Como encontrar um emprego através das redes sociais?

As redes sociais já fazem parte do dia e dia e são uma forma de comunicação, entretenimento e relacionamento. Muito usada pelos jovens, as redes sociais também podem ser muito úteis na hora de procurar um emprego. Através delas, é possível conhecer novas pessoas, participar de grupos e compartilhar suas experiências.
A maior dificuldade que os jovens encontram quando estão procurando um emprego é a falta de experiência. Como ainda então no começo de carreira, nem sempre possuem empregos e experiências para adicionar ao currículo. Nessa corrida por uma vaga, os jovens saem na frente quando o assunto são as redes sociais: isso, eles dominam e podem fazer muito bom uso!
Quem você mostra ser nas redes sociais?
Hoje em dia, é natural compartilhar tudo nas redes sociais. Postamos fotos de festas, eventos, viagens e passeios. Dessa maneira, o nosso perfil nas redes se torna um resumo do que somos e o que fazemos. E é aí que todo cuidado é pouco: o que você quer mostrar? Às vezes, o jovem pode pensar que somente seus amigos verão as suas postagens e isso não é verdade. Os seus futuros chefes também vão olhar suas redes e é bom que eles gostem do que você tem por lá!
É muito importante tomar cuidado e zelar pela sua imagem. Evite postar fotos com bebidas nas mãos, exagerar nas fotos de festas ou imagens que mostrem demais o corpo. Compartilhe notícias, reportagens inteligentes e se mostre por dentro dos acontecimentos do mundo. Você pode até pensar que o seu perfil não representa o que você realmente é, mas lembre-se de que a primeira impressão é a que fica e pode ser o diferencial para você ser selecionado para um processo seletivo ou uma vaga de emprego.
Oportunidades de emprego
As redes sociais são uma ótima maneira de procurar oportunidades de emprego; basta saber usar o que elas têm de melhor. Além da dica acima de compartilhar assuntos inteligentes, lembre-se também de registrar nas redes suas experiências profissionais, como participação em congressos e apresentação de trabalhos.
Dentre as principais redes sociais, o LinkedIn é a mais voltada para o mundo profissional. Mantenha o seu perfil por lá bem atualizado e procure estabelecer contatos com colegas de profissão e outros estudantes. No LinkedIn, é possível escrever um depoimento sobre o desempenho profissional dos seus colegas. Aposte nessa estratégia, pois é bem comum receber como retribuição depoimentos que fazem toda a diferença para a qualidade do seu perfil por lá.
No Facebook, o mais interessante são os grupos. Procure os grupos da sua região que falem sobre a sua área de trabalho, assuntos relacionados, novidades e oportunidades de vagas de emprego. É bem comum que as empresas postem as vagas nesses grupos, deixando e-mail para contato e envio do currículo. Checando diariamente esses grupos, você tem mais chances de concorrer às vagas que nem sequer foram para catálogos ou agências de empregos.

Categoria: PrasaberProfissões

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR