alguns recém-formados podem demorar mais do que gostariam para conseguir ingressar em suas áreas. Atualmente, o Brasil já conta com mais de 12 milhões de desempregados, sendo boa parte desse número de pessoas que acabaram de se formar e estão em busca da primeira oportunidade.

Para ficar longe dessa estatística, é preciso ter alguns cuidados e usar recursos como os que listaremos a seguir:

Como conseguir o primeiro emprego?

Faça estágios durante a graduação

A hora de começar a procurar pelo primeiro estágio é o quanto antes. Logo no começo da faculdade, procure por estágios que proporcionem a experiência necessária para conseguir o primeiro emprego. Estágios oferecem um excelente aprendizado e ajudam a ampliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Se necessário, comece com um estágio voluntário antes de partir para os remunerados.

Veja também: 7 dicas para achar um estágio mais rápido.

Aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre a sua futura profissão e para reforçar as suas habilidades na área. Tudo isso conta a seu favor na hora de conseguir o primeiro emprego.

Procure trabalhos online

Ao contrário do que muita gente pensa, as oportunidades ofertadas na internet são imensas e podem levar ao primeiro emprego. Por isso, crie perfis em diferentes sites de emprego, gratuitos ou pagos, além de participar de grupos de discussão de sua área de atuação em redes sociais. É comum encontrarmos grupos de universidades e até mesmo de recolocação de profissionais que oferecem diariamente novas oportunidades para que está em busca do primeiro emprego.

Você também pode visitar os sites de empresas de recrutamento ou de companhias nas quais gostaria de trabalhar. Algumas delas possuem abas de “Trabalhe Conosco”, na quais você encontra vagas abertas no momento ou realiza inscrições no banco de dados da empresa. Nesses casos, os currículos para lá enviados são analisados antes mesmo da vaga de emprego ser ofertada de forma aberta. Assim, você pode conseguir um emprego mais rápido.

Crie um currículo adaptado

Muitos recém-formados acabam comentando um erro comum: criar um currículo genérico que é enviado para todas as vagas. No entanto, para aumentar as chances de conseguir a primeira oportunidade, é preciso ficar atento às vagas e criar currículos adaptados para cada nova chance. Por exemplo, se a vaga pede um analista de redes sociais, mesmo que você seja formado em comunicação, dê ênfase aos cursos e estágios realizados na área. Veja aqui 23 modelos de currículos prontos separados por profissões.

Esteja preparado para as entrevistas de emprego

Um bom currículo faz com que você seja chamado para uma entrevista, mas é preciso ir muito bem na conversa com o entrevistador para garantir o primeiro emprego. Seja espontâneo e apresente respostas bem embasadas. Procure dar exemplos que reforcem a veracidade das suas habilidades. Além disso, é importante pesquisar sobre a empresa e sobre a vaga com antecedência. Sabendo como se sair bem em uma entrevista de emprego, é possível conseguir melhores oportunidades.

Utilize o LinkedIn

A rede social voltada para profissionais é essencial na busca pelo primeiro emprego. Nela, é possível criar um perfil atrativo e criativo, colocar suas qualificações e experiências profissionais, seguir empresas de seu interesse e até mesmo gestores e profissionais que você tem como modelo. Algumas empresas já usam o LinkedIn para ofertar vagas de emprego, falar sobre as exigências do mercado de trabalho e até mesmo dar dicas sobre habilidades que elas procuram.

Abra suas opções

Mesmo que você já saiba exatamente onde quer trabalhar, é preciso ter em mente que, muitas vezes, há um caminho a ser trilhado antes de alcançar o seu objetivo. Se a empresa em que você quer trabalhar exige experiência anterior, entenda que você precisa começar em outro lugar.

Veja também: Mercado de trabalho – confira os cursos que mais empregam no Brasil!

Faça uma boa pesquisa sobre todas os possíveis lugares em que você pode trabalhar para adquirir experiência na área em que pretende atuar e envie o seu currículo para todos esses lugares. Mesmo que o salário não seja o que você espera no primeiro emprego, a experiência adquirida em uma empresa ajuda a abrir portas em outra que ofereça melhores condições de trabalho.

Use seu networking

Professores, gestores do estágio, profissionais de sucesso da área e até mesmo amigos que já estão empregados podem ser boas fontes para conseguir uma entrevista. Como essas pessoas já estão inseridas no mercado de trabalho, têm mais acesso a informações de novas vagas e oportunidades. Além disso, alguns professores possuem empresas e podem ajudar na hora de conseguir a tão sonhada colocação profissional ou até mesmo realizar apresentações e cartas de recomendação que farão você ter mais chances de ser contratado.

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter