Como se adaptar à vida depois da faculdade

Após a conclusão da universidade e todas as celebrações envolvidas, é comum que o jovem se depare com a seguinte questão: o que fazer? O início desta nova fase pode ser estressante para muitos e o medo do desconhecido é normal, principalmente diante da independência e das novas responsabilidades da vida após a faculdade.

Isso acontece porque ao longo dos anos escolares e da graduação nos acostumamos ao papel de estudante, de forma que ao fim da fase de aulas, provas e tarefas de casa, as diversas opções de caminhos a serem seguidos e o tempo livre podem ser assustadores. O fato é que não existem fórmulas prontas para enfrentar este momento e garantir um futuro de sucesso, mas algumas dicas podem ser valiosas:

Estágio e emprego

A efetivação ao final do período de estágio é uma excelente oportunidade e um dos caminhos mais comuns para o jovem que conclui a universidade. Caso este não seja o seu caso, tenha calma. Este é o momento de pensar na sua carreira e investir em vagas relacionadas à sua graduação. Muito além de um bom diploma, a experiência de trabalho é um dos fatores mais importantes para o sucesso profissional, de forma que o momento da graduação é ideal para que o jovem se dedique a um emprego e cresça na carreira que escolheu.

Tempo livre

Com o fim das obrigações acadêmicas, é normal que você se depare com um tempo livre que não existia até então. Mas o que fazer com ele? Este é o momento de investir em projetos pessoais: por que não fazer agora aquela viagem que você já vinha planejando há tempos? Procure rever seus projetos e investir em atividades para as quais você não tinha tempo durante a graduação: visite amigos que moram longe, leia livros sobre assuntos diferentes, realize cursos, aprenda outra língua. O importante aqui é planejar este tempo livre e procurar se ocupar com projetos que vinham sendo deixados para depois.

Estudos

Seja qual for a carreira que você escolheu, a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de novas habilidades são fundamentais para se inserir no mercado de trabalho. Diante do contexto de crise econômica no Brasil, com elevados índices de desemprego, este pode ser o momento para explorar campos pelos quais você se interessa e se dedicar a novos aprendizados. Estes contribuem não somente para o seu currículo, mas também para o seu desenvolvimento como um profissional mais completo e especializado.

Contato com colegas

O contato com os colegas da graduação é muito positivo durante esta fase de adaptação. Isso porque eles se encontram em uma situação parecida com a sua e são, portanto, excelentes companhias para compartilhar experiências. Além disso, podem ser ótimos contatos profissionais, oferecendo possíveis oportunidades de emprego. É comum também que as universidades ofereçam eventos com a participação de ex-alunos, possibilitando não somente reencontrar colegas, mas conhecer pessoas, conversar com professores e se informar sobre aspectos da sua vida profissional.

Como você vem lidando com o término da graduação? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Categoria: FaculdadePrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.