Como manter uma boa postura profissional?

Por useradmin

Como manter uma boa postura profissional?

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho agora ou se já trabalha há algum tempo. Com o cenário cada vez mais competitivo, algumas atitudes são um diferencial importante para quem quer fazer sucesso no mundo corporativo. A boa postura profissional é fundamental em empresas de grande ou pequeno porte, nas mais variadas áreas de atuação.

A etiqueta corporativa, as normas de conduta, a cordialidade, a boa educação, o autocontrole, a ética e a sinceridade não são coisa do passado. Pelo contrário: se tornam mais raras conforme aumentam a pressão por resultados e o estresse do ambiente de trabalho. A orientação para manter boas relações interpessoais, melhorar o clima organizacional e manter uma boa postura profissional não vai trazer nada muito complexo. Na verdade, são coisas que certamente você já sabe, mas é sempre bom lembrar. Afinal, quem não quer ter sucesso profissional, não é mesmo?

Dicas para manter uma boa postura profissional

Seu bom desempenho no trabalho não vai depender somente da sua capacidade técnica, suas competências e habilidades. Saber manter boas relações com os colegas de trabalho, chefes, funcionários de sua equipe, clientes e fornecedores contribui muito para a sua postura profissional. Pesquisas comprovam que 2/3 das demissões ocorrem devido às dificuldades de relacionamento entre funcionários. Então, cuide dessas relações!

Como você passa mais tempo no trabalho do que na sua casa, transmita sempre uma impressão positiva:
Demonstre bom humor, respeite os outros como se fossem membros da sua família, se coloque sempre no lugar da outra pessoa e fuja das brincadeiras que possam ofender.

Ouça as opiniões de todos que são importantes para você chegar a conclusões mais acertadas. Nunca ninguém sabe tudo o tempo todo. Pensamentos contrários àquilo que você acredita agregam valor. Seja flexível e, mesmo que não concorde com determinado ponto de vista, explique seus argumentos sem partir para o enfrentamento que só vai comprometer sua postura profissional.

Seja pontual. Se você acordou um horário para chegar e sair, cumpra-o, garantindo assim a boa postura profissional! Não chegue atrasado às reuniões e seja disciplinado quanto aos prazos de entrega das suas atividades. Faça um planejamento detalhado da sua rotina e organize seus horários para dar conta de tudo. Lembre-se de deixar espaços para os imprevistos e, quando o atraso for inevitável, não deixe de avisar aos envolvidos, dando seus motivos e já programando um novo prazo de entrega.

O bom senso está sempre na moda

Cuidado com o que veste para trabalhar. Existe um código de etiqueta corporativa. Do mesmo jeito que você não vai à praia de terno e evita os jeans para ir em um casamento, há roupas mais adequdas para o ambiente de trabalho. Para as mulheres, recomenda-se não exagerar nos decotes, nas saias curtas demais, nas transparências, na maquiagem e nos acessórios extravagantes. Não por moralismo ou preconceito, mas para os conhecimentos chamarem mais atenção do que a aparência. E para os homens, pede-se para evitarem bermudas e camisas desabotoadas demais.

Evite fazer ligações e atender chamadas pessoais durante o horário de trabalho. Feche as redes sociais e use o e-mail da empresa para trabalhar. Nas emergências, vá até um local mais reservado, não demore nas ligações e peça desculpas ao retornar para uma reunião, por exemplo. Os notebooks, tablets, smartphones e outros aparelhos pessoais também devem ficar em casa. E cuidado com suas publicações em redes sociais. Não entre em temas polêmicos que podem comprometer sua postura profissional.

Falando em polêmica, reflita bem antes de expressar opiniões políticas e religiosas no ambiente de trabalho. Sempre pense: “até que ponto isso pode me prejudicar ou suscitar discussões intermináveis que nada têm a ver com o trabalho?”.

Cuide para não levantar muito a voz e evite expressões grosseiras. As pessoas têm mapas mentais diferentes e o que para você faz parte do cotidiano, para o outro pode causas estranheza em relação à sua postura profissional.

Por fim, cumprimente a todos, agradeça, peça as coisas com delicadeza e olhe sempre nos olhos das pessoas – não tem coisa pior do que falar com alguém que está olhando para o teclado do computador, por exemplo.

Confira outros artigos relacionados para te ajudar a ter sucesso em sua carreira:
6 dicas para nao prejudicar o seu profissionalismo
10 dicas fundamentais para voce fazer seu marketing-pessoal

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.