Como ingressar na faculdade?

Após o Ensino Médio, chega a hora tão desejada e temida pela maioria dos estudantes: ingressar em uma faculdade. Você já escolheu o curso, já se preparou psicologicamente e estudou bastante, mas surge a dúvida: como fazer para entrar?

Antigamente, o vestibular reinava soberano como critério de seleção para conseguir a tão sonhada vaga em um curso superior. Mas atualmente, há vários modos de se ingressar em uma faculdade e, às vezes, nem é tão difícil quanto se imagina. Confira abaixo como ingressar na faculdade:

PRAVALER

Maior programa de crédito universitário privado do país destinado exclusivamente à educação. Já ajudou mais de 40 mil alunos a pagar a faculdade sem passar aperto no final do mês, parcelando o pagamento das mensalidades. Com o PRAVALER, você resolve de um jeito rápido, fácil e sem burocracia como pagar sem aperto sua graduação, pós-graduação, curso técnico ou livre.
Descubra as vantagens de contratar o PRAVALER:

  • Maior programa privado de crédito universitário do país.
  • Pré-aprovação na hora.
  • Pode ser solicitado o ano todo.
  • Não precisa ter feito o ENEM.
  • Não precisa ter conta bancária.
  • Não tem limite de vagas.

Saiba mais em: PORTAL PRAVALER

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada todo ano pelo Ministério da Educação (MEC), aos estudantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio.

Durante a realização da prova, que costuma durar dois dias, são cobrados os seguintes conteúdos:

  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação.

A maioria das faculdades e universidades considera o ENEM um bom método de seleção, abolindo o vestibular tradicional e se baseando na nota do exame para selecionar os candidatos a ingressar em seus cursos.

Atenção: não basta apenas passar no ENEM para garantir sua vaga. É necessário passar bem colocado. Algumas faculdades exigem uma nota mínima para inscrição. E quanto mais concorrido o curso e/ou a faculdade é, mais alta é essa nota.

Vestibular tradicional

Algumas universidades ainda se utilizam do bom e velho vestibular para selecionar seus alunos. Às vezes elas exigem somente a aprovação ou a soma das notas do vestibular com as do ENEM. Assim, é melhor se informar antecipadamente na universidade de sua escolha como será feita a seleção.

Processo seletivo

Este é mais utilizado pelas faculdades particulares. O aluno agenda previamente o horário de sua prova na universidade de sua escolha ou escolhe entre uma das datas que a instituição disponibiliza previamente. A prova pode de questões de múltipla escolha, uma redação sobre um tema pré-definido ou uma mistura dos dois.

Avaliação continuada

É um processo onde o estudante é avaliado durante os três anos do Ensino Médio, através de provas dissertativas e/ou de múltipla escolha. No último ano, as notas das provas são somadas e o estudante escolhe o curso no qual deseja se inscrever.

Avaliação seriada

Essa avaliação é feita através do histórico escolar do vestibulando, com a soma das notas de todas as matérias durante os três anos do Ensino Médio. Geralmente, essa avaliação não é utilizada sozinha, mas sim em conjunto com outras formas de avaliação, como o vestibular tradicional.

Provas de habilidades específicas

Essas provas são mais comuns em cursos como Arquitetura, Educação Física e Música, onde o estudante necessita demonstrar que domina certas habilidades que serão necessárias durante o curso escolhido, como desenho, por exemplo.

Prova agendada

Essa prova costuma ser mais utilizada pela instituição de ensino quando há vagas remanescentes. O aluno é convidado a comparecer na instituição em dia e hora previamente marcados e realiza uma prova com conteúdo análogo ao que foi exigido durante a primeira seleção.

Entrevista

Geralmente essa modalidade de seleção não é utilizada sozinha, mas sim em conjunto com outro tipo de avaliação, como o vestibular tradicional. Baseada na entrevista, a instituição seleciona os alunos com o perfil mais adequado para o curso escolhido.

E você, está estudando muito para o vestibular ou ENEM? Que métodos a universidade que você escolheu utiliza para selecionar seus alunos? Conte para a gente!

No vídeo abaixo tenha mais informações sobre o PRAVALER e se existem financiamento sem taxa de juros

Categoria: Faculdade

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.