Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

6 dicas para escolher e como comparar faculdades

No PORTALPRAVALER é possível comparar faculdades! Informando as faculdades com os melhores preços e formas de pagamento. Unindo essa dica as outras abaixo, você conseguirá chegar na decisão certa.

Vivemos em uma sociedade que cobra muito do jovem, principalmente quanto ao futuro: o mercado de trabalho. “O que você quer ser?”, alguns perguntam. E a resposta, mais que depressa, tem que estar na ponta da língua já ao final do ensino médio.

Sendo assim, após escolher o que cursar no ensino superior, o jovem ainda tem que se preocupar em escolher o melhor local para seus estudos e, finalmente, chega a hora de comparar faculdades em vista.

Sabe-se que, devido a isenções fiscais dos governos e programas de facilitação ao ingresso ao ensino superior, nos últimos anos houve um boom de faculdades pelo Brasil afora = que, muitas vezes, focam somente no lucro de sua instituição e deixam a desejar na qualidade do ensino. Por isso, é de extrema importância comparar faculdades antes de se matricular em uma, pois não basta só fazer um curso superior, ele precisa ser completo, preparar o jovem para o mercado de trabalho e, claro, ter qualidade no ensino.

Fique atento na hora de comparar faculdades para fazer a escolha certa

1 – Informe-se sobre o curso e a faculdade escolhida

Antes de tudo, você tem que pesquisar as instituições de ensino que possuem o curso (ou os cursos, em caso de dúvida) que queira cursar. Em seguida, faça uma pesquisa para saber sobre a reputação e a tradição dessa faculdade (principalmente, quanto à empregabilidade e qualidade do ensino).

Nessa hora, não se esqueça de comparar a qualidade das faculdades durante os últimos anos. Não acredite em tudo que ler no site da instituição, pois ele mostrará uma imagem da faculdade que será vendida a você, futuro aluno. Faça uma busca sobre o que empresas e a imprensa têm falado sobre ela.

2 – Confira a nota do curso

Entre no site do MEC e veja se o curso escolhido tem autorização para operar e, ainda, se possui nota de 3 a 5 (são as maiores e melhores notas). Caso a instituição apareça com notas entre 1 e 2, pule fora!

3 – Faça uma visita

A maioria das faculdades possuem programas de visitas monitoradas, para que o futuro aluno não só conheça mais sobre os cursos oferecidos, como também a infraestrutura. Caso não seja possível se deslocar até a faculdade, entre no site e tenha acesso às informações ali mesmo.

Vivemos numa época muito tecnológica e, por isso, é quase impossível que uma instituição não tenha uma página no Facebook e/ou Twitter. Siga-as e fique por dentro do que acontece. Por meio das redes sociais, você também pode comparar faculdades antes de escolher qual cursará.

4 – Conheça a grade curricular e o corpo docente

Muitas instituições também disponibilizam, via acesso ao site, a matriz curricular e, também, o currículo dos professores e coordenadores do curso. Comparando a grade curricular de uma faculdade com a de outra, já dá para saber qual escolher.

5 – Considere o investimento

É sempre bom saber se a faculdade escolhida possui algum programa de descontos, bolsas ou parcerias com empresas, pois assim, fica mais fácil pagar, já que muitos alunos trabalham e bancam a própria faculdade.

6 – Vá além da sala de aula

Veja se a instituição oferece a chance do aluno fazer estágio na própria faculdade, se há cursos de extensão, trabalho voluntário, palestras, programas de monitoria, cursos de idiomas, incentivos ao esporte, intercâmbio, etc. Se você, aluno, participar de pelo menos uma dessas atividades, pode ter certeza: na hora de conseguir um emprego, o empregador olhará você com mais interesse, pois verá que você se envolve com as causas da instituição, é interessado.

Fuja das ciladas

Por que comparar faculdades? Para não cair em ciladas, já que muitas instituições nem são credenciadas junto ao MEC; aí você acaba se matriculando, acreditando que vai cursar uma ótima faculdade e acaba perdendo dinheiro, conhecimento e a paciência. Não caia em ciladas!

No PORTALPRAVALER é possível comparar faculdades! Informando as faculdades com os melhores preços e formas de pagamento.

Não se esqueça, a palavra-chave aqui é comparar. Restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: Faculdade
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR