Como ser menos distraído no trabalho?

Por useradmin

Como ser menos distraído no trabalho?

Você acha que o seu rendimento no trabalho não é tão bom quanto poderia? A explicação pode estar na dificuldade de concentração. Muitas vezes, o problema pode ser solucionado quando são eliminadas as distrações. Deixar de checar os e-mails em meio a uma tarefa importante, por exemplo, é uma maneira de manter o foco na atividade que você está desenvolvendo.

Para construir uma carreira de sucesso, são necessários alguns requisitos: um bom currículo e boas referências são dois dos mais importantes. Para garantir uma excelente referência ou até mesmo conquistar promoções dentro da empresa, é preciso mostrar um bom desempenho. Eliminar as distrações e manter o foco no trabalho é essencial para isso.

Veja as nossas dicas para ser menos distraído no trabalho

Faça um planejamento diário das suas tarefas

Comece mantendo o seu dia a dia de trabalho bem organizado. Fazer uma lista com todas as tarefas que devem ser cumpridas durante o dia é o primeiro passo. Em seguida, organize estas tarefas em ordem de urgência ou prioridade. Lembre-se de fazer um planejamento flexível e de deixá-lo adequado às suas horas de trabalho. Não adianta colocar uma infinidade de atividades no cronograma mesmo sabendo que não poderá cumpri-las; o sentimento de frustração pode atrapalhar ainda mais a sua concentração.

Não se responsabilize por muitas atividades ao mesmo tempo

Se você se sente distraído no trabalho, pode ser uma boa ideia mudar a forma como você desempenha as suas tarefas. Fazer diferentes tarefas ao mesmo tempo, por exemplo, pode prejudicar a sua concentração. Por isso, procure passar pelo menos uma hora em uma atividade antes de checar os seus e-mails. Também é indicado terminar uma tarefa antes de se dedicar a outra. Compare os seus resultados antes e depois destas mudanças e analise se esta é mesmo a melhor estratégia de trabalho para você.

Evite checar as redes sociais e sites de notícias

A internet pode ajudar a acelerar o seu trabalho de diversas maneiras, mas também pode ser uma das maiores distrações durante as suas horas na empresa. Evite que isso aconteça: desligue a internet do celular ou silencie a conversa dos grupos mais movimentados do WhatsApp durante o período em que você está trabalhando. Evite abrir sites de notícias, blogs e outros endereços que possam desviar a sua atenção.

Estabeleça pequenos intervalos a cada uma ou uma hora e meia de trabalho. Durante este tempo, você pode responder a mensagens de redes sociais ou ler algum artigo interessante. Este descanso também é necessário para ajudar a manter a mente focada.

Pratique atividades que ajudem a manter a mente focada

Existem algumas atividades que ajudam a melhorar o seu poder de concentração. Elas contribuem para que a sua mente fique focada no que é importante e evitam que o seu foco seja prejudicado por distrações. Um excelente exemplo é a meditação. Experimente meditar uma hora por dia para aumentar a sua concentração e diminuir a sua vulnerabilidade a estímulos externos.

Que outras dicas você considera relevantes para quem busca ser menos distraído no trabalho? Compartilhe nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.