Inscrições para o ENEM 2020 – como pagar o boleto do ENEM? Inscrições para o ENEM 2020 – como pagar o boleto do ENEM?

Inscrições para o ENEM 2020 – como pagar o boleto do ENEM?

Todo mundo que irá participar do Enem 2020 e não faz parte do grupo que tem direito à isenção deverá fazer o pagamento da taxa de inscrição. Se você ainda não sabe como funciona esse processo, acompanhe este artigo para entender todos os detalhes!

O que é o boleto do Enem?

O boleto do Enem também é chamado de Guia de Recolhimento da União, a GRU. Este documento é gerado após o preenchimento do cadastro e tem o valor de 85 reais.

Para que serve o boleto do Enem?

O boleto do Enem, ou GRU, é a etapa final da inscrição e assegura a participação do estudante no exame. Sem a realização do pagamento da taxa através do documento, não será possível fazer a prova.

Quando abrem as inscrições do Enem 2020?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou as informações a respeito da edição deste ano e trouxe como grande novidade aplicação da prova na modalidade digital. As inscrições ocorrem entre 11 e 22 de maio e o edital do Enem 2020 já foi divulgado. No documento, é possível consultar todas as informações a respeito das datas e regras da prova.

Como gerar o boleto do Enem?

Após o preenchimento das informações do cadastro do Enem, o sistema deverá disponibilizar o boleto para o pagamento em algumas horas. Você poderá acessá-lo em “Pagamentos/Isenção”, no menu à esquerda.

Como baixar

Para baixar o documento, basta clicar no campo “BAIXE SEU BOLETO” no item Pagamentos/Isenção dentro da Página do Participante.


Como Gerar Boleto Do Enem

Como imprimir

Imprimir boleto do Enem é bem simples. Será gerado um documento do Banco do Brasil e no campo “Cedente” deverá constar o nome Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Clique no botão “Imprimir GRU”.


Baixar o boleto do Enem

Seu computador irá preparar a página para impressão. Clique em “Imprimir” ou “Salvar em PDF”, caso você pretenda pagar o boleto pelo celular ou precise imprimir a partir de outro computador.

Para que dê tudo certo na impressão do documento, basta seguir as seguintes recomendações:

  • Utilize folha de sulfite tamanho A4;
  • Tome cuidado para não danificar o código de barras;
  • Se possível, dê preferência a impressora do tipo jato de tinta e não realize a impressão no modo econômico.

Quando fica disponível para pagamento?

O boleto nem sempre é gerado automaticamente e o sistema pode levar algumas horas para disponibilizar o documento. Fique atento à Página do Participante!

Importante: cuidado para não cair em golpes! Não pague nenhum boleto que não seja gerado em sua página de inscrição, combinado?

Onde é possível pagar o boleto do Enem?

O pagamento de boleto do Enem deve ser feito até o dia 28 de maio, cinco dias depois do encerramento do período de inscrições, e poderá ser pago no Banco do Brasil ou qualquer outra agência bancária, casas lotéricas, agências dos Correios ou via Internet Banking. Para não correr o risco de perder as datas, fique atento aos horários de funcionamento em cada um desses meios de pagamento.

Como pagar a taxa de inscrição do Enem 2020

Além das agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios, você pode pagar a sua inscrição pelo celular ou computador através do Internet Banking.

Pode parcelar o valor do boleto do Enem?

Não. O valor deve ser pago em uma única vez, por meio do boleto gerado no momento da inscrição.

Pode pagar o boleto com cartão de crédito?

Não. O pagamento não pode ser feito com cartão de crédito e deverá ser realizado por meio do boleto nas agências bancárias, casas lotéricas ou via Internet Banking.

O que fazer se o boleto do ENEM vencer?

Caso você não consiga pagar até a data do vencimento, é possível emitir uma segunda via do boleto. Fique atento aos prazos, pois a confirmação da inscrição pode ocorrer em até cinco dias após o pagamento do valor.

Pode pagar após vencimento, com multa?

Não é possível pagar o boleto vencido com multa. Por esse motivo, é importante não deixar para fazer o pagamento muito próximo da data de encerramento, já que contratempos podem acontecer e você corre o risco de perder a inscrição. Lembre-se de que o prazo de compensação do pagamento ocorrerá até o dia 28 de maio, cinco dias após o término das inscrições.

Como emitir a segunda via do boleto do Enem 2020?

Imprimir a segunda via do documento é bem fácil! Olha só:

  1. Acesse a página https://enem.inep.gov.br/participante/
  2. Faça o login informando o CPF e a senha.
  3. Escolha a opção Acompanhamento da Inscrição.
  4. Selecione a opção Gerar novo boleto. Para imprimir, basta seguir novamente as instruções que trouxemos acima, no tópico “Como imprimir”.

Confirmação de inscrição

Após a confirmação de pagamento, na Página do Participante será possível conferir a confirmação de inscrição para o exame.

Pagamento aprovado

O prazo máximo de compensação bancária é de 72 horas a partir do pagamento do boleto. Após esse período, o sistema registra a confirmação da inscrição, que poderá ser visualizada na Página do Participante. Agora, é só aguardar a liberação do seu cartão de confirmação, em que estarão presentes algumas informações importantes para o dia do exame, como o local de prova e a opção de língua estrangeira.

Quem não precisa pagar o boleto do Enem?

Para pedir a isenção no Enem 2020, o estudante deverá se enquadrar nos critérios abaixo para garantir esse benefício. Acompanhe!

  • Estudantes da rede pública de ensino que estejam cursando o último ano do Ensino Médio em 2020
  • Candidatos com renda mensal comprovada de até um salário mínimo e meio e que tenham cursado o todo Ensino Médio na rede pública ou que obtiveram bolsa integral em escolas particulares.
  • Candidatos que se declararam em situação de vulnerabilidade econômica e que se inscreveram no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Deverá ser comprovada renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

É possível pedir o dinheiro de volta caso desista de fazer o Enem?

Não. Não é possível se desinscrever e a taxa de inscrição não é reembolsável em nenhuma situação, exceto em caso de cancelamento do exame pelo Governo Federal.

Calendário do Enem 2020

Para você não perder nenhuma data importante e poder se planejar para fazer o Enem 2020, fique atento à todas as etapas da inscrição e da aplicação da prova na tabela abaixo!

CALENDÁRIO ENEM 2020

Justificativa de ausência no Enem 2019 e solicitação de isenção da taxa de inscrição

06 a 17/04/2020

Resultado do pedido de isenção

24/04/2020

Recurso do Pedido de isenção

27/04 a 01/05/2020

Resultado do recurso

07/05/2020

Inscrições do Enem 2020

11 a 27/05/2020

Pagamento da taxa de inscrição

11 a 10/06/2020

Atendimento Especializado

11 a 27/05/2020

Resultado do Atendimento Especializado

29/05/2020

Recurso do Atendimento Especializado

Resultado do recurso

Solicitação do Nome Social

01 a 06/06/2020

Resultado do Nome Social

Divulgado individualmente

Recurso do Nome Social

Até três dias após a divulgação do resultado

Resultado do recurso

Divulgado individualmente

Aplicação do Enem Digital 2020:

31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

Aplicação do Enem provas tradicionais:

17 e 24 de janeiro de 2021

Com a inscrição feita, chega o momento de estudar para a prova e conseguir um excelente desempenho. Para ajudar você nessa missão, confira as dicas de estudo que disponibilizamos no blog para você se preparar.

Boa prova!

Categoria: ENEMPRASABER
Tags:

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.