Como liderar equipes de alto desempenho? Como liderar equipes de alto desempenho?

Como liderar equipes de alto desempenho?

Se você está ou quer atingir uma posição de liderança, então sabe a importância de se ter uma equipe produtiva, unida e bem alinhada, não é verdade? Comumente chamadas de equipes de alto desempenho, estes times são responsáveis por fazer os projetos decolarem. Para isso, eles atuam com o seu máximo potencial, propondo soluções e entregando resultados.

Mas, para que uma equipe possa alcançar um alto desempenho é preciso, primeiro, de uma boa liderança que ofereça mais autonomia e liberdade aos seus liderados. Já ouviu aquela frase que diz “sozinho eu vou mais rápido, mas juntos nós vamos mais longe”?

Então, ela diz muito sobre as equipes de alto desempenho. Afinal de contas, uma coisa é juntar profissionais competentes e outra, bem diferente, é fazer com que eles colaborarem entre si, superando as individualidades e alcançando uma performance coletiva. Portanto, aqui vão algumas dicas de como liderar equipes de alto desempenho:

Estabeleça propósitos

As equipes que são motivadas a trabalharem por um propósito ou objetivo em comum, conseguem ser mais produtivas, focadas e comprometidas do que outras. No entanto, este propósito deve ser inspirador, adequado e justificar todo empenho e trabalho que estão realizando.

Trabalhe com metas

Ninguém atinge o sucesso sem saber onde quer chegar. Por isso, é tão importante trabalhar com metas. Você pode, por exemplo, permitir que as equipes ajudem na elaboração dos objetivos do grupo. Isso resultará em mais envolvimento profissional e pessoal. Além de garantir que todos irão compartilhar dos mesmos objetivos e ter o mesmo foco.

Dê autonomia e liberdade

Boas lideranças também incentivam o surgimento de lideranças espontâneas. Por isso, quanto mais autonomia e liberdade você oferece para as equipes de alto desempenho, mais produtivas elas se tornam. Talvez, em um primeiro momento, seja preciso sim definir as responsabilidades e os limites de cada integrante da equipe mas, depois disso, deixe que eles se encarreguem de controlar suas próprias demandas e prazos. Assim, você irá auxiliar a equipe, mas ao mesmo tempo, dará espaço para que o time possa aprender com seus próprios erros ao invés de esperar por alguém que resolva todos os seus problemas.

O team building pode te ajudar! 

As equipes de alto desempenho são produtivas e motivadas, mas também sabem conviver em harmonia e unidade. Isso porque os integrantes se conhecem e sabem como lidar uns com os outros, trocando ideias, experiências e interações. No entanto, isso requer confiança, convívio e afetividade. É, justamente, aqui, que entra o team building.

Um conjunto de práticas e processos que reforçam o trabalho em equipe e ajudam a definir propósitos mais claros. Para isso você pode se valer, por exemplo, de happy hours, atividades externas, práticas esportivas, reuniões de feedback e comemorações coletivas. Sabe aquela festinha de final de ano? Então, ela pode aproximar o seu time.

Por fim, você também deve estabelecer planos de desenvolvimento profissional para sua equipe e criar palestras que mostrem a importância do trabalho em conjunto, afinal de contas, é imprescindível que eles entendam que o “nós” deve vir antes do “eu”.

Características de equipes de alto desempenho:

Assim, as equipes de alto desempenho são aquelas que:

  • Trabalham com propósito;
  • Possuem metas bem definidas;
  • Sabem trabalhar em conjunto;
  • Estão alinhadas com os objetivos da empresa;
  • Recebem feedbacks constantemente, tanto positivos quanto construtivos;
  • Possuem confiança no trabalho uns dos outros;
  • São criativas e inovadoras;
  • Gostam de enfrentar desafios;
  • Trabalham com engajamento e motivação.

No entanto, é preciso aceitar que desenvolver essas características demanda tempo e paciência. Ninguém atinge o alto desempenho da noite para o dia. Mas, colocando em prática as nossas dicas, você, certamente, sentirá uma melhora nos resultados e na performance do seu time. Afinal de contas, a união faz a força.

Se você que se tornar um líder ainda mais preparado, aproveite também para ler os nossos conteúdos com dicas de liderança e competências gerenciais.

Categoria: Carreira Pravaler

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.