Como saber se você escolheu a carreira dos seus sonhos?

Ao final do Ensino Médio, são comuns entre os estudantes dúvidas e questionamentos com relação à carreira que devem seguir. A escolha da profissão envolve não somente pesquisas, testes vocacionais e conversas com profissionais de diferentes áreas, mas também uma certa intuição do estudante com relação à sua própria personalidade e às atividades que mais gosta de desenvolver.
Porém, somente no mercado de trabalho, ao aplicar na prática seus conhecimentos teóricos e lidar com o dia a dia da profissão que escolheu, o jovem é capaz de identificar se realmente fez a escolha certa. Como você se sente sobre a escolha da sua carreira? Confira alguns questionamentos que permitem identificar se você escolheu a carreira dos seus sonhos:
Como anda sua motivação?
A motivação para o dia a dia profissional e para enfrentar os desafios da profissão que escolheu é um dos principais indícios de que você optou pela carreira certa. Qualquer que tenha sido a sua escolha, o mercado de trabalho vai apresentar desafios e alguns dias serão mais difíceis do que outros. A motivação e o amor ao trabalho fazem, porém, com que estes sejam mais facilmente superados.
Como você fala do seu trabalho?
Pessoas que optaram pela carreira certa têm prazer em falar das empresas em que trabalham, do trabalho que desenvolvem e de questões relacionadas à sua vida profissional. Assim, se você não consegue entender amigos e familiares que reclamam de seus trabalhos e estão profundamente insatisfeitos com suas carreiras, é provável que você tenha escolhido a profissão certa.
Como tem sido o seu desempenho profissional?
O desempenho do profissional no desenvolvimento de suas atividades reflete sua satisfação com o trabalho que realiza, o ambiente em que se insere e a carreira que escolheu. Escolher a carreira dos seus sonhos significa, assim, buscar ser cada vez melhor, ler sobre assuntos relacionados a ela e propor novas ideias. O seu desenvolvimento como profissional na área que escolheu está diretamente ligado a ter ou não realizado a escolha certa.
Como você se sente sobre suas obrigações?
Qualquer atividade profissional apresenta obrigações a serem cumpridas e é claro que nem todas as tarefas são extremamente prazerosas em sua realização. Porém, o profissional satisfeito com sua escolha de carreira encara de forma bem-humorada estas obrigações e procura cumpri-las da melhor forma possível.
Como são seus relacionamentos no trabalho?
Profissionais satisfeitos com suas escolhas profissionais costumam apresentar melhor relacionamento com seus colegas de trabalho e com a empresa onde trabalham. Gostar de passar tempo com seus colegas de trabalho, participar de atividades externas ao cotidiano da empresa e se sentir à vontade no seu ambiente de trabalho são sinais de que você escolheu a carreira certa.
Você acredita no que faz?
Este é um dos questionamentos mais importantes a se fazer a si mesmo. Acreditar no trabalho que desenvolve e na cultura da empresa onde trabalha são elementos essenciais ao sucesso e à satisfação do profissional com relação às suas escolhas. Procure analisar as atividades que você realiza e identificar de que forma elas são relevantes para os seus próprios valores.

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.