Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Comparador de mensalidades: quais as faculdades mais baratas?

Com as inúmeras opções de cursos de ensino superior e instituições privadas espalhadas por todo o Brasil, a tarefa de escolher o que fazer e onde estudar tem se tornado cada vez mais difícil para a maioria dos estudantes. Além de ter que avaliar qual serão as melhores opções para a vida profissional, é preciso verificar com muito cuidado os valores de mensalidades de cada universidade. Afinal, todos nós precisamos ter certeza se teremos condições suficientes para arcar com os valores mensalmente, não é?

Lista das faculdades mais baratas do país

No geral, os das áreas de biológica e saúde são os mais caros, mas mesmo que você vá tentar cursos de humanas ou exatas, pode encontrar preços bem elevados. Encaixar isso nas finanças pessoais não é simples e, para garantir a saúde financeira, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes. Localização, taxas e gasto com transportes são alguns deles, mas o principal é comparar preços de universidades para ver qual a que se encaixa melhor o seu orçamento. Você já havia pensado nisso?

Veja abaixo a lista de faculdades privadas mais baratas do país.

Dicas para comparar preços de universidade

Decida o curso e quanto pode gastar

A primeira coisa a ser feita é decidir qual graduação você quer fazer. Pesquise bem sobre cada curso existente e liste os de seu interesse. Caso seja possível, tenha uma segunda opção para que, se ao comparar os preços de universidade você note que a primeira opção é impossível de pagar, tenha o “plano B”.

Veja quanto do seu orçamento pode ser destinado para pagar a mensalidade. Liste os gastos fixos e subtraia de quanto você ganha. Não se esqueça de contabilizar também gastos com alimentação. Anote quanto sobrou para a faculdade.

Faça uma lista

Depois de ter a certeza do que quer, é hora de pesquisar as universidades que oferecem a graduação pretendida. Veja quais são e liste-as, colocando a cidade e o estado de cada uma, para que fique mais fácil a decisão. Afinal, além de comparar os preços das universidades, é preciso ver se você terá condições de morar na cidade na qual ela está, não é?

Considere se você pode mudar de cidade ou estado

Mudar para fazer um curso universitário encarece muitos as coisas, mas há alguns cursos que são oferecidos em poucas instituições, ou seja, a mudança fica inevitável. É esse o seu caso? Então, pense bem no local no qual você poderia morar. Se tiver uma das cidades que tenha um parente ou que o custo de vida seja menor, pode ajudar. Caso não tenha como mudar, selecione em sua lista apenas as universidades em sua cidade ou próximas, para que você possa ir e voltar diariamente.

Informe-se sobre o curso

Leia sobre o curso e veja as disciplinas. Isso pode interferir na sua escolha. Anote também os valores das mensalidades e compare os preços das universidades. Veja as com valores mais baixos e não se esqueça de levar em conta gastos com transporte e mudança de cidade, pois isso tudo entrará no custo da sua graduação. O valor total, com mensalidade, transporte e gastos com materiais, entre outros, precisa caber no seu orçamento. A soma tem que dar no máximo o total que você separou para ser gasto estudando.

Faça um financiamento

Não deu para incluir no seu orçamento o valor total da mensalidade mesmo ao
comparar preços de universidades e optar pela mais barata? Então você precisa pensar em outras opções. Tentar uma faculdade pública é uma chance, mas é mais difícil conseguir passar, certo?

Por isso, os financiamentos estudantis podem ser a melhor saída. Há o FIES, que é do Governo Federal, e o Pravaler. Ao comparar os preços das universidades, veja se elas têm esse tipo de financiamento. Assim, você poderá dividir as parcelas e fazer com que elas caibam em seu orçamento.

Não precisa desistir do seu sonho. É possível comparar preços das universidades, realizar um financiamento estudantil e garantir a saúde financeira. 

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter