Como organizar o seu ambiente de estudos?

Para estudar não é necessária só a disposição de aprender, mas também foco, concentração e, principalmente, organização.
A organização em um ambiente de estudos é primordial para o seu bom rendimento. Quem é que gosta e consegue realizar seus estudos em um ambiente bagunçado, sujo e barulhento?
Se você se encontra perdido quando o assunto é planejamento para estudar, então venha com a gente que vamos ajudar com dicas fáceis e efetivas.
Vamos às dicas que vão ajudar você nessa jornada
Você tem várias matérias para estudar que estão dispostas em apostilas, mas em um ambiente totalmente desorganizado, como vai achar a apostila certa com aquele conteúdo programado para ser estudado no dia determinado?
Além disso, em um bom ambiente de estudos não só a organização é importante, como outros fatores: limpeza do local, som ambiente e ferramentas necessárias para ajudar com os estudos, entre outros.
Dicas importantes a serem seguidas
Se o seu objetivo é estudar para as provas escolares, vestibulares e até mesmo para concursos, essas são as dicas certas que farão com que você obtenha sucesso em seus estudos:
O ambiente de estudos tem que ser o local mais importante para você durante essa maratona de provas. Por isso, escolha um espaço onde o silêncio consegue entrar e ficar. Se você mora com outras pessoas, vale lembrá-las de que você precisa estudar e elas devem respeitar esse momento. Que tal colocar um aviso na porta do quarto ou do escritório?;
As distrações não são suas amigas. Então, desligue o computador, o tablet e, principalmente, o celular. Nada de ficar “espiando” de tempos em tempos as redes sociais e os grupos de mensagens. Estipule horários para estudos e horários para descansos, quando, aí sim, você poderá socializar com os amigos e familiares;
O material que será usado para estudar deve ser separado. Faça uma tabela de estudos, onde determinado dia você estudará tais matérias e nos outros, as demais. Tanto a tabela quanto o material preparatório devem seguir organizados. Use e abuse de canetas que possam destacar trechos importantes dos conteúdos, post-its coloridos com dicas espalhados pela casa (espelho do banheiro, porta do quarto, guarda-roupa, geladeira, etc). Busque macetes para anotar e decorar, como músicas e siglas os conteúdos necessários;
Limpeza é sinônimo de organização! Portanto, nada de comida junto à mesa, em meio aos livros, restos de chocolate perto do caderno… Crie o hábito de limpar seu cantinho de estudos pelo menos uma vez por semana, já que livros, apostilas e computadores acumulam poeira muito fácil. Quer fazer um lanchinho enquanto estuda? Não tem problema, só não crie o mau hábito de deixar acumular lixo;
Uma boa iluminação e ventilação no local de estudo são muito importantes. Não é possível se concentrar e estudar em um local mal iluminado e sem ventilação adequada, ainda mais se for em dias de calor, onde deixar a janela aberta ou ligar o ventilador (silencioso, hein?) se faz necessário. Fora que um local mal iluminado para os estudos fará com que você sinta vontade de dormir. Busque um ambiente com cores claras nas paredes e, se necessário, luminárias para o período noturno;
O conforto também é algo a se levar muito em conta. Adquira móveis confortáveis e práticos para estudar, como uma escrivaninha ou mesinha, uma cadeira ou poltrona com assento agradável, um recipiente para lixo, etc.
Pronto para começar os estudos? Então, não se esqueça das nossas dicas e coloque-as em prática para que seu sonho seja realizado de maneira tranquila.
O que você faz para seus estudos serem efetivos? Faz algo diferente do que propomos? Conte para a gente!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.