Conheça o curso de Design de Games

O setor de games vem se desenvolvendo no Brasil nos últimos anos, configurando um mercado de trabalho com enorme potencial e boas possibilidades para o profissional com graduação no curso de Design de Games.

De acordo com a pesquisa realizada pela Newzoo, consultoria norte-americana, 69 milhões de brasileiros jogam algum tipo de game, colocando o Brasil na 12ª posição no mercado global de games.

O bacharelado em design de games habilita profissionais para o desenvolvimento de jogos eletrônicos para diferentes mídias, permitindo ainda a atuação em áreas como modelagem 2D e 3D, programação e ilustração, bem como no mercado publicitário.

Você gosta de videogames e tem afinidade com linguagens de programação e tecnologia? O bacharelado em Design de Games pode ser uma excelente escolha para o seu futuro profissional. Confira mais informações sobre o curso, o mercado de trabalho e as diferentes áreas de atuação para o graduado nesta área:

Curso de Design de Games
Os cursos voltados para o desenvolvimento de jogos eletrônicos são oferecidos no Brasil em dois formatos: o bacharelado em Design de Games, com duração de quatro anos, e o curso tecnológico em Jogos Digitais.

O bacharelado apresenta estrutura curricular que alia teoria e prática, com disciplinas que capacitam o aluno nas áreas de design e desenvolvimento de enredo, envolvendo desenho, linguagem visual, sonorização e vídeo, além de computação gráfica. Fazem parte da grade curricular softwares específicos para edição de imagens, animação de personagens e modelagem de cenários.

Além disso, os cursos oferecem disciplinas voltadas para áreas de empreendedorismo, como gestão de design e marketing de games, fundamentais para o desenvolvimento do setor. O bacharelado é permeado por aulas práticas e diferentes projetos, além de apresentar obrigatoriedade com relação à realização de um estágio profissional e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mercado de trabalho e atuação profissional
O setor de games cresceu entre 9 e 15% no Brasil nos últimos anos, com oportunidades de trabalho que vão além do mercado nacional: entre os anos de 2013 e 2015, a exportação de jogos eletrônicos subiu em 380%. Por se tratar de um mercado novo e ainda em construção, oferece ao profissional um campo de trabalho amplo, com diversas possibilidades de atuação a serem exploradas. Estas vão desde o desenvolvimento de games propriamente ditos até a atuação junto a agências de publicidade, atuando na criação de vinhetas e ilustrações. Entenda melhor o que pode fazer um profissional graduado em Design de Games:

Desenvolvimento de jogos
Uma das principais atuações do designer de games é junto às empresas desenvolvedoras de jogos. Estas buscam constantemente por profissionais capacitados para atuar diretamente na criação de games, ou seja, em atividades como a definição do enredo do jogo: tema, gênero, número de fases, diferentes desafios, etc. A carreira no desenvolvimento de games passa ainda pela criação e a animação dos personagens, a modelagem de cenários e situações e a programação dos efeitos e recursos do jogo.

Áudio
O campo de áudio é fundamental para o desenvolvimento de games, de forma que o mercado oferece boas possibilidades de atuação para profissionais especializados e capacitados para o desenvolvimento de sons e efeitos sonoros para jogos.

Mercado publicitário
É comum a atuação de designers de games no mercado publicitário, principalmente nas áreas de ilustração, animação e modelagem 2D e 3D. A realidade virtual também promete ganhar cada vez mais espaço neste mercado, ampliando as áreas de atuação do profissional de games.

Educação
A gamificação é um conceito cada vez mais presente na educação, seja para escolas, cursos universitários e treinamentos em empresas, contribuindo para a motivação dos alunos e possibilitando ampliar suas habilidades práticas. O profissional de games pode, assim, atuar na criação de jogos educacionais, simulações médicas e jogos voltados para empresas e simulação de negócios, utilizados em treinamentos.

Além da afinidade com o mundo dos videogames e da tecnologia, é importante que o designer de games apresente boas habilidades de comunicação, uma vez que suas atividades costumam envolver diferentes profissionais e trabalho constante em equipe.

No Brasil, apenas duas universidades oferecem o bacharelado em Design de Games: a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e a Univali, em Santa Catarina. Outras instituições oferecem cursos tecnológicos em Jogos Digitais.

Está pensando em fazer um curso de Design de Games? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Categoria: CursosPrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.