Como estudar com um emprego de tempo integral?


Acordar cedo para trabalhar e depois do expediente ainda ir para a faculdade estudar é uma tarefa difícil. No entanto, há muitos pontos positivos para quem leva essa vida, como independência financeira, conhecimento do mercado, experiência profissional e possibilidades de ascensão na carreira, entre outras vantagens.

Mesmo que seu emprego e área de estudos sejam completamente diferentes, o trabalho ainda dá habilidades como saber priorizar, administrar, equilibrar tarefas, gerenciar o tempo, lidar com colegas de trabalho e clientes, etc. O importante nessa fase da vida é manter o equilíbrio entre emprego e estudos, evitando, assim, um estresse desmedido.

Dicas para conciliar um emprego em tempo integral com os estudos

  • Valorize o seu tempo. Faça um planejamento e certifique-se de ter um tempo diário para estudar. Reserve algumas horas nos seus fins de semana para pesquisar e fazer os trabalhos da faculdade. Dependendo dos seus compromissos e necessidades de sono, manhãs de sábado ou domingo podem ser uma boa hora para estudar, deixando livre o resto do dia para a família e os amigos, atividades esportivas e outros compromissos.

  • Divida as leituras por semanas. Assim, você evita ter uma prova se aproximando e 500 páginas para ler.

  • Aproveite seu tempo de transporte para colocar os estudos em dia, caso utilize o transporte público ou não seja o motorista.

  • Mantenha-se motivado e em contato com seus colegas de turma. Compartilhe ideias e exercícios com eles. Tente passar um tempo presencial com as pessoas ocasionalmente, antes ou depois das aulas, para ligar rostos aos nomes.

  • Estabeleça metas. Depois de cumpri-las, dê uma folga para você mesmo e fique um dia sem estudar.

  • Para estudar, escolha um lugar tranquilo, longe de distrações como televisão, celular e família. Tenha sempre seus livros, material de estudo e notebook no local de estudo.

  • Arrume tempo para diversão. Faça uma caminhada, veja um filme ou saia com as pessoas de que gosta. Esses são momentos que relaxam e renovam as energias.

  • Aproveite os intervalos do almoço no seu emprego. Alimente-se bem e beba água. A falta de hidratação e a má alimentação interferem diretamente no rendimento do cérebro e funcionamento do corpo. Nesses intervalos, aproveite também para se “desligar” do trabalho, lendo um livro ou conversando em redes sociais ou com colegas.

  • Peça à família e aos amigos para compreenderem o ritmo de sua vida, pois nem sempre você poderá estar por perto para conversar e comemorar.

  • É importante que os professores estejam cientes de que você alia emprego em tempo integral com estudos. Isso porque você pode chegar atrasado nas aulas ou precisar de mais tempo para concluir trabalhos, entre outros contratempos.

  • Planeje um dia de estudo antes da prova. Se puder, tire um dia de folga antes dela.

  • Pratique atividades físicas. Se na sua rotina não houver espaço para ir à academia ou praticar esportes, reserve pelo menos o fim de semana para uma corrida ou caminhada.

Que tal encarar a jornada dupla de trabalho e estudar? Todo o esforço pode valer a pena! Se você já vive essa experiência, deixe a sua dica nos comentários.
Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.