Como falar sobre as suas fraquezas em uma entrevista de emprego

Por PRAVALER

Como falar sobre as suas fraquezas em uma entrevista de emprego

Mesmo que entrevistas de emprego sejam imprevisíveis e os entrevistadores possam perguntar qualquer coisa relacionada à sua área, existem algumas perguntas que costumam se repetir nessas ocasiões. “Fale sobre as suas experiências anteriores”, “onde você se vê daqui a cinco anos?” e perguntas sobre a sua instrução são bem recorrentes.
Mas as perguntas que mais deixam o entrevistado sem saber o que fazer são as que tratam de seus pontos fortes e fracos. Especialmente quando se trata de falar sobre seus pontos fracos, as pessoas não sabem o que dizer. Sempre se pensa que o ponto fraco em questão é algo que pode prejudicá-lo na hora de conseguir a vaga e ninguém quer dar um tiro no pé assim.
Porém, se essa pergunta surgir, você deve estar preparado! Veja nossas dicas para lidar com isso em uma entrevista de emprego.

Pesquise sobre a empresa

Antes de ir para a entrevista, faça seu dever de casa: pesquise tudo o que puder sobre a empresa. Se conseguir falar com alguém que trabalha lá, melhor ainda. Procure entender qual será o seu cargo, caso o consiga, e quais são as qualidades necessárias para exercê-lo. Isso vai evitar que você responda que seu defeito é “não se acostumar rápido com novas tecnologias” em uma entrevista de emprego para gerente de tecnologia da informação.

Não use falsos defeitos

Muitas pessoas partem para clichês nesses momentos e dizem que seus maiores defeitos são “ser perfeccionista” ou “se importar demais”. Não faça isso! Mesmo que essas duas características possam, sim, ser defeitos, fica claro para o entrevistador quer ver você virar o jogo e fazer parecer que seus defeitos são, na verdade, qualidades. Esse é um bom momento para mostrar humildade e assumir seus defeitos de fato. Seja sincero.

Fale de algo que você está trabalhando pra superar

Falar de um defeito seu fica mais fácil quando você mostrar o que está fazendo para superá-lo. Se você foi muito impaciente, conte para o entrevistador que melhorou ao longo dos anos e como fez isso. Se você se esquece das coisas com facilidade, fale para ele sobre como aprendeu a ser mais organizado e utilizar vários métodos diferentes para não se esquecer de compromissos importantes. Mostre que, como um ser humano, você tem defeitos e, como uma boa pessoa, está lutando para ajustá-los.

Fale de alguma fraqueza relacionada à área

Como é preciso ter muitas qualificações para conseguir um bom emprego, seu ponto fraco pode estar relacionado a essas qualificações. Por exemplo, se o mercado em sua área exigir uma segunda língua, seu defeito pode ser “não ser fluente em inglês”. Do mesmo modo, você pode mostrar ao entrevistador que pretende melhorar e dizer que quer fazer cursos, trabalhar no exterior ou mesmo estudar mais.
O mais importante é que você entenda que perguntar sobre suas fraquezas é um jeito que o entrevistador tem de descobrir como você lida com problemas e divergências. Mostre a ele que não se envergonha de seus defeitos – afinal, eles são uma parte sua – mas que sabe onde pode melhorar. Um funcionário que sabe que precisa crescer é um bom funcionário!
Quais são as suas dicas para lidar com perguntas sobre fraquezas em entrevistas de emprego? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Ajuda na Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.