Como reduzir o estresse da faculdade

Por useradmin

Como reduzir o estresse da faculdade

O estresse é um conhecido vilão da vida moderna, sendo cada vez mais comum na realidade das grandes cidades. Profissionais de diferentes áreas têm convivido com esse problema, assim como estudantes universitários, em especial, aqueles que acumulam trabalho e estudo ao longo do dia.

Assim, é preciso cuidado. Ignorar os sinais do estresse pode levar você a problemas ainda maiores. Por isso esse tema precisa ser tratado com atenção. Saiba mais na sequência e aprenda como reduzir o estresse da faculdade.

Riscos do estresse

Uma vida sob estresse pode trazer uma série de problemas para o corpo humano. Casos de doenças vasculares costumam estar associados a uma rotina onde a pessoa se sente mais pressionada do que aquilo que é capaz de suportar.

Em função disso, podem surgir consequências para órgãos como o cérebro e o coração. Não à toa, entidades públicas estão sempre organizando campanhas de conscientização e combate ao estresse, iniciativas importantes para orientar a população a se prevenir de situações que causam problemas desse tipo.

Mesmo algumas consequências menos aparentes do estresse ainda podem trazer prejuízos para a pessoa em um contexto social. É o caso da irritabilidade e falta de foco. Quando alguém está sob estresse, essa pessoa pode acabar apresentando resultados abaixo dos esperados por não estar com a cabeça tranquila. E é nesse ponto que o problema se agrava no caso do estudante universitário.

Dicas para reduzir o estresse

De uma maneira geral, o mais importante é procurar ter um estilo de vida mais equilibrado. Isso vale para qualquer pessoa em qualquer área. Criando meios para manter o corpo em atividade, descansando a mente e se esforçando para construir um relacionamento harmônico com colegas de estudo ou trabalho, é possível diminuir a carga de estresse mesmo em atividades que costumam exigir mais das pessoas.

Para ajudar você em relação a isso, preparamos algumas dicas. Confira.

Pratique exercícios físicos

Comece a fazer exercícios fisicos - PRAVALER
A atividade física de rotina ajuda a liberar endorfina, um hormônio associado ao sentimento de prazer. Quando você pratica algum esporte ao menos três vezes por semana, consegue fazer com que seu corpo trabalhe mais e, além de liberar endorfina, também tende a entrar em forma e se sentir melhor consigo mesmo.

Comece a meditar

Comece a meditar para reduzir o estresse -PRAVALER
A meditação é uma prática que ajuda você a colocar a cabeça no lugar. Ela é indicada para todas as pessoas e quando inserida na rotina, permite não somente limpar a mente, mas também gerar paz de espírito.

Quando medita, a pessoa trabalha a concentração e o bem-estar mental. Ao fim da atividade, ela tem como se sentir melhor para a sequência de seu dia.

Descanse e alimente-se bem

descanse e alimente-se bem para reduzir o estresse - PRAVALER
O descanso também é necessário no combate ao estresse. Dormir ao menos oito horas por dia, preservar os fins de semana e diminuir a quantidade de horas seguidas em uma mesma atividade são práticas recomendadas para quem deseja ganhar em qualidade de vida.

Além disso, comer bem, preferindo alimentos mais leves e naturais, também ajuda o seu corpo a trabalhar melhor e a sua mente a funcionar adequadamente.

Esportes recomendados

Existem várias atividades que, uma vez inseridas na sua rotina, fazem você melhorar em diversos aspectos. Conheça os esportes mais indicados para a sua saúde física e mental.

Natação

A natação é um esporte que exige bastante do corpo humano, além de trabalhar com a concentração. Para nadar bem é preciso ter foco e trabalhar com toda a musculatura.

A consequência disso é o praticante se sentir energizado para dar continuidade à sua rotina.

Corrida

Correr não deixa de ser uma forma de você meditar. Quando a atividade se torna um hábito a ponto de o praticante se concentrar 100% naquilo que faz, ela passa a trazer benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente, algo fundamental no combate ao estresse.

Esportes coletivos

Estar com outras pessoas em atividades prazerosas também ajuda você a lidar com a pressão do dia a dia. Por isso, buscar momentos assim é importante. Descubra qual esporte coletivo mais te agrada e passe a se dedicar a ele: futebol, vôlei e basquete são algumas boas opções.

Técnicas de meditação

Existem formas diferentes de se conectar consigo mesmo. Para ajudar você, reunimos algumas das técnicas mais conhecidas.

Mindfulness ou atenção plena

Consiste na contemplação e atenção total ao que está ao redor. Neste método, o praticante aceita o momento e observa, sem julgamentos, não somente seus pensamentos, mas também suas sensações e emoções.

Respiração

Basta se posicionar confortavelmente para observar a própria respiração e o comportamento do corpo diante dela. Tente deixar de lado todo o ambiente externo e se concentre na entrada e saída de ar nesse processo. Inspire e expire pelo nariz lentamente.

Mantra

Determinadas palavras e frases costumam ajudar você a se conectar consigo mesmo, deixando uma sensação de bem-estar e paz: são os mantras que, em função de sua vibração sonora, guiam o praticante ao longo do processo.

Como reduzir o estresse da faculdade

Em ambiente acadêmico, algumas ações podem ajudar você a lidar melhor com as exigências, trazendo bem-estar. As principais são as seguintes.

Construa bons relacionamentos

É importante você se dar bem com os seus pares. Um bom ambiente ajuda a suportar qualquer pressão e torna mais leve a sua busca por objetivos.

Procure se relacionar melhor com as pessoas. Isso facilita o seu progresso e ajuda a combater o estresse.

Defina prioridades

Um bom planejamento pode ser o que você precisa para se tornar mais produtivo na faculdade e assim diminuir o estresse. Comece pensando naquilo que realmente importa na atual fase da sua vida e coloque isso como prioridade.

Estude as matérias com maior grau de exigência antes das demais e reveja seus hábitos. Isso será importante para colocar a sua vida em ordem.

Não acumule atividades

O ambiente estudantil pode ser atraente de diversas maneiras, tanto do ponto de vista acadêmico quanto social. Entretanto, o acúmulo de atividades pode gerar em você um desgaste desnecessário. É preciso rever a sua rotina e facilitar as coisas.

Trabalhe em grupo

Grupos de estudo podem ser um caminho para você melhorar seus resultados. Com 3 ou 4 pessoas você pode criar um processo para rever as atividades da semana e dessa forma estudar de maneira colaborativa.

Essa dica é especialmente interessante quando você conhece pessoas que têm facilidade em matérias difíceis para você e quando pode você sente que pode contribuir com seus colegas. O fato é que um bom rendimento acadêmico ajuda a aumentar sua autoestima, algo fundamental no combate ao estresse.

Saiba o que fazer diante do estresse

Se você já se sente afetado pelo problema, tire um tempo para cuidar de si mesmo. É recomendável procurar ajuda profissional em casos extremos. Somente assim você terá como reduzir o estresse da faculdade ou de qualquer atividade que faça.

Tente refletir a respeito da sua própria vida. O estresse pode ter uma ação silenciosa, mas se manifestar por meio de problemas como obesidade e dores de cabeça.

Se você tem identificado situações assim, provavelmente já se encontra em um estágio mais avançado. É hora de procurar meios para amenizar o estresse na sua rotina.

Não deixe que a faculdade seja uma “máquina de moer gente”, termo comum em meio acadêmico. Sentindo-se pressionado, respire e encontre um caminho.

Em alguns momentos, trocar a rotina por atividades mais lúdicas, ao ar livre e próximo a pessoas que trazem bem-estar, pode ser o suficiente para você recarregar suas energias.

Em último caso, rever as próprias escolhas também pode ser uma solução. Se você não se sente bem na atividade que faz e não consegue se adaptar às pessoas no ambiente em que se encontra, repense se é isso mesmo o que você quer. De repente, uma mudança é o suficiente para colocar as coisas em ordem.

Cuidado com as comparações

Esteja atento ao seu progresso, evitando que ele seja pautado pela comparação com as outras pessoas. O ideal é que você tire boas notas, não que esteja sempre acima dos demais. Não compreender isso pode criar uma necessidade na sua cabeça que só será suprida com resultados extraordinários.

Por isso, a dica aqui é ter foco no próprio desenvolvimento e tentar diminuir a importância da comparação na sua vida. Se você costuma se sentir frustrado mesmo com resultados considerados bons pelos professores, pode ser que o seu problema esteja mais na maneira como você se vê diante do outro do que em si mesmo.

Em busca de como reduzir o estresse da faculdade, uma mudança na maneira de ver o mundo pode parecer difícil no começo, mas tenha ciência de que, se esforçando para conseguir, você terá benefícios incríveis no futuro. Por isso, comece dando o primeiro passo.

Atenção à questão financeira

É natural que as pessoas se sintam pressionadas diante de dificuldades financeiras. Estar sempre passando por situações que envolvem cobranças e acúmulo de dívidas é algo que dificulta demais a relação de qualquer indivíduo com o mundo.

É nesse sentido que você precisa se preocupar com a questão do financiamento estudantil. Muitas vezes, um acordo não muito vantajoso pode ser a origem de seus problemas, causando estresse.

Por isso, vale a pena conhecer alternativas como o PRAVALER, um programa diferenciado de financiamento estudantil que oferece condições atraentes para os participantes.

Agora que sabe como reduzir o estresse da faculdade, conheça melhor o PRAVALER e faça a sua simulação.

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Categoria: Faculdade

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