Competências gerenciais – o que você precisa saber para conquistar a liderança? Competências gerenciais – o que você precisa saber para conquistar a liderança?

Competências gerenciais – o que você precisa saber para conquistar a liderança?

Quando chegamos em um determinado momento de nossas carreiras, alí naquele último degrau como sênior, começamos a olhar para o próximo passo e pensar: e agora? O que falta para eu chegar lá? 

E você há de concordar comigo que muitas vezes esse passo parece bem distante. Afinal, ser líder parece tão complicado e  exige tantas habilidades e competências gerenciais. Não é mesmo?

Mas estamos aqui para desmistificar um pouco isso e te dizer que esse próximo degrau pode não estar tão longe. Por isso, vamos falar quais são as principais competências gerenciais que alguém precisa ter para se considerar pronto para a liderança. Assim, você já vai conseguir fazer essa auto análise e entender o que falta, ou onde precisa se dedicar mais para se desenvolver.  Vamos lá!

Saber trabalhar muito bem em equipe

Parece clichê, mas um gestor tem que saber trabalhar bem em equipe, tanto com o seu time, como com os seus pares (os outros líderes da empresa). E quando digo trabalhar em equipe, é saber resolver uma situação, superar um desafio ou alcançar um objetivo a partir da união dos diferentes talentos que cada um tem a oferecer.

Porque ser líder é saber também administrar os talentos e habilidades de cada um!

Saber ouvir

Não é porque você virou gestor que você sabe de tudo (nem é obrigado a saber e está tudo bem viu?). Como um líder, você será procurado por diferentes pessoas do seu time e até de outros que trarão ideias e sugestões e você terá a responsabilidade de direcionar os assuntos para serem tratados. 

Sei que provavelmente você pode já ter seu método de trabalho, mas sempre busque ouvir as pessoas e refletir sobre o que elas disseram. Acredite, você pode aprender muito com seu time, pois é ele que está na linha de frente lidando diretamente com certas situações.

Dê espaço para que as pessoas falem (e as escute de verdade) e seja humilde e aberto a novas ideias. Você vai se surpreender com certas soluções que podem surgir de um papo informal. Lembre-se: um verdadeiro líder não toma grandes decisões sem ouvir os diferentes pontos de vista. 

Saber planejar e se organizar

Sei que esse tópico é um pouco óbvio, mas apesar de toda a tecnologia e das várias ferramentas que temos a disposição no nosso dia a dia, saber organizar a agenda  e gerenciar os projetos é um ponto indispensável!

Um bom líder precisa saber definir prazos, traçar metas, administrar o seu tempo e do seu time e ainda saber delegar tarefas. Então, é preciso que você seja organizado e saiba se planejar! A falta de planejamento reflete diretamente no seu time e nos seus projetos. Isso não seria nada bom, concorda?

Saber negociar ou persuadir

Essas são duas palavras-chave quando se é gestor. Sabe porque? Quando você for apresentar suas ideias para um outro gestor ou para um superior seu, você vai precisar saber como persuadi-los a te ouvir ou a aceitar suas sugestões. Quando tiver conflitos no seu time ou com outras áreas, também vai precisar ter esse jogo de cintura, para contornar certas questões e saber negociar com as pessoas.

Os conflitos vão ocorrer e isso é normal, mas o importante é saber mediar e conversar. Negociar é tudo nessas horas! Assim, ambos os lados podem sair tranquilos e com as questões resolvidas. Se você ainda não tem essas habilidades, vale começar a ler sobre e se aperfeiçoar. Combinado?

Ter autocontrole emocional 

Não tem como falar de liderança e não fala sobre inteligência emocional. Sei que esse é um termo muito discutido atualmente, mas é porque finalmente todos começaram a entender que ocupar uma posição de gestão é uma tarefa que traz consigo uma carga emocional. 

Você precisa estar preparado para dar e receber feedbacks difíceis, para lidar com críticas, com situações inesperadas e com grande pressão. Então, para passar por tudo isso, tem que aprender a controlar suas emoções, não agir no impulso e não falar qualquer coisa que vier a mente. 

Sei que isso não é tarefa fácil, mas é um exercício diário e aos poucos você vai evoluindo. Comece não agindo ou respondendo nada no calor do momento e tenha sempre momentos de descompressão no seu dia a dia, para dar aquela respirada e colocar a cabeça no lugar. Isso já vai te ajudar muito!

Ufa, acabamos falando de várias competências gerenciais e acho que você já tem material de sobra para começar a estudar e evoluir algumas habilidades. 

Tenho certeza que vai tirar tudo isso de letra, afinal, se você já tem espírito de liderança, todo esse resto é só você se dedicar que você vai chegar lá e vai brilhar muito!

E quem sabe essa sua tão sonhada posição de liderança não está aqui no PRAVALER? Nós acreditamos e incentivamos muito o desenvolvimento das pessoas. Se quiser dar uma conferida nas vagas que temos em aberto, é só clicar aqui.

Se quiser continuar aprendendo mais sobre liderança, também tenho outro conteúdos para te indicar, o artigo: 4 desafios na gestão de pessoas que todo líder enfrenta no começo

 

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.