Como vencer o sono durante os estudos?


Nada é mais difícil para um estudante do que estudar quando se está com sono. Seja por uma noite mal dormida, por um mal-estar ou por períodos de insônia, o sono atrapalha muito todas as atividades do dia-a-dia. Mas você não pode perder suas preciosas horas de estudo, certo? E é por isso que temos algumas dicas para vencer o sono e você não dormir em cima dos livros!

Tenha um ambiente apropriado

É essencial que você estude em um ambiente apropriado se não quiser cair no sono. Isso significa não estudar na cama ou deitado no sofá, mesmo que esteja cansado, porque o conforto vai deixá-lo com mais sono. Além disso, estude em um ambiente bem iluminado. Se estiver escuro demais, seus olhos vão se cansar mais rápido e a tendência é que você os feche. Uma escrivaninha com uma boa cadeira e uma boa iluminação já é o ideal.

Beba café ou masque chiclete

Gif bebendo café para vencer o sono
Os efeitos da cafeína em quem quer ficar acordado são conhecidos: ela estimula o cérebro e você fica mais desperto. Por isso, tomar café ou chá preto, com alto teor de cafeína, ajuda nesses momentos. Mascar chiclete tem um efeito parecido, porque seu cérebro mais pensar que você está comendo alguma coisa e só pode dormir de fato depois de comer. É um ótimo truque!

Faça polichinelos

Pode parecer loucura, mas funciona: quando estiver com muito sono, mas não puder dormir, fala polichinelos ou qualquer outro exercício físico rápido – pule corda, corra no mesmo lugar, etc. Isso vai fazer seu sangue circular mais rápido, o coração acelerar e sua mente ficar mais desperta. É difícil ter sono com toda essa agitação no corpo!

Tenha um horário fixo para estudar

Estudar todos os dias no mesmo horário é um jeito simples de tapear e vencer o sono. Depois de se acostumar com o hábito, seu cérebro apenas vai compreender que tal horário não é hora de dormir e a probabilidade de sentir sono na hora de estudar é menor. Claro, não é um método infalível: se você não dormiu durante a noite, vai acabar sentindo sono durante o dia de qualquer modo.

Melhore a qualidade de seu sono

Se você não está conseguindo ter uma noite inteira de sono ou se precisou reduzir suas horas e não consegue mais dormir tanto quanto deveria, o jeito é melhorar a qualidade de seu sono. Para ter um bom sono, é essencial dormir em um lugar agradável, sem luz e sem barulho. Por isso, vale a pena trocar seu colchão velho, comprar uma máscara de descanso e abrir mão de dormir enquanto assiste filme ou escuta música. A hora de dormir é para relaxar!

Varie suas atividades

Se você passa todo o seu momento de estudos fazendo a mesma coisa, vai acabar com mais sono ainda. Então, em vez de ficar uma ou duas horas lendo seus livros e sublinhando, intercale essa atividade com anotações, produção de mapas mentais, resolução de exercícios e o que mais for preciso para fazer seu cérebro se esforçar mais. Monotonia dá sono!

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Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

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