Universidade Uniceusa Universidade Uniceusa

Conheça o curso de Ciências Atuariais

Vamos falar sobre o curso de Ciências Atuariais!

Apesar de soar como algo recente, o primeiro atuário da história data dos tempos do Império Romano, onde foram dados os primeiros passos para o desenvolvimento do seguro de vida, por exemplo. Sim, desde aquela época já podia havia gente interessada no assunto, afinal, era necessário alguém para estudar sobre nascimentos e mortes dos romanos, não é verdade?

A atuária se desenvolveu à medida em que outros matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Se você aí já ouviu falar do curso de Ciências Atuariais, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona o mercado de trabalho dessa área, a quem se destina ou se existe um perfil ideal para cursá-lo, vamos tirar algumas dúvidas!

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

O curso de Ciências Atuariais

Este curso visa o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência, além da realização de outras operações financeiras que envolvam algum tipo de risco. O profissional de Ciências Atuariais está apto a analisar e quantificar o risco existente nas operações, sejam elas de seguro, previdência complementar, planos de saúde ou até títulos de capitalização. Caberá a ele traçar uma análise mais aprofundada das possibilidades de perdas de uma seguradora, por exemplo, ou de alguma instituição previdenciária, com a finalidade de determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios.

Como funciona o mercado das Ciências Atuariais

A boa notícia é que o atuário pode encontrar facilmente um mercado promissor para atuar. Tendo em vista que o crescimento de renda populacional tem se elevado, isso afeta diretamente os investimentos em seguros e também em previdência privada. Tudo isso aquece de forma progressiva o mercado financeiro. Ou seja, a pessoa que trabalhar nessa área encontra com facilidade campo em qualquer setor da economia que esteja ligado aos cenários de risco.

Sem contar que apenas 14 instituições oferecem o curso no país – o que só faz aumentar a demanda pelo profissional no mercado. Contudo, as áreas mais aquecidas são as seguradoras, fundos de pensão e o ramo de resseguro.

Em grandes metrópoles em nosso país, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, se concentram o maior número de vagas das sedes das seguradoras, dos bancos e de empresas de previdência privada.

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Qual o perfil para cursar Ciências Atuariais?

O curso de Ciências Atuariais é recomendado principalmente para quem gosta de Matemática! Então, se você tem pavor de números, infelizmente este curso não combina com você. Em suas diversas formas, eles estarão presentes ao longo da graduação, seja em Cálculo, Estatística ou então a fundamental Matemática Financeira.

Além da Matemática, que o aluno irá estudar principalmente nos primeiro anos, muitas faculdades também irão oferecer disciplinas na área de Ciências Humanas para diversificar a formação do profissional de Atuária. É o caso da Gramática, Redação e até mesmo da Psicologia Básica, matérias muito vistas. A questão da Língua Portuguesa, para se ter uma ideia, é um fator determinante para o profissional de Ciências Atuariais – afinal, sua principal função é produzir relatórios para os executivos tomarem suas decisões.

E aí, se animou com o curso? Sem dúvidas, esta é uma área promissora para quem deseja ingressar logo no mercado de trabalho e obter sucesso, ainda mais diante do cenário atual de crise.

Diga para a gente o que achou do curso de Ciências Atuariais!

Categoria: Cursos