Conheça as carreiras mais promissoras em 2019


Os avanços que a tecnologia nos proporcionou nos últimos anos, assim como a premissa da inovação que está inserida em diversas áreas, impactou todo o mercado de trabalho. Sendo assim, é preciso compreender o momento em que vivemos e considerar essa característica em nossas escolhas. Isso tem muito a ver com as possibilidades de graduações.

Existem carreiras que já são bastante requisitadas nos dias de hoje e que têm potencial para continuar assim no futuro. Nosso objetivo é trazer a orientação necessária para que você possa escolher sua profissão de acordo com o seu perfil e habilidades, entendendo como é esse mercado e como ele pode trazer bons resultados para sua carreira.

Confira as melhores oportunidades que o futuro reserva e saiba como são as formações que levam a elas.

Ciência de dados

O cientista de dados é o responsável por coletar, armazenar e distribuir informações com critérios, gerando diferenciais estratégicos para as empresas que buscam protagonismo no mercado em que atuam.

O bom trabalho com a ciência de dados também gera economia não só para as empresas como também para os governos: é essa maior inteligência na condução dos processos que valoriza o profissional formado em cursos como Ciência de Dados. Para os próximos anos, a tendência é que esse profissional seja ainda mais requisitado.

Esse tipo de exigência tende a gerar demandas cada vez maiores por especialistas capazes de trazer inovação para as empresas. Mesmo no esporte, a Ciência de Dados já tem feito a diferença nos resultados das equipes. É o caso da seleção alemã, que usou recursos como o Big Data na Copa do Mundo de 2014 para fazer um trabalho mais aperfeiçoado com a informação e assim conquistar o título.

Marketing digital

As mídias digitais têm modificado a maneira como as empresas se comunicam. Plataformas como o Google Ads e as redes sociais hoje já atraem investidores que antes se concentravam em veículos como a TV e as revistas.

No futuro, a tendência é que profissionais capacitados para criar, gerenciar e executar campanhas em meio online se tornem alguns dos mais bem pagos do mercado.

Essa é a busca dos responsáveis por cursos de marketing digital: eles precisam identificar tendências da tecnologia e desenvolver formações amplas o bastante não só para prever as demandas do futuro, mas também para gerar resultados no presente.

Não por acaso, gigantes como a Microsoft, o Facebook e o próprio Google, investem bilhões na busca por soluções focadas na qualidade de seus serviços digitais. Quem estiver preparado para atuar nesse universo, possivelmente terá acesso a uma fatia desse mercado.

Área da saúde

A saúde não é necessariamente um setor com potencial de crescimento, pois a demanda por ela é grande sempre. É justamente isso o que faz com que a área esteja presente na lista. No futuro, profissionais como médicos, nutricionistas e psicólogos seguirão tendo o seu espaço no mercado, além de valorização.

É por isso que graduações na área da saúde são tão reconhecidas: elas preparam os futuros especialistas que tanto contribuirão com a população, prestando serviços diversos seja no setor público, seja no privado.

O médico, por exemplo, já pode receber altos salários em comparação com o restante da sociedade mesmo em início de carreira e sem especialização.

No entanto, mesmo que essas profissões já sejam consolidadas no mercado de trabalho e a demanda por especialistas nessa área seja constante, é fundamental estar atento a forma como o cuidado com a saúde tem se modificado por conta dos avanços tecnológicos.

Audiovisual

O potencial desse setor é enorme. Se antes esse tipo de produção estava restrito aos meios tradicionais, hoje já existem canais de mídia online como o YouTube e o Vimeo, que fazem com que o audiovisual se transforme em uma das maiores tendências para os próximos anos.

É por isso que o estudante de cursos como Cinema, Rádio e TV, entre outros, tem encontrado mais oportunidades de trabalho do que em anos atrás.

É possível lucrar com canais nessas plataformas de vídeo apenas usando a criatividade para gerar grande audiência, algo que fica muito mais fácil para quem domina as técnicas de comunicação e criatividade ensinadas e desenvolvidas nesses cursos.

Investimentos

Faculdades como Economia, por exemplo, estão entre aquelas que podem formar profissionais de sucesso no futuro. Isso tem a ver com um processo conhecido como “desbancarização”, responsável por descentralizar o mercado de investimentos, tirando o protagonismo dos bancos.

Assim, agentes como corretoras de valores e fintechs têm ganhado espaço e recorrido a assessores independentes de investimentos para atrair, orientar e simplificar a vida de seus clientes.

Uma vez que esse processo venha a ser aperfeiçoado, o que se espera do futuro é que esse tipo de profissional tenha espaços ainda maiores e, consequentemente, ganhos também maiores.

Para tanto, os conhecimentos específicos e experiência no mercado financeiro serão fundamentais.

Inteligência Artificial

Mecanismos que permitem a serviços como a Netflix deduzirem as preferências do usuário já são uma realidade. Por trás dessa sofisticação, está a Inteligência Artificial, responsável por uma série de inovações que no futuro certamente farão com que a experiência de todos nós seja transformada das mais diversas formas.

É isso que faz que tudo o que diz respeito à Inteligência Artificial seja promissor. Assim, cursos que envolvem a área de Machine Learning são tendência para os próximos anos.

Se um dia teremos máquinas realizando atividades que hoje são restritas aos seres humanos, caberão ao especialistas em Inteligência Artificial conduzir os processos e criar soluções ainda não presentes no nosso dia a dia. Por isso, se esse tema chama a sua atenção, vale a pena ficar de olho nas possibilidades que o futuro apresenta.

Biotecnologia

É preciso considerar o impacto das novas tecnologias nos mais diversos aspectos da atividade humana e os profissionais que estarão capacitados para lidar com as inevitáveis transformações. Você já parou para pensar que no futuro, tudo o que diz respeito à nossa rotina deverá ser transformado? Produtos alimentícios, medicamentos e até o controle de pragas no campo poderão ser aperfeiçoados e nessa lógica quem se destaca é o biotecnólogo, um profissional responsável por criar tecnologias e aplicar esses conhecimentos em setores como de saúde, química, agricultura, entre outros.

Cabe a ele uma série de atribuições que têm tudo a ver com o avanço tecnológico. O biotecnólogo usa seus conhecimentos químicos e biológicos para ações como o melhoramento genético, por exemplo, essencial para atividades no campo e para produzir soluções mais vantajosas para o mercado consumidor.

Com esse tipo de conhecimento ele consegue atuar no agronegócio, no combate a doenças nas lavouras e rebanhos, na indústria, estudando a produção de alimentos e bebidas compostas por microrganismos e criando soluções, no meio ambiente, em que pode atuar na análise de processos biotecnológicos e na saúde, atuando na prevenção de infecções hospitalares.

Esse tipo de profissional, quando especializado, tem espaço em grandes centros de pesquisa, tanto no país quanto fora dele. No exterior, em especial, ele pode participar de projetos inovadores de grandes laboratórios, tendo acesso a salários expressivos, por conta de seus conhecimentos.

Empreendedorismo digital

Cada vez mais surgem novos talentos que fazem da internet seu espaço de atuação. Basta ver o impacto das startups de tecnologia no presente. Ainda que isso aconteça em ambiente online, não quer dizer que o sucesso no setor desconsidere a formação universitária tradicional.

Boa parte dos profissionais bem-sucedidos em negócios digitais usaram e usam conhecimentos obtidos na graduação formal para dar vida a projetos sólidos no mundo virtual.

É o caso de cursos como o de Administração de Empresas, responsável por formar especialistas na gestão das organizações. Cursos como o de Programação também são importantes, pois ensinam os alunos a extrair o máximo do que a tecnologia tem a oferecer.

A realidade é que, para inovar, é necessário um conhecimento profundo a respeito de práticas relativas à área em questão. E a melhor forma de conseguir isso é via transmissão de conhecimento, algo que o ensino universitário faz com grande qualidade.

Assim, a sugestão para quem pretende empreender na internet é procurar se aprofundar em determinada área e fazer da identificação de problemas a fonte para novas ideias. Foi assim que soluções como o Uber surgiram e transformaram o mercado atual e deve ser assim que novos projetos podem transformar o nosso futuro.

Enfim, essas são algumas áreas que podem ser muito promissoras atualmente e no futuro próximo. Conforme as inovações forem surgindo, é natural que novos processos ganhem vida e, consequentemente, surjam novos conhecimentos e até profissões.

Assim, o ideal é estar em dia com as exigências da sua área, o que não significa estar sempre começando novas graduações. Ao concluir sua formação de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, você terá como se especializar, fazendo mestrado, doutorado, MBA, entre outros. O segredo é continuar sempre se aperfeiçoando. Quer ajuda para arcar com as despesas da faculdade? Então conheça o PRAVALER e veja como ele pode ser útil com o financiamento estudantil.

Conhecendo as carreiras mais promissoras, agora é hora de escolher a faculdade certa. Conheça a Unicid e saiba como os cursos que ela oferecem podem fazer a diferença na sua vida.

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.