Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Conheça alternativas de crédito estudantil que vão além do Fies

Financiamentos privados são opções para pagar graduação para quem não se encaixa nas novas regras do programa federal

As mudanças nas regras do Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo federal que atende 1,9 milhão de estudantes, provocaram, nas últimas semanas, alvoroço nas universidades. A procura por formas alternativas de financiamento aumentou e várias instituições passaram a subsidiar os juros das novas opções. Como alternativa, o pagamento da mensalidade escolar pode ser feito tanto por programas como o PRAVALER, privado, como por financiamentos bancários ou até com a prestação de serviços, como na Bolsa Universidade, oferecida pelo governo paulista.

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) estima que as mudanças no Fies possam reduzir em até 20% o número de alunos beneficiados nas instituições de ensino privado. A Proteste (associação de defesa de consumidores) indica, então, alternativas para os alunos que estão em busca de crédito educativo.

Entre os bancos, o Itaú oferece crédito para alunos de universidades associadas e financia as 12 mensalidades do ano em até 24 meses. “Como, porém, se incluem juros e outras taxas, é preciso ver se vale a pena”, esclarece a advogada e coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. No caso dos alunos que não tiveram a renovação do Fies garantida, a advogada diz que eles podem tentar resolver a situação com alternativas momentâneas, que oferecem crédito em situações pontuais.O Banco Santander, por exemplo, financia a compra de materiais escolares, crédito que pode ser utilizado por alunos e professores. “O estudante deve ver que linha será aplicada para seu perfil e necessidade. Precisa também avaliar as condições do crédito e compará-las, pois não são todas iguais”, diz Maria Inês.

Leia a matéria completa

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: Na mídia
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter