Como estudar para o vestibular sozinho?

Você já sabe qual o curso vai prestar, mas ainda tem dúvidas quanto aos estudos: estudar para o vestibular por conta própria ou investir em um cursinho pré-vestibular?

Seja qual for sua escolha, estudar fará parte de todo o processo e de todo o ano. Mesmo se você optar por um cursinho, nem sempre haverá professores disponíveis para ajudá-lo, e é aí que entra a sua capacidade de estudar sozinho.

Vamos às informações necessárias para vencer essa jornada!

Como conquistar o vestibular
Uma coisa é certa: sem estudar não haverá conquistas! É necessário se preparar e, para isso, vamos ajudar você com dicas e hábitos fáceis de seguir para que tenha sucesso na hora do vestibular.

Aqui vão algumas dicas do que fazer para estudar para o vestibular durante o ano:

Rotina: sem uma rotina de estudos, pode esquecer a tão sonhada conquista. Tudo é questão de criar hábitos, então crie o de estudar. Faça uma tabela com os dias da semana e os conteúdos que serão estudados. Por exemplo: segunda-feira você pode estudar Biologia e Química, na terça-feira Língua Portuguesa e Inglês e por aí vai.
Conteúdos: busque saber os assuntos que podem cair na prova do vestibular. Para isso, leia sempre o edital da prova, focando nas matérias que serão cobradas. Além disso, não se esqueça de conteúdos literários que também são pedidos na maioria dos vestibulares do país. Se possível, leia as obras integralmente.
Materiais: peça emprestado apostilas de cursinho dos amigos, vá até sebos para adquiri-las a preços módicos ou, ainda, busque na Internet matérias disponibilizadas gratuitamente para esse fim. A ida ao sebo é interessante, pois você ainda pode buscar os títulos de livros que cairão no vestibular, tudo bem baratinho.
Internet: essa é a sua maior aliada, mas também pode ser sua maior adversária, mais até que outros concorrentes no vestibular! Não faça corpo mole e foque nos estudos! Use a internet para seu benefício, como pesquisar assuntos e informações dos vestibulares que você vai prestar, resumos de obras, aulas dinâmicas dispostas em vídeos e muito mais.
Provas e simulados: realizar provas e simulados de vestibulares anteriores ajuda muito em duas questões: conteúdo e tempo. Em conteúdo, pois você pode ver como cada uma das matérias obrigatórias estarão dispostas em forma de questões; e tempo, pois você acaba por praticar e entender o tempo necessário para a realização do vestibular.
Prática: faça e refaça os exercícios sempre que necessário. Sem treinamento dos assuntos não há como fixar os conteúdos. Aproveite para escrever com suas próprias palavras o que entendeu da matéria lida, assim você já treina para questões dissertativas do vestibular.
Leitura: se você não gosta de ler, é melhor deixar de lado essa birra e treinar mais. Com uma boa leitura das questões, provas e afins, sua capacidade de entendimento, ou seja, de interpretar as questões da prova do vestibular, aumenta e com certeza você terá êxito na sua busca. Ler é entender tudo o que o vestibular pede, desde questões de Língua Portuguesa até de Matemática e Física, por exemplo. Pratique a leitura em voz alta, isso ajudará na apreensão dos conteúdos.
Disciplina: saber lidar com ela é questão de se habituar. Ser disciplinado o ajudará tanto para o vestibular quanto para a vida. Sua determinação e rotinas devem ser seguidas à regra.
Espaço para estudar: sem seu cantinho de estudos, essa jornada não pode funcionar. Vai ser no seu quarto? Ótimo! Organize o espaço escolhido, deixe-o sempre limpo, bem organizado, arejado, silencioso e bem iluminado, pois só assim você terá êxito em seus estudos.
Preparado para a maratona do vestibular? Prepare seu material, um cantinho para estudar, um planejamento e vá em frente, pois só assim você vencerá esta etapa!

Compartilhe com a gente quais seus hábitos de estudos para o vestibular?

Categoria: Vestibulares

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.