Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Como economizar no supermercado? Veja 8 dicas úteis

Entre todas as despesas fixas que temos no mês, a conta do supermercado pode ser a mais alta. Especialmente para quem tem uma família grande, a compra de alimentos e itens do dia a dia pode custar mais do que as contas de luz, água e telefone somadas. E como, nos últimos tempos, o preço dos alimentos anda subindo muito, essa conta tende a ficar cada vez maior.

Pensando nisso, hoje daremos algumas dicas para você economizar no supermercado e diminuir essa despesa no seu orçamento doméstico. Papel e caneta na mão, porque é com eles que você vai começar!

Como economizar no supermercado?

Faça uma lista

O primeiro passo é fazer uma lista do que falta em casa e precisa ser comprado. Você pode fazer isso um dia antes de ir ao mercado, olhando na despensa e na geladeira o que falta. Mas é melhor deixar um bloco de anotações na cozinha e ir anotando o que perceber que falta durante a semana. No supermercado, compre apenas o que está na lista.

Não faça compras mensais

É muito fácil perder o controle se você só compra uma vez por mês. Comprando uma ou duas vezes por semana, suas compras têm menos risco de estragar e você pode aproveitar promoções de produtos com validades menores. Além disso, você aproveita os dias de desconto – quase todo mercado tem um “dia do hortifrúti”.

Vá a supermercados diferentes

A maioria das pessoas sempre vai ao mesmo supermercado. Porém, para economizar, é melhor comprar em mercados diferentes. Confira nos panfletos e propagandas os preços em cada lugar para saber onde vale mais a pena comprar.

Experimente novos produtos

Produtos de marcas menos famosas podem ser tão bons quanto os mais conhecidos. Muitas empresas têm até mesmo duas linhas – uma mais conhecida e mais cara e outra menos conhecida e mais em conta. Experimente os produtos mais baratos. Se não gostar, é só voltar para o produto de sempre.

Confira os preços

Anote os preços dos produtos enquanto está comprando e confira no caixa se todos passaram pelo preço certo. Muitas vezes, há diferença entre os preços e, como o cliente costuma estar distraído nessa hora, acaba pagando mais sem perceber.

Faça os cadastros dos supermercados

Alguns supermercados maiores oferecem descontos para clientes cadastrados ou que tenham o cartão da rede. A participação nesses programas costuma ser gratuita – é como um cartão fidelidade. Aproveite esses descontos!

Não vá ao supermercado com fome

Uma dica antiga que dá certo: coma antes de ir ao supermercado. A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos apontou que as pessoas têm mais impulsos consumistas quando estão com fome. Com o estômago vazio, você vai querer comer tudo o que ver pela frente e, como consequência, colocará tudo no carrinho.

Compre em grandes quantidades e divida

Supermercados que vendem produtos no atacado, mas também no varejo, são uma boa opção para economizar. Você pode comprar um pacote grande – que geralmente tem mais do que uma família precisa – e convidar amigos, vizinhos e familiares para dividir essa despesa. Todos saem ganhando.
Economizar nas compras do mês fica mais fácil com pesquisa e planejamento. Não deixe de seguir essas dicas e diminua essa despesa!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter