Como equilibrar a vida pessoal e os estudos?

Os primeiros anos da graduação marcam para muitos jovens o início da fase adulta e o aumento das responsabilidades. O próprio ingresso em um curso superior exige dedicação, principalmente em fases de entrega de trabalhos e exames, nas quais a vida acadêmica acaba sendo priorizada em detrimento de outras esferas importantes, como o descanso e a vida social.
Sacrifícios como dormir pouco em determinados dias ou deixar de ir a algum evento podem acontecer, mas é importante que não se tornem regra na sua vida: o equilíbrio entre as atividades e os momentos de diversão são muito importantes e contribuem para um melhor aproveitamento do curso. Mas como equilibrar a vida pessoal e os estudos? Confira algumas dicas:
Planeje-se
O planejamento e a organização do tempo são fundamentais para que o aluno aproveite melhor o tempo dedicado aos estudos e às atividades sociais. Criar uma rotina é uma excelente forma de garantir que suas tarefas não se sobreponham. Procure ser realista ao realizar seu planejamento, distribuindo o tempo de estudos para as diferentes disciplinas de forma a respeitar o seu ritmo de trabalho e aprendizado. É interessante, por exemplo, intercalar matérias nas quais você tem mais dificuldade com aquelas que domina mais. Não se esqueça de inserir neste planejamento também pausas, tempo de descanso e atividades sociais e familiares.
Estabeleça metas
O estabelecimento de metas com relação às leituras que você precisa realizar ou exercícios que precisa resolver é uma ótima forma de equilibrar o seu tempo de estudos. Procure colocar metas razoáveis e recompense a si mesmo quando atingi-las. Por que não marcar algo com os amigos após alcançar todos os seus objetivos de estudos para o dia ou até mesmo se dedicar a um livro ou momento com a família?
Respeite-se
É comum que, ao exagerar nos estudos, jovens deixem de lado não somente os momentos de diversão, mas também questões de saúde relacionadas às horas de sono diárias, à realização de exercícios físicos e à alimentação. É importante lembrar da importância de conhecer seus limites e respeitar o seu corpo, garantindo em seu planejamento semanal tempo suficiente para o descanso, as atividades físicas e a realização de refeições balanceadas.
Utilize a tecnologia a seu favor
A popularização do uso de tablets e smartphones ganhou também as salas de aula, com cada vez mais aplicações voltadas para os estudos e a organização do tempo. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma excelente aliada, contribuindo para que o aluno acesse conteúdos importantes a partir de qualquer lugar e organize melhor o seu tempo.
O Google Calendar pode ser uma ferramenta para organizar sua semana, definindo momentos específicos para os estudos e a vida social. Além disso, o Evernote pode ser uma ótima solução para a organização e o acesso remoto a diferentes conteúdos; já o Todoist permite a criação de diferentes listas de tarefas, organizadas a partir de prioridades e projetos.
Os momentos de lazer são fundamentais para o rendimento dos estudos, garantindo disposição e cabeça fresca para encarar suas obrigações acadêmicas. Sendo a universidade uma excelente oportunidade para fazer novos amigos e manter uma vida social agitada, cabe a você organizar seu tempo de acordo com suas preferências pessoais e ritmo de estudos.
E você, como equilibra seus estudos e sua vida social? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR