Como tirar bom proveito da leitura durante os estudos?

Algo que acontece com todos os estudantes pelo menos uma vez: ler um texto várias vezes e, ainda assim, não entender uma palavra do que ele diz. Essa é a fonte de frustração da maioria dos estudantes, porque passa a sensação de que não entendemos porque somos incapazes de entender. Mas esse não é o caso!
Na verdade, quando isso acontece, é porque nossa leitura não está sendo produtiva. Para entender uma matéria, só ler o livro não é o suficiente. Você tem que interagir com ele! E existem alguns macetes para conseguir fazer isso. Veja abaixo:

Faça uma leitura global do texto antes de começar

Antes de ler o texto por completo, você deve começar com uma leitura mais global, de reconhecimento. Veja se o texto tem um prefácio, notas de rodapé, quadros explicativos e elementos que o diferenciam. Veja quem é o autor e o que você deve saber sobre ele. Compreenda como o texto está organizado, qual é a sequência em que ele se desenrola e o que você pode tirar disso.
Mas, especialmente, descubra qual é a intenção em ler esse texto. Por que o professor pediu para que você lesse? Por que ele é essencial para passar no concurso? Por que ele vai cair na prova? Tenha essa compreensão antes de ler.

Faça anotações pertinentes

Use as margens das páginas ou cole post-its para anotar o que for pertinente: questões, relações, ideias ou mesmo lembretes de que aquilo é importante e não pode ser esquecido. Isso vai ajudá-lo a lembrar no que você pensou enquanto estava lendo sem interromper sua leitura. Ter essas anotações é uma mão na roda durante as aulas, para levantar questões para os professores e também na hora de revisar para a prova.

Faça perguntas ao texto

Você pode achar que ter dúvidas durante o texto é sinal de que você não entendeu nada. Mas não é assim: ter dúvidas pode ser um indicativo de que você é um questionador e está entendendo tão bem o texto que pode fazer perguntas sobre o assunto para conhecê-lo melhor. Isso só faz seu conhecimento se expandir cada vez mais!

Tenha seu próprio sistema de símbolos

Muitas vezes achamos que estudar um texto é sublinhar as partes mais importantes – e só. Esse método pode deixá-lo com uma página toda sublinhada e sem nenhuma pista do que é realmente importante! Por isso, quando for estudar um texto, tenha seu próprio sistema de símbolos e marcações.
Você pode circular palavras-chave, sublinhar conceitos, marcar com asteriscos o que é mais importante, colocar uma exclamação naquilo que o surpreendeu e ponto de interrogação naquilo que trouxer mais dúvidas. O importante é ter um sistema que funcione para você!
Prestando atenção nesses macetes, vai ser muito mais fácil ler e compreender a matéria estudada. Você vai se envolver com o texto, fazer perguntas, procurar respostas e não apenas ler passivamente – o que não serve nem mesmo para decorar fórmulas.
E você, tem alguma dica de como aproveitar melhor suas leituras? Conte para a gente!

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.