Como o Google Drive pode ser útil para universitários?

Por PRAVALER

Como o Google Drive pode ser útil para universitários?

A tecnologia tem um papel fundamental nas mudanças do cotidiano. Antigamente, as bibliotecas eram as mães de todas as pesquisas e passavam-se horas para encontrar tudo o que era preciso para um trabalho de faculdade, por exemplo. Sem contar que, na maioria das vezes, os livros não podiam sair da universidade, o que fazia com que os estudantes tivessem que fazer o maior número possível de anotações sobre as pesquisas feitas.
Com o surgimento da internet e os seus buscadores, o processo de pesquisa passou a ser feito pelo uso de palavras-chaves e os resultados estavam a apenas um clique. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicativos, novos processos foram inseridos no dia a dia, principalmente dos acadêmicos. Hoje, com a tecnologia em nuvem, como o Google Drive, não é preciso, por exemplo, usar unidades de memória, como CDs e pen drives, para salvar um trabalho ou compartilhar arquivos com os colegas.
No post de hoje, listamos algumas vantagens que os universitários têm em usar o Google Drive no seu dia a dia acadêmico. Confira:
Edição de documentos por mais de um usuário
Usando o Google Drive, é possível agilizar os trabalhos em grupo sem que seja preciso despender de tempo com encontros demorados com os colegas. Tudo pode ser feito on-line: basta que um dos alunos crie o documento e depois uma lista de acesso com os e-mails dos outros membros do grupo. Todos vão ser notificados sobre o compartilhamento do documento e terão acesso para editá-lo, conforme o combinado.
Correção automática dos documentos
Tanto para trabalhos individuais quanto para os que são feitos em grupo, é possível fazer comentários em cima do texto, o que facilita a sua revisão posterior antes da versão final ficar pronta.
Compartilhar anotações e apresentações de aulas
Antes, para poder estudar, os alunos precisavam anotar tudo o que era apresentado pelo professor durante a aula. Graças ao Google Drive, hoje basta que o professor disponibilize o arquivo com todo o conteúdo ministrado e os alunos podem ter o acesso quando quiserem. Além disso, é possível compartilhar anotações pessoais com outros colegas, por documentos ou até mesmo fotos.
Acesso aos documentos de qualquer dispositivo
Uma das grandes vantagens do uso do Google Drive é que os universitários podem ter acesso a seus documentos e trabalhos de qualquer dispositivo, na hora que for necessário. Isso quer dizer que, durante a aula, é possível fazer anotações no smartphone e consultá-las posteriormente em um tablet, por exemplo.
Diminui a quantidade de cópias necessárias
Por ser um dispositivo de armazenamento em nuvem, o Google Drive possibilita que nele sejam salvos arquivos de diversos formatos e os professores podem disponibilizá-los aos alunos, evitando que precisem fazer cópias de textos para discussão em sala de aula, por exemplo. Além de praticidade, o uso do Google Drive ainda é sustentável e diminui a quantidade de papel consumido.
E você, faz uso do Google Drive no seu dia a dia? Ele ajuda com a faculdade? Conte para a gente pelos comentários!

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.