Conheça o mercado de trabalho para os profissionais de Turismo Conheça o mercado de trabalho para os profissionais de Turismo

Conheça o mercado de trabalho para os profissionais de Turismo

Existem várias instituições que oferecem cursos de Turismo, tanto técnicos quanto de nível superior. Mas você sabe o que faz uma pessoa formada nesse curso? Tem ideia de como é o mercado de trabalho para os profissionais de Turismo? Acompanhe o post e saiba mais sobre uma das profissões mais legais do mundo!

O profissional de Turismo
O ofício de turismólogo está regulamentada há quatro anos pela Lei 12.591/2012. O profissional de Turismo está apto a tomar as rédeas da administração de tudo o que estiver relacionado a eventos ou viagens de todos os tipos (lazer, negócios e até eventos científicos). O profissional também pode determinar elementos de logística, como por exemplo em qual hotel as pessoas ficarão e um cronograma de atividades, entre outras coisas.

Quem decide fazer um curso de Turismo deve estar preparado para enfrentar eventos de grande porte ou ter o grande sonho de cobrir algum do tipo. É necessário, antes de tudo, gostar ou ter facilidade para lidar com pessoas, ter boa comunicação, gostar de viajar e também ter bom desempenho na hora de coordenar uma equipe.

O mercado para o profissional de Turismo
No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas trabalham na área de Turismo e, assim, o mercado está em constante ascensão, apresentando novas áreas e se misturando com outras, como as Políticas Públicas, gerando assessores de novas políticas públicas em Turismo regional. A Copa do Mundo e as Olimpíadas, por exemplo, são ótimos exemplos de eventos de porte mundial em que uma pessoa formada pode se sair muito bem.

O Turismo e a economia
O Turismo está, na maioria das vezes, ligado à economia de um país e, em eventos mundiais, o fluxo de turistas aumenta muito – o que gera lucros para as empresas envolvidas, ao comércio local e também empregos. É sempre necessário ter profissionais da área de Turismo gerindo esses locais que mais recebem ou receberão pessoas de outras cidades, estados ou países.

Guiar os turistas e seguir o roteiro de atividades da melhor forma possível para instigar a curiosidade e garantir a segurança pode atrair mais e mais pessoas para o lugar e dar uma alavancada na economia. Esse é o caso do Rio de Janeiro – tanto a cidade quanto o Estado -, que é a maior atração turística do Brasil.

Turistas do mundo inteiro decidem visitar o Rio de Janeiro e passar uma temporada para aproveitar suas belas praias, conhecer as cidades históricas e outros pontos turísticos que, em sua maioria, estão ligados à história local. Por conta disso, o Rio de Janeiro tem a sua economia fortemente ligada ao Turismo. Isso também acontece em países como a Itália, Estados Unidos e França.

Quanto ganha um profissional de Turismo?
Bom, agora que já sabemos um pouco sobre o que um turismólogo faz e qual a importância do Turismo para um local, vamos ao que interessa: o salário de um profissional da área. Em território nacional, um turismólogo formado pode ganhar inicialmente de R$ 1.200 a R$ 2.500 e o salário cresce conforme o profissional adquire experiência no serviço – coisa que não é tão difícil de conseguir, uma vez que, em qualquer lugar do mundo, podem precisar de profissionais da área, principalmente aqueles lugares que possuem algum famoso ponto turístico.

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.