Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
5 dicas de como se preparar para o Enem utilizando recursos na internet 5 dicas de como se preparar para o Enem utilizando recursos na internet

5 dicas de como se preparar para o Enem utilizando recursos na internet

Quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), uma consideração é unânime: o estudante deve se preparar com antecedência. Não é aconselhado acumular os estudos para as semanas que antecedem o exame, pois isso pode deixar o candidato ansioso e atrapalhar o desempenho na hora da prova.

Com uma geração conectada 24 horas por dia, a internet tem sido cada vez mais utilizada para os estudos, inclusive na preparação para o Enem, que atualmente é o principal meio de ingresso nas universidades. São sites, blogs, aplicativos e materiais diversos disponíveis em sua maior parte gratuitamente.

E foi pensando nesses estudantes que preparamos este artigo com dicas de como se preparar para o Enem e conquistar ótimas notas.

Como se preparar para o Enem com ferramentas da internet

Antes de iniciar seus estudos e selecionar as ferramentas que serão utilizadas, vale a pena conhecer bem o Enem, pois trata-se de uma prova diferente, que mede as competências do aluno e suas habilidades em níveis fácil, médio e difícil.

Por que conhecer o exame é importante antes de estudar? Simples: porque a prova é única! Não adianta estudar por questões de outros vestibulares, o ideal é acessar provas anteriores do Enem. Depois que você souber quais são as matérias exigidas, o tipo de prova e como fazer a redação, saberá quais ferramentas na internet serão realmente úteis. Uma delas são os simulados do Enem disponíveis online.

Além disso, no edital do Enem, é possível ter acesso ao conteúdo programático de todas as áreas. Acessando o edital do ano em que vai prestar o Enem, o estudante pode pontuar o conteúdo em que há maior dificuldade. Assim, é possível filtrar essas informações e procurar sites que ofereçam material ligado à matriz proposta pelo exame.

Veja também: Cronograma Enem: veja o calendário das provas!

No Enem, são comuns questões que envolvem fatos e temáticas que ganharam destaque no Brasil e no mundo. O ideal é que os estudantes busquem também informações sobre temas atuais. No entanto, antes de começar, é importante ter um cronograma de estudos, pois é essencial estabelecer uma rotina e cumprir com disciplina o tempo proposto.

Veja a seguir como se preparar para o Enem com o apoio de recursos disponíveis na internet.

Exercícios

Além da leitura dos temas previstos para a prova, é importante que os estudantes tentem resolver questões similares as que serão cobradas no dia. Para otimizar os resultados, conhecer as edições anteriores do exame, tentando responder às perguntas propostas também é uma forma de se preparar para o Enem. Para isso, acesse as provas e gabaritos do Enem de outros anos e compare as suas respostas com o gabarito oficial.

Outra opção é fazer o ENAE (Exame Nacional Amigo Edu), totalmente gratuito e 100% online e oferece um simulado do Enem para você testar suas habilidades. Além disso, também oferece gabarito comentado de todas as questões, com as respostas e explicação sobre cada pergunta para você entender o raciocínio lógico de cada questão. E melhor ainda: se inscrevendo no exame e indicando outros amigos, você recebe a sua redação comentada.

Redação

A parte mais temida da prova para alguns candidatos também exige muito treino. Assim como nos simulados, é possível que os alunos exercitem a redação do Enem em plataformas online. Em alguns casos, os sites oferecem uma devolutiva do texto, apontando os principais erros, como é o caso do ENAE.

Simulados

Os estudantes que pretendem fazer o Enem podem realizar uma prévia da avaliação utilizando questões do próprio Enem. No Simulado Enem, é possível selecionar o número de perguntas por área e ver a porcentagem de acertos ao final.

O simulado também é uma ótima forma de calcular o tempo gasto em cada prova e, assim, determinar qual merece mais dedicação nos estudos. Aqui no blog do Pravaler você encontra simulados disponíveis para você praticar.

Videoaulas

Estudar sozinho pode se tornar monótono e cansativo. Nesse caso, o estudante pode buscar ajuda com especialistas e até mesmo com alunos que postam vídeos na internet. Alguns canais possuem acesso pago, mas em uma pesquisa rápida é possível encontrar plataformas de vídeos online que oferecem o conteúdo de graça.

Redes sociais

Parece contraditório falar em estudar por meio das redes sociais, mas é possível. Existem grupos que discutem os mais variados temas, com dicas que são trocadas entre os membros. Outra opção é realizar uma triagem de páginas com conteúdo informativo para seguir. Assim, os usuários poderão se preparar para o Enem e ficar atualizados sobre os principais temas da atualidade.

Dicas para passar no Enem

Veja algumas dicas de como se preparar para o Enem e ter um bom aproveitamento nos estudos para conquistar a aprovação:

  • Leia bastante e escreva os principais tópicos em forma de resumo;
  • Faça muitos exercícios e simulados, pois eles ajudam a se acostumar com o estilo da prova e ainda favorecem a fixação dos assuntos;
  • Esteja sempre atualizado não apenas no que se refere ao Enem, mas a todas as áreas de conhecimento cobradas na prova. Para isso, esteja sempre de olho nas notícias e artigos especializados publicados em sites;
  • Organize sua metodologia de estudos. Não adianta estudar de qualquer jeito, sem um planejamento prévio. Divida seu tempo de acordo com os objetivos: resolução de exercícios, resumos, leituras, etc.

Agora é com você, bons estudos!

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ENEMPrasaber
Tags:
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter