Como emplacar ideias no ambiente de trabalho?

Em um mundo em constante evolução, ideias inovadoras podem valer muito para as empresas, ajudando no crescimento acelerado e na evolução do negócio. O ideal é que as organizações estimulem seus colaboradores a indicarem melhorias contínuas. Se isso for recompensado com prêmios, dinheiro, bônus, produtos e promoções, a coisa tende a funcionar ainda melhor.
Mas para que isso se torne real e eleve os resultados de uma empresa, líderes e funcionários precisam estar dispostos e bem preparados. E é sobre isso que iremos falar nesse post. Continue a leitura e veja algumas dicas para emplacar ideias no ambiente de trabalho!
Conheça bem os processos da empresa antes de propor novas ideias
Ao conhecer bem as atividades e entender como funcionam os processos de forma detalhada, você acaba ocupando uma posição privilegiada para criar novas formas de execução e identificar oportunidades de melhoria. Em outras palavras, para que a criatividade flua eficientemente, você deve saber como as coisas realmente funcionam ou não na empresa.
Pense nos resultados a serem alcançados
O desenvolvimento de novas ideias no trabalho deve ser sempre voltado à melhoria do negócio. Qualquer inovação deve beneficiar tanto a empresa quanto os funcionários. O objetivo é sempre gerar resultados satisfatórios para todos – sejam eles financeiros, humanos, etc. Ao pensar nos resultados, até mesmo pequenas medidas podem proporcionar ganhos em eficiência, redução de custos e maior velocidade. Pense nisso!
Apesente a nova ideia com clareza
Um cuidado importante na hora de tentar vender uma ideia a um superior ou a uma equipe é deixar as coisas claras. Explique exatamente quem irá se beneficiar com sua ideia e o porquê. Busque essas informações, pois isto é tarefa do profissional interessado em emplacar o que está acreditando ser o ideal. Quanto mais claras forem as coisas, maior será a certeza de que a ideia realmente vai produzir melhorias.
Faça de maneira impecável
O bom é se imaginar em um cenário onde qualquer erro mínimo pode custar a sua vida e a empresa. Pense no todo e faça sempre uma revisão completa para garantir que nenhum tipo de erro aconteça na hora de adotar uma nova ideia no trabalho. Procure observar os mínimos detalhes e como eles irão afetar a todos os profissionais envolvidos. Sempre considere os pontos negativos.
Faça com que a ideia seja a mais real possível
O que torna uma ideia no trabalho boa é o seu nível de execução. Ou seja: a coisa só funciona de verdade se for tirada do papel. Enquanto tiver na cabeça, não passará de algo abstrato. É bom garantir que a coisa fique tangível mesmo antes de ser executada. Mas como se faz isso? Pesquisando, analisando o máximo de dados, observando empresas que já fizeram algo parecido, conversando com pessoas experientes na área em que a ideia será implementada, etc.
Surgiu uma nova ideia no trabalho? Mãos à obra!
Com essas dicas, você pode garantir maior eficiência na hora de emplacar uma ideia no ambiente de trabalho. Importante destacar que dependendo do seu tipo de chefe, ele pode tentar reivindicar a autoria do projeto. Nesse caso, sempre deixe outro superior a par do que você está propondo. Assim, sua ideia vai ser mais bem protegida. No mais, esteja sempre atento à oportunidade de inovação e seja um profissional dinâmico.

Categoria: PrasaberProfissões