Como evitar problemas financeiros?

Por useradmin

Como evitar problemas financeiros?

Problemas financeiros são a fonte de estresse da maioria dos adultos. Estamos sempre com contas para pagar e coisas para comprar. Mesmo os que gastam pouco podem acabar endividados. Não é incomum que a resolução de ano novo de alguém seja economizar mais.
Mas como evitar problemas financeiros? O segredo está em se organizar e planejar seus gastos. Pensando nisso, hoje vamos dar um passo-a-passo para ajudá-lo nessa organização!

Passo 1: saiba o quanto você ganha

O primeiro passo é saber o quanto você ganha por mês. Seja com sua mesada, sua bolsa de iniciação científica ou seu salário, é necessário saber quanto dinheiro vai entrar. Não anote apenas os ganhos principais, mas todos eles. Por exemplo, se você tem um estágio, mas ainda ganha uma ajuda financeira dos pais, coloque essa ajuda na contabilidade.

Passo 2: descubra o quanto você gasta

Do mesmo modo, você precisa saber no que está gastando. Anote o quanto gastou na semana ou no dia para não perder o controle de seus gastos. Seria legal também anotar com o que o dinheiro foi gasto. Uma tabela comum no computador ou em um caderno faz o trabalho: escreva para onde vai seu dinheiro – aluguel, fatura do cartão, lazer, etc – e quanto você gastou com isso.

Passo 3: faça uma análise

Para saber no que você está gastando mais e o que pode ser cortado, observe seus ganhos e seus gastos por um mês. Nesse período, anote absolutamente tudo o que gastar, inclusive compras pequenas, como um chocolate depois do almoço. Faça as contas no fim do mês para saber para onde está indo seu dinheiro. Você vai se surpreender com como os menores gastos acabam se tornando gigantes.

Passo 4: pense nos seus planos

Agora que você já sabe para onde seu dinheiro está indo, pense em para onde você gostaria que ele fosse. Pense nos planos que você tem, em seus objetivos e nos sonhos que quer concretizar. Quanto eles custam? Quanto dinheiro você tem que juntar para fazer aquela viagem, morar naquela cidade, comprar aquele carro, fazer aquele curso? Pensar em seus planos e saber o quanto eles custam vai com certeza ajudá-lo a se motivar e guardar mais dinheiro.

Passo 5: tome decisões

A parte mais difícil desse planejamento: decidir quais gastos você precisa cortar. Primeiro, pense qual grupo é mais fácil de cortar. Por exemplo, é mais fácil cortar o dinheiro investido em lazer e compras do que cortar o dinheiro do aluguel, o que exigiria passar a morar em outro lugar. Depois de tomar essa consciência e ficar com os itens que podem ser cortados, decida suas prioridades. Você prefere continuar assinando aquele site ou sair mais vezes para dançar?
Fazer um planejamento financeiro exige tomar decisões difíceis depois de encarar o que você anda fazendo com seu dinheiro. Quando paramos para pensar nisso, gastamos o fruto de nossas horas de trabalho com coisas que não são tão importantes. Planejar-se é a melhor forma de evitar problemas financeiros e, assim, evitar todo o estresse que eles podem causar!

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.