Como uma segunda língua pode impulsionar sua vida?

Por useradmin

Como uma segunda língua pode impulsionar sua vida?

Não importa se você está na escola, na faculdade, no trabalho e mesmo se está ou não de férias: você com certeza tem certo contato diário com uma língua estrangeira. Talvez, tenha até vontade de aprender uma. Mas estudar outra língua pode ter muitas dificuldades e muitas pessoas não querem ter que aprender todo um novo idioma.
Porém, aprender um segundo idioma pode transformar sua vida e impulsionar sua carreira de muitas maneiras. Quer saber como?

Mais oportunidades no mercado de trabalho

Como o mundo está cada vez mais globalizado, quem pode se comunicar em mais de uma língua é privilegiado. Você pode ser especialista em uma área, mas se a empresa em questão precisa de um especialista que seja capaz de lidar com os clientes internacionais, você não vai conseguir o trabalho sem uma segunda língua. Se o idioma for inglês, o mais requisitado no Brasil, você já tem mais chances de conseguir o emprego do que os 95% da população que não falam o idioma.

Melhor compreensão do português

Aprender um segundo idioma facilita na compreensão metalinguística – ou seja, você entende mais sobre como a linguagem funciona. E isso vale tanto para a nova língua quanto para a sua língua materna! Por causa disso, você começa a articular melhor em português, tem mais facilidade de aprender vocabulário e até escreve melhor!

Maior facilidade de aprender outras línguas

Do mesmo modo, depois de aprender o segundo idioma, a compreensão metalinguística vai facilitar para que você aprenda um terceiro, quarto, quinto… quantos você quiser! A capacidade de comparar as estruturas e as dificuldades encontradas com as da segunda língua facilitam muito o aprendizado da próxima.

Acesso a mais informações

Como já falamos, o mundo está cada vez mais globalizado. E de que adianta ter um mundo globalizado se conseguimos captar informações em uma língua? Conhecer uma segunda língua possibilita que você leia, estude, discuta e aprenda em outro idioma. Além disso, você pode conversar com mais pessoas, entender seus pontos de vista, conhecer suas culturas.

Viagens mais proveitosas

Não é preciso ser fluente em um idioma para viajar para qualquer lugar do mundo, mas é verdade que saber falar uma língua vai melhorar muito sua experiência de viagem. Você vai poder conversar diretamente com os nativos, que vão dar dicas, contar histórias e ficar muito felizes de ver que você quis aprender a língua deles! É um bom jeito de fazer novas amizades e tentar compreender de fato como funciona uma cultura.

Um cérebro mais exercitado

Estudar uma segunda língua é um excelente exercício para o cérebro. Pessoas bilíngues são mais criativas, focadas e têm uma memória mais desenvolvida. Aprender uma nova língua faz com que você de fato use e desenvolva partes do cérebro que absorveram a língua materna com naturalidade, não através de esforço. É uma experiência nova – e seu cérebro adora experiências novas. São elas que o mantêm na ativa!
Estudar uma nova língua é difícil, mas muito recompensador. Pense que há um novo mundo inteiro para descobrir, e você precisa das palavras mágicas do segundo idioma para desvendar seus mistérios!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.