Como lidar com a frustração nos estudos ou no trabalho?

Os serem humanos têm a capacidade de identificar seus desejos e, dentro das possibilidades individuais de cada um, tentar conquista-los. Porém, quando estes não acontecem da forma como esperamos, nossas emoções negativas são transformadas no sentindo de frustração.
A frustração é normal e pode acontecer a todos, principalmente diante da incapacidade de atingir um objetivo ou alcançar suas expectativas. Seja qual for o motivo, é importante aprender a lidar com este sentimento e entende-lo de forma positiva, aprendendo com seus erros e mudando as estratégias que resultaram na falha.
Confira algumas dicas para lidar com a frustração nos estudos ou no trabalho:

Analise a situação

O primeiro passo para lidar com a frustração é analisar com calma a situação da qual ela decorre. Procure destrinchar o fator, refletir sobre o que deu errado e sobre seus níveis de expectativa. Analise se seus esforços foram suficientes. A autoanálise e o processo de reflexão sobre o que se passou são fundamentais para superar a frustração e investir em uma estratégia para reverter a situação.
No caso de resultados negativos nos vestibulares, por exemplo, procure identificar seus erros e as disciplinas em que teve baixo desempenho. Avaliar a situação permite que você se utilize de uma situação frustrante para entender seus pontos fracos e melhorá-los.

Lembre-se das suas qualidades

Muitas vezes, criamos expectativas muito altas e somos extremamente críticos com relação ao nosso desempenho, esquecendo nossas qualidades e pontos fortes. É fundamental, nos momentos de frustração, lembrar-se das suas habilidades, de forma a não encarar a rejeição ou quebra de expectativas como incapacidade de fazer algo. Procure recodificar a situação de frustração e entende-la como uma forma de aprender novos conceitos e organizar informações de forma diferente para alcançar seus objetivos.

Pare de pensar no assunto

Após avaliar e entender as razões envolvidas em uma situação de fracasso, é importante deixa-la para trás, ou seja, não ficar incansavelmente pensando no que aconteceu e remoendo seus sentimentos. Procure ser positivo e não deixe que as frustrações comprometam sua motivação diária: ficar ansioso e revendo os erros do passado só vai fazer com que você se chateie mais. As frustrações devem ser aceitadas de forma construtiva e utilizadas para que você entenda seus pontos fracos e desenvolva estratégias para melhorá-los.

Procure ajuda

No caso das frustrações no ambiente de trabalho, o feedback dos seus chefes e colegas pode ser uma excelente ferramenta para superar frustrações. Procure conversar com eles sobre os pontos que poderiam ser melhoradas e os fatores que podem ter levado determinado projeto ou tarefa ao fracasso.
Durante a procura de um emprego, os feedbacks também podem ser positivos, ajudando a entender os motivos pelos quais você não conseguiu determinada vaga e se preparar melhor com relação a estes para as próximas.
A frustração é normal e pode atingir a todo tipo de profissional, mas ela não deve impedir que você consiga lidar com a situação e dar o seu melhor nas próximas tentativas. Caso essa sensação não passe, procure auxílio de um especialista: psicólogos e coachs podem contribuir para que você identifique os motivos desta frustração e desenvolva ferramentas para lidar com ela.

Dedique-se a outras atividades

Atividades prazerosas, como cozinhar, fazer trabalhos manuais ou realizar exercícios físicos contribuem para melhorar sua produtividade e aumentar a sensação de bem-estar. Procure, portanto, dedicar-se a outras atividades, principalmente aquelas que permitam esvaziar a cabeça e clarear as ideias. Estas são ideais para lidar com os momentos de frustração e permitem ter mais clareza ao se lidar com estes.
Como você lida com situações frustrantes? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.