Como manter a motivação no trabalho?

Às vezes, mesmo quem é apaixonado pelo trabalho que faz pode se sentir desmotivado. Ter que seguir uma rotina estagnante, não ter tempo para se dedicar a algum hobbie ou se sentir parado no mesmo lugar há muito tempo pode deixar um empregado sem motivação para continuar dando o seu melhor. Mas existem formas de vencer esse sentimento, passar por cima dessa sensação de estagnação e criar motivação no trabalho. Confira nossas dicas!
Defina suas metas
Ter metas bem definidas é a chave para se manter motivado. Tenha metas diárias do que você tem que fazer, quais projetos deve terminar, com quantos clientes deve entrar em contato. Com essas metas, crie um sistema de recompensas, como tomar um café com seus amigos depois de atingi-la ou ir a um massagista no fim da semana. Mas tenha metas maiores, também, como qual vai ser seu cargo em dois anos, qual vai ser seu salário, onde esse emprego vai levá-lo. Não se deixe ficar estagnado!
Mantenha-se atualizado
É fácil ficar estagnado no trabalho e perder sua motivação quando você faz sempre as mesmas coisas. E você vai acabar fazendo sempre as mesmas coisas se não aprender a fazer outras! Desde saber lidar com um novo programa de computador até estudar uma nova língua, aprender algo novo vai deixá-lo mais animado e acrescentar às suas habilidades no trabalho. Isso pode render uma quebra de rotina ou mesmo uma promoção! Esforce-se para não ficar sempre no mesmo lugar!
Lembre-se de que não pode controlar tudo
Uma das razões para os trabalhadores perderem a motivação é o ambiente em que trabalham: colegas que não colaboram, chefes que não reconhecem seu trabalho, organização malfeita, etc. Por isso, para manter a motivação, é fundamental lembrar-se de que você não tem como controlar tudo. Você pode dar seu melhor naquele relatório, mas não tem como dizer se seu chefe vai gostar ou não. Você pode ser atencioso e simpático com todos no escritório, e, ainda assim, algum colega pode criar algum boato sobre você. Você só vai ter controle daquilo que está em suas mãos. Deixe o resto para lá!
Divirta-se!
Um ambiente de trabalho monótono e sem graça, sem dúvida nenhuma, vai deixá-lo desanimado e sem motivação. Encontre meios de se divertir em seu trabalho! Coloque uma música de que você gosta e escute em seus fones de ouvido no intervalo. Almoce em um restaurante legal. Faça amigos com quem você possa trocar ideias e tomar um café. Decore sua mesa com coisas que o deixam feliz. Encontre pequenas maneiras de deixar sua rotina mais interessante sem perder o foco no trabalho!
Essas são maneiras de deixar seu dia-a-dia no trabalho melhor e não perder sua motivação. Mesmo que a rotina seja cansativa e o ambiente, às vezes, não colabore nem um pouco, você pode se manter motivado se tiver seus objetivos bem claros, procurar ser inovador e encontrar pequenos meios de se divertir entre um projeto concluído e outro. Compartilhe conosco os seus meios de continuar motivado!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.