Conheça os cursos mais procurados no mercado de trabalho


Ao escolher uma profissão, o ideal é procurar compatibilidade entre o seu perfil e as exigências daquela atividade. Isso não quer dizer que você deva abrir mão de fatores como a demanda do mercado de trabalho e a questão financeira. Os cursos mais procurados geralmente são os que mais remuneram e oferecem tranquilidade profissional.

A questão é ir em busca do equilíbrio. Da mesma forma como é importante fazer o que gosta, é preciso que a atividade traga retorno. Por isso, fique atento às nossas dicas e tenha parâmetros para fazer escolhas seguras e rentáveis.

Medicina

Não deve ser surpresa para ninguém a presença do curso de Medicina nesta lista. Profissão historicamente valorizada no Brasil, ela tem demanda tanto no setor público quanto no privado. Programas como o Mais Médicos, que leva profissionais para as mais diferentes áreas do país, oferecem salários acima da média mesmo para recém-formados. Com a especialização, os médicos brasileiros conseguem ganhos ainda maiores, podendo atender em consultórios particulares, individualmente ou formando parcerias.

Um dos motivos que explica essa valorização da figura do médico no país é o problema da saúde pública. Por se tratar de algo extremamente complexo e emergencial, os entes públicos precisam investir para que os profissionais não se dediquem apenas ao setor privado.

Além disso, a saúde acaba sendo um negócio rentável especialmente para clínicas particulares, que cobram caro por serviços, seja para manter uma qualidade estrutural que justifique o investimento do paciente, seja para garantir os serviços de profissionais qualificados no setor em que atuam.

De qualquer forma, Medicina é um dos poucos cursos em que o estudante já entra sabendo que não terá dificuldades financeiras no futuro.

Marketing

As empresas que precisam expor os benefícios de seus produtos e serviços para os consumidores já têm encontrado no ambiente digital, mecanismos totalmente inovadores. E essa transformação certamente será intensificada nos próximos anos.

Assim, é preciso que um profissional com atuação estratégica seja capaz não somente de compreender esse movimento, mas também de agir conforme as necessidades dos clientes para gerar resultados cada vez melhores.

É por isso que marketing é uma profissão que se destaca nesta lista, estando entre os cursos mais procurados. Mesmo empreendedores digitais precisam de conhecimentos em marketing para exercerem suas funções com qualidade.

Um diferencial dos tempos modernos é permitir ao profissional recursos para atuação no modelo home office. Isso tende a se intensificar no futuro, fazendo com que profissionais autônomos de marketing sejam cada vez mais valorizados. Um exemplo disso é o profissional que atua com mídias sociais. Se antes, para que uma empresa alcançasse audiência era necessário fazer grandes investimentos, disputando espaços na programação de emissoras de TV e jornais, agora já é possível criar estratégias muito mais precisas e controladas, segmentando seu público em canais como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn.

É por isso que carreiras que se concentram nas demandas que aparecem com a evolução da tecnologia ganham destaque. Isso pode ser visto no aumento constante do número de candidatos por vaga nos cursos de marketing.

Tecnologia da Informação

Um impacto ainda maior está acontecendo internamente nas empresas. Com a criação e o desenvolvimento de hardwares e softwares, elas têm conseguido gerar diferenciais no mercado.

Startups, em especial, costumam apostar em um modelo de negócios com potencial para o futuro. Para tanto, elas precisam de soluções inovadoras. É nessa lógica que o profissional de TI ganha protagonismo: é ele o responsável por toda a estrutura capaz de dar ao negócio condições de se antecipar ao futuro e criar tendências.

Em um contexto em que o avanço tecnológico se acentua a cada ano, é seguro afirmar que trabalhar com TI é uma escolha que traz benefícios para o presente, mas principalmente para o futuro.

Essa força da carreira aparece na procura por cursos de graduação em TI. Nos últimos anos, TI tem aparecido entre as opções mais concorridas nos principais vestibulares do país e em programas como o ProUni e o Fies.

Hoje, cargos que envolvem gestão de projetos, infraestrutura e desenvolvimento de softwares são os que geram as melhores oportunidades na área.

Na gestão da informação, por exemplo, o profissional instala, gerencia e atualiza o banco de dados de uma empresa, sendo o responsável não só pela organização de toda a informação, mas por criar condições para que seu uso seja estratégico.

No desenvolvimento de softwares, o profissional cria as soluções que vão profissionalizar os sistemas web e tornar os projetos cada vez mais sofisticados e úteis para os interesses das empresas. Em resumo, TI já representa uma profissão do futuro.

Direito

Outra carreira historicamente com boa demanda no mercado brasileiro é a de Direito. Advogados formados podem optar tanto por carreiras no setor público, via concursos, como pelo setor privado, trabalhando em escritórios particulares. Por isso, Direito está entre os cursos mais procurados.

Com a especialização, é possível ter acesso a vagas muito requisitadas. É o caso do juiz de Direito, que pode atuar em ramos como o da família e do trabalho civil. Já o procurador da República pode trabalhar no Ministério Público, promovendo ações penais e instaurando inquéritos, entre outras funções.

O defensor público tem a responsabilidade de prestar assistência jurídica a pessoas que não têm recursos para contratar serviços particulares.

Já na iniciativa privada, existe demanda para o setor trabalhista, onde o profissional lida com questões como contratações, demissões e diversos temas relativos às leis trabalhistas, envolvendo a CLT ou não.

Existe também o Direito tributário, setor em que o profissional atua buscando meios para garantir a segurança das empresas em relação às diferentes questões tributárias. Esse é um segmento especialmente requisitado em função do grande impacto que a carga tributária brasileira geralmente causa às empresas.

O advogado pode atuar de maneira autônoma, oferecendo seus serviços de maneira independente. Também pode atuar em um escritório jurídico, especializado em determinado tema. Com um escritório próprio, cabe a ele se planejar para o mercado na busca por clientes em função do diferencial de seus serviços.

Administração

Um curso capaz de oferecer uma formação ampla para o aluno, a ponto de ser útil para diferentes demandas é o de Administração de Empresas. Como a graduação propõe o desenvolvimento de habilidades e competências para que o estudante atue na gestão empresarial, ela tem sido muito útil para profissionais envolvidos com as novas tecnologias. Isso é especialmente válido para empresas como as startups, que precisam inovar, mas sem deixar de lado a capacidade de gestão.

O profissional formado em Administração de Empresas pode atuar em projetos tradicionais ou inovadores, justamente porque seus conhecimentos estão mais voltados para o gerenciamento e controle do que para aspectos específicos do mercado.

É uma opção interessante e segura para o futuro.

Psicologia

Nos últimos anos a graduação em Psicologia passou a figurar entre as mais concorridas do país. Um dos motivos para tanto é a importância que o trato da saúde mental ganhou na sociedade atual. Se antes a atuação do psicólogo era vista até com certa resistência, hoje ela já recebe o reconhecimento que outros setores da saúde sempre receberam.

Problemas como a depressão e o estresse, tão comuns em um momento em que o ritmo de vida se faz de maneira acelerada, vem gerando questionamentos na sociedade que só podem ser compreendidos com a atuação desse profissional.

É por isso que as graduações têm sido tão disputadas. Exames vestibulares e programas dos mais diferentes tipos, como a Fuvest, a UERJ, o ProUni e o FIES, vem apresentando Psicologia como uma das profissões mais concorridas.

Uma vez formado, o profissional pode atuar em clínicas ou hospitais, tanto na iniciativa privada quanto no setor público.

Engenharia

Nas mais diversas modalidades, a Engenharia continua sendo muito requisitada nos vestibulares do país. Pensando no futuro, destaque para Engenharia de Automação, responsável pelo desenvolvimento de sistemas automatizados.

Instituições como o ITA e a UFABC, reconhecidas por sua qualidade na formação de engenheiros, são algumas que, além de colocarem alunos no mercado de trabalho para posições de destaque, também são fundamentais para a pesquisa e inovação de nosso país. Para o aluno, esse tipo de solução representa um passo importante em seu futuro profissional.

Entre os salários mais altos estão os dos profissionais de Engenharia Ambiental e do Petróleo e Engenharia Civil.

O que fazer após saber quais são os cursos mais procurados

Enfim, essas são as opções mais procuradas atualmente. Fique atento a elas, pois esse fator deve sim ser considerado na sua escolha. Optar por um curso com forte demanda é interessante para que você tenha qualidade de vida no futuro, algo fundamental para qualquer pessoa. Se você se interessou por alguma dessas profissões, então vale a pena saber mais sobre o PRAVALER e todas as possibilidades que o programa oferece.

Com o financiamento privado é possível estudar nas maiores faculdades particulares do Brasil e pagar com condições diferenciadas.

Esse é um mecanismo que certamente pode facilitar a sua entrada em instituições onde os cursos citados são ensinados e começar a sua jornada rumo ao sucesso profissional.

Agora que sabe quais são os cursos mais procurados do mercado de trabalho, confira também como se preparar para o vestibular.

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.